Aumento da tarifa de ônibus será debatido pela Câmara de Vereadores

O reajuste nas passagens do transporte municipal urbano será debatido pela Câmara Municipal de Uruguaiana. A tarifa sofreu uma majoração na semana passada, passando de R$ 1,40 para R$1,70. Nesta terça-feira, os vereadores aprovaram o requerimento de autoria da legisladora Liliane Riela (PTB) que solicita à direção da Associação dos Transportadores de Passageiros de Uruguaiana (ATPU) o envio das planilhas de custos e de reajustes dos últimos 10 anos. Por sugestão do vereador Mauro Brum (sem partido), na próxima quinta-feira, a Comissão de Serviços Municipais definirá a realização de uma audiência pública para discutir o tema com a participação de empresários, poder público e associação de moradores.
Para o vereador José Fernando Tarragó (PSDB), líder do governo, o motivo alegado pelas empresas para o aumento nas passagens não é justificável. Segundo o vereador, as empresas alegaram dificuldades financeiras para a aprovação do aumento pelo poder público concedente.
– O que justifica o reajusto das tarifas é o aumento dos gastos na planilha de custos – disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Barbará (PTB), considera que o tema requer um debate “profundo”, pois é sabido que as empresas de transporte de passageiros operam com déficits mensais. Os vereadores Alfonsina Guedes de Moura (PMDB), Jussara Osório (PP), Josefina Soares (PSDB), Rogério de Moraes (sem partido), Mauro Brum (sem partido) e Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) também se manifestaram favoráveis à realização da audiência pública para debater o tema. Além do valor das passagens, também serão debatidos a qualidade do serviço, os horários dos ônibus e o asfaltamento das linhas.

10 de abril de 2007