Bispo de Uruguaiana anuncia que pedirá renúncia do cargo

O bispo de Uruguaiana, Dom Ângelo Domingos Salvador, anuncia nesta sexta-feira (26/01) durante a exibição do programa TVC Entrevista, da TV Câmara Uruguaiana (Canal 16), que estará pedindo sua renúncia do cargo de bispo da Diocese de Uruguaiana em 17 de julho deste ano. O pedido será formalizado e encaminhado ao Núncio Apostólico brasileiro, em Brasília, no dia em que Dom Ângelo completará 75 anos. O pedido de renúncia é uma imposição do Código Canônico.
Dom Ângelo comanda a Diocese de Uruguaiana desde 1999, coordenando 16 paróquias da Igreja Católica na Fronteira Oeste do Estado, onde existem cerca 500 mil fiéis. Na sua trajetória vocacional, iniciada em 1958, o religioso gaúcho atuou como bispo auxiliar de Salvador, na Bahia, bispo de Coxim, no Mato Grosso, e primeiro bispo da Diocese de Cachoeira do Sul.
Durante a entrevista, o bispo revelou sua “frustração” por não ter conseguido implantar projetos importantes para a Diocese, como a criação de um Mosteiro, um Diretório Pastoral e o Diaconato Permanente, devido à falta de recursos humanos e financeiros. Entre os trabalhos a que o bispo se dedicou como hobby – e já está concluído – está o resgate da memória história da diocese nos últimos 97 anos.
– Pretendo voltar a ser um frade capuchinho menor, com uma vida de muitos deveres e nenhum direito. Quero prestar serviços humanitários em hospitais ou ser confessor em paróquias – disse Dom Ângelo.

25 de janeiro de 2007