Brigada Militar forma alunos participantes de programa de prevenção às drogas

O 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF) formou, na manhã desta segunda-feira, alunos de 4ª série participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade de formatura ocorreu no salão de eventos do Instituto Laura Vicuña, e contou com a presença de autoridades locais, entre elas o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério de Moraes.
O curso foi desenvolvido por policiais militares e professores durante 17 semanas em escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Uruguaiana. O objetivo do programa é orientar as crianças a identificar situações de perigo e dizer não às drogas. Cada aluno recebeu uma cartilha para acompanhar as aulas. O programa é inspirado no trabalho desenvolvido pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, que desde de 1993 vem alcançando índices positivos na redução da criminalidade. No Brasil, o Proerd começou a ser executado no Rio de Janeiro, a partir de 1992, e em São Paulo, a partir de 1993.
O major Tito Lívio Coelho, comandante do 1º BPAF, enfatizou que a Brigada Militar de Uruguaiana preocupa-se cada vez mais com a educação das crianças e que o programa é uma forma de auxiliar na formação junto com a escola e a família.
– Se a educação funcionar, a Brigada Militar irá reprimir cada vez menos – disse.
As escolas participantes do programa foram Cabo Luiz Quevedo, Rondon, Iris Valss, Uruguai, Júlio de Castilhos, Uruguaiana e Antônio Moacir Pereira Jaques. Na cerimônia, os alunas prestaram o juramento de não se envolver com drogas.

9 de outubro de 2006