Audiência pública debate crise orizícola

O evento que a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou, nesta manhã (17 de maio de 2011), frente ao Palácio Borges de Medeiros, mobilizou cerca de três mil pessoas, dentre agricultores e forças vivas da comunidade uruguaianense.

Foram presença marcante os deputados federais Jerônimo Goergen e Luiz Carlos Heinze, os parlamentares estaduais Frederico Antunes, representando a presidência da Assembleia Legislativa do Estado e Francisco Gorski, presidente da Comissão de Agricultura da ALRS, assim como, representantes da classe e da sociedade, como Carlos Joel da Silva, vice-presidente da FETAG, Renato Rocha, presidente da Federarroz, Francisco Schardong, presidente da Comissão do Arroz da Farsul, Valnir Pedro Zonin, da Emater, representando o vice-governador, Walter Arns, da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, Júlio Silveira, do Sindicato Rural de Uruguaiana, além das presenças do prefeito Sanchotene Felice e dos vereadores.

Vários outros municípios gaúchos, inclusive de outras regiões do estado, fizeram-se representar, tanto por produtores e representantes da classe, como por parlamentares e prefeitos, podendo destacar, também, integrantes vindos de Santa Catarina.

Segundo os pronunciamentos, a crise vivenciada pelos produtores de arroz vem demonstrando o prejuízo e o endividamento do setor produtivo, o desemprego no campo e nas cidades, a redução da atividade econômica, o agravamento do êxodo rural, a queda de arrecadação e o consequente empobrecimento dos municípios e o aumento dos índices de violência e favelização, sendo urgente a necessidade de tomada de atitude.

Foram ouvidas muitas manifestações sobre os problemas enfrentados pelos produtores de arroz, tendo sido elencadas várias reivindicações que se pretende sejam feitas diretamente à presidente Dilma Rousseff, em audiência a ser agendada.

O cumprimento de várias disposições legais, como o Tratado do Mercosul e a Lei 12.427/06, além de incentivos para armazenagem do arroz, equalização do ICMS, recursos emergenciais, escoamento de safra gaúcha para o exterior, implementação do Preço Meta e cumprimento do preço mínimo via AGF são alguns dos pleitos que serão encaminhados.

Após a audiência pública, que teve início às 10h da manhã e se estendeu até próximo às 13h, foi feita uma caminhada até a entrada da ponte internacional, onde foi servido um almoço e seria dado seguimento à manifestação.