Audiência pública sobre serviços de água e esgoto lota plenário

Na noite de segunda-feira, dia 8 de abril de 2019, a Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor promoveu audiência pública sobre o serviço da concessionária de água e esgotamento sanitário em Uruguaiana. A reunião foi presidida pela vereadora Suzana Alves (PRB), presidente da Comissão, com a presença dos vereadores presidente da Casa, Zulma Ancinello,Carlos Delgado (P), Carmelo Madeira (PSDB), Josefina Soares (P), Mano Gás (PSDB), Irani Fernandes (P) e Neraí Kaufmann (PSDB).

Uruguaianenses insatisfeitos com a prestação do serviço manifestaram-se solicitando providências das autoridades presentes e lamentando a ausência de representante da BRK Ambiental e da Agência Reguladora (AGERGS). Entre os problemas identificados pelos usuários da empresa concessionária foram destacados o descumprimento de prazos para implantação de esgoto, o aumento abusivo dos valores das contas, a cobrança indevida de taxa de esgotamento, as obras inacabadas, falta de saneamento no interior do município, reduzido número de trabalhadores para atendimentos as inúmeras demandas e a poluição causada ao Rio Uruguai.

Participaram a mesa de trabalho os representantes do Poder Executivo Secretário Municipal de Governo, Paulo Fossari, Secretário de Obras, Frederico Pellegrini, Sec. de Administração e Presidente da Comissão Fiscalizadora, Ricardo San Pedro, Diretor Geral do PROCON, André Rispoli Recart, representante do SINDIÁGUA, Rogério Ferraz e Presidente da Associação de Defesa do Consumidor, João Carlos.

Na oportunidade, a vereadora Suzana Alves expôs o trabalho feito no Legislativo por todos os vereadores pleiteando melhorias e apresentou abaixo-assinado com mais de 5 mil assinaturas registrando o descontentamento da população com o serviço da empresa. Este documento, assim como as demais manifestações dos presentes serão relatadas pela Comissão e encaminhadas à agência reguladora, bem como a solicitação de que a Agência realize reunião no Município para que a população e os governantes possam participar.