Audiência Pública sobre Orizicultura

• 25 de março de 2011

Foi realizada nesta manhã, a audiência pública, proposta pelo ver. Luiz Gilberto Risso, para tratar dos problemas enfrentados pelos orizicultores na região. O evento foi inserido na audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado sobre Vivificação da Fronteira, oportunizando que o debate obtivesse maior repercussão e mais resultados, pois contou com a participação de autoridades estaduais.

Pronunciaram-se o Sr. Lélio Falcão, da Força Verde, o Sr. Walter Arns, presidente da Associação dos Arrozeiros, o Sr. Júlio Silveira, da Federarroz e Sindicato Rural de Uruguaiana, Frank Finoquetto, da OAB Uruguaiana, os vereadores Ronnie Mello, presidente da Câmara, Gilberto Risso, Mauro Brum, como presidente da ULFRO, e Rogério de Moraes, sendo feita uma exposição dos problemas que a classe vem enfrentando, destacando as exigências para armazenamento do arroz, a tributação do produto sobre um valor pré-definido que não confere com o valor praticado pelos produtores, criação de imposto diferenciado para o diesel utilizado na agricultura e a necessidade de melhorias de infraestrutura dos portos para fomentar a exportação do produto.

O ver. Gilberto Risso, proponente da audiência, disse que considerou o evento de grande importância para que, a partir das sugestões e posicionamentos colocados, os encaminhamentos sejam efetivos para a adoção de medidas visando a solução dos problemas ou a minimização de seus efeitos sobre o setor primário.