Câmara acompanha planejamento para próxima década de educação

O acompanhamento do Legislativo Municipal no desenvolvimento do Plano Municipal de Educação foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 2. Na oportunidade, foi relatado pelo vereador Irani Fernandes (PP) o trabalho da Comissão que elabora o Plano e esteve reunida ontem, dia 1 de junho de 2015, com entidades e representantes da área; além de frisada a importância da participação da Câmara Municipal no trâmite para aprovação do Plano, cujo prazo encerra no final deste mês.

O PME estabelece metas para melhorias na educação da próxima década, com base nas diretrizes do Plano Nacional de Educação (Lei Federal 13.005/14). A construção da matéria envolve as capacidades educacionais e as necessidades do município para oferta da educação básica e ensino superior. Entre as metas estruturantes para a construção do projeto está a universalização da educação, a oferta de educação em tempo integral, a elevação da taxa de alfabetização para maiores de idade e o fomento à qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades.

O vereador esclareceu que são promovidas pela Secretaria Municipal de Educação as reuniões para debate e apresentação de sugestões ao Plano. Após avaliado em audiência pública, agendada para o dia 9 de junho, o PME segue para apreciação das Comissões Técnicas da Câmara e posterior votação em plenário. “O tempo é exíguo, dessa forma nos antecipamos e nos mantemos bem informados sobre o Plano Municipal para que o texto aprovado fique próximo das expectativas da comunidade e para bem encaminhar nosso voto pela educação”, destaca Irani.