Audiência pública debate deficiências do IPE-Saúde

Mesmo com a ausência dos representantes do Instituto de Previdência do Estado (IPE), a Câmara Municipal realizou na noite de quarta-feira (01/12/10) audiência pública para debater as deficiências nas especialidades médicas e as dificuldades para agendar consultas no município. A audiência contou com a presença de vereadores de Uruguaiana e de Itaqui, além de professores estaduais.

O vereador José Clemente Corrêa (PT), proponente da audiência, lamentou a ausência dos representantes do IPE e disse que muitos questionamentos permanecerão sem resposta e esclarecimento. Clemente mencionou que entre as deficiências no serviço do IPE estão a falta de médicos credenciados para atender inúmeras especialidades como psiquiatria e fisioterapia. Além disso, o vereador relatou que muitas consultas precisam ser agendadas com 60 dias de antecedência. “Nossa preocupação é que o IPE, além de atender os servidores do Estado, também está atendendo os servidores municipais após celebrar convênio com a prefeitura. O IPE ampliou o quadro de usuários, mas não ampliou o quadro de médicos”, declarou.

Diante da ausência dos diretores do IPE, o vereador Rogério de Moraes (PSDB) apresentou uma proposição que acabou sendo aprovada pelos participantes do debate. O vereador propôs que a União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro) promova um encontro com a presença dos vereadores da região para debater as deficiências de médicos para atender os associados da região.