Autoridades argentinas prometem afastar policiais que cometem abusos contra caminhoneiros brasileiros

A vereadora Josefina Soares (PSDB) anunciou na tribuna da Câmara Municipal, na última quinta-feira (20/08/09), que as autoridades argentinas de segurança pública da Província de Entre Rios, começarão a trabalhar no sentido de impedir a ocorrência de novos casos de abusos de autoridade cometidos contra os caminhoneiros brasileiros. A primeira das medidas será o afastamento de policiais acusados de praticarem abusos de autoridade contra os caminhoneiros.

A vereadora fez um relato da reunião de trabalho que uma comissão de representantes brasileiros do setor de transporte internacional de cargas manteve com o diretor geral de Segurança Viária da Província de Entre Rios, Gustavo Maslein, e com o chefe de Operações Viárias, Juan Rhul. A Direção de Segurança Viária da Província vai realizar um trabalho de orientação com mais de 400 policiais argentinos, para acabar com exigências indevidas.

Josefina Soares destacou que essas tratativas e encontros são resultados concretos da audiência pública, promovida pela Câmara Municipal de Uruguaiana, em 15 de maio deste ano. Naquela ocasião, representantes de entidades ligadas ao setor do transporte internacional, como cooperativas de transportadores de cargas, ABTI, Sindimercosul e Receita Federal, e lideranças políticas locais e regionais se reuniram para debater os problemas enfrentados pelos caminhoneiros brasileiros na Argentina. O encontro resultou em um documento que foi encaminhado aos deputados federais e senadores da bancada gaúcha, além do Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Casa Civil.

A audiência pública debateu, sobretudo, os maus tratos a que estavam sendo submetidos os caminhoneiros brasileiros no território argentino. A audiência foi presidida e proposta pela vereadora Josefina Soares (PSDB). Durante o encontro foram ouvidos os relatos de caminhoneiros brasileiros que enfrentam dificuldades ao transitar pela província argentina de Entre Rios. Entre essas dificuldades, estão as ações constrangedoras praticadas pela Gendarmeria Nacional, as cobranças irregulares de multas e as cobranças de propinas pelos policiais rodoviários argentinos. Além disso, foram relatados casos de detenções abusivas, apreensões ilegais de documentos, exigências irregulares de equipamentos veiculares, furto de bens particulares dos motoristas e o descumprimento de acordos de transporte do Mercosul.