Autoridades eclesiásticas são consultadas sobre Pl que torna essenciais igrejas e templos

Tramita nas Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana projeto de lei que busca estabelecer como essenciais as atividades que específica, realizadas em igrejas e templos de qualquer natureza. Na sexta-feira, dia 16 de abril de 2021, a vereadora Zulma Ancinello, autora da matéria com a Bancada do Republicanos vereadores Adenildo (Bispo) Padovan e Paulo Kleinubing, recebeu para tratar do assunto os Padres Frei Tiago Antonio Nações (Paróquia do Carmo), Padre Jonison Mallmann (Catedral) e Padre Leandro Francisco (Paróquia São Miguel).

A proposta está disponível para conhecimento e sugestões na ferramenta “Wikilegis” no site da Câmara. O espaço permite que o cidadão manifeste se apoia ou não projeto e encaminhe emendas. Acesse pelo link: https://edemocracia.uruguaiana.rs.leg.br/wikilegis/

O PL estabelece como atividade essencial, vedando-se o impedimento de seu funcionamento, o trabalho social que envolva o recebimento e a entrega de doações de alimentos, agasalhos ou similares; e missas, cultos presenciais ou similares. Dessa forma, as ações podem ser mantidas em tempo de emergência ou calamidade pública, sendo assegurado o atendimento presencial, obedecidas as normas sanitárias determinadas pela autoridade competente.

“Saliento que as igrejas representam um suporte de extrema importância nessa época delicada de isolamento social, onde os casos de depressão tem aumentado, com as desavenças familiares e distúrbios emocionais. São inúmeras as pessoas que encontram auxílio e alento através do trabalho espiritual que é feito pela igreja, justifica Zulma.