Audiência pública debaterá atendimento sócio-educativo prestado pela Fase

O presidente estadual da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Irany Bernardes de Souza, convidou o poder legilativo de Uruguaiana para participar da audiência pública que debaterá, na manhã desta quinta-feira, a partir das 9 horas, no auditório do Senac, a situação do atendimento realizado pela unidade regional da Fase, em Uruguaiana. Esta será a quarta audência pública realizada para discutir a atuação da Fase em todo o Estado. Além de Uruguaiana, já ocorreram audiências em Pelotas, Caxias do Sul e Porto Alegre.

Segundo o presidente Irany de Souza, serão apresentadas e discutidas as estatísticas do atendimento regional que é prestado a jovens da região que cometeram atos infracionais e que cumprem medidas sócio-educativas de internação. Para o evento são esperados juízes que atuam nos Juizados da Infância e da Juventude dos municípios abrangidos pela unidade regional, além de promotores de Justiça, delegados de Polícia, vereadores, conselheiros tutelares, professores e representantes de associações.

O centro de atendimento sócio-educativo (Case), em Uruguaiana, completa 10 anos de atividades neste ano. O Case possui capacidade de internação para 40 jovens, mas atualmente possui 48 internos que recebem atendimento integral. A média de idade é de 17 anos e entre os atos infracionais mais praticados está o roubo, a tentativa de homicídio, o furto e o dano ao patrimônio. – Vamos discutir, nesta audiência pública, os números do atendimento prestado, as dificuldades e o que se pode fazer para melhorar. Vamos falar sobre o papel da família, da prevenção e o funcionamento do Case. Será uma discussão pública, aberta à comunidade. Em relação à Uruguaiana, um dos dados estatísticos que mais chama atenção dos diretores estaduais da Fase é que as meninas de Uruguaiana que cumprem medidas sócio-educativas de internação, na única unidade feminina do Estado, em Porto Alegre, tiveram envolvimento com tráfico de drogas ou com o aliciamento de menores para exploração sexual –, explicou Souza.

Além dos debates, a presença do presidente e dos diretores estaduais da Fase em Uruguaiana traz para o município o anúncio de R$ 89 mil em investimentos na reforma do prédio do Case, a entrega de um veículo e de um computador. Até o final deste ano, o Case também deverá completar a rede de atenção aos adolescentes, implantando o atendimento de semi-liberdade.

26 de novembro de 2008