Audiência pública aponta cerca de 25 entraves à integração do Mercosul

A audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Uruguaiana, na manhã desta sexta-feira, se encerrou com o compromisso dos vereadores em aprofundar a análise dos 25 principais entraves à integração do Mercosul pela fronteira binacional Uruguaiana/Paso de los Libres. Problemas como os freqüentes congestionamentos de caminhões sobre a ponte internacional, a assimetria no período de defeso para a pesca no Rio Uruguai, a cobrança diferenciada do óleo diesel para caminhões brasileiros na Argentina, a dificuldade de realização de atos judiciais nas áreas de fronteira e a impossibilidade taxistas brasileiros contratarem o seguro Carta Verde na Argentina foram alguns dos entraves listados pelos participantes da audiência.
O compromisso dos vereadores de Uruguaiana é de, a partir dos problemas enumerados pela comunidade, formar subcomissões técnicas mistas para estudar os problemas e propor alternativas com embasamento técnico aos órgãos competentes. As comissões técnicas terão a participação de políticos brasileiros e argentinos, além de representantes das categorias diretamente afetadas pelos entraves. As reuniões deverão ser periódicas.
Por enquanto, os 25 entraves apontados pelos participantes da audiência serão redigidos e integrarão o documento que será entregue ao presidente do Parlamento do Mercosul, deputado nacional uruguaio Roberto Conde. O deputado deverá visitar a Assembléia Legislativa do Estado no próxima dia 19 de julho, caso não haja alteração em sua agenda.
A audiência pública reuniu vereadores, representantes de órgãos públicos federais e representantes de associações, sindicatos e cooperativas ligadas ao transporte internacional de cargas, além de presidentes de entidades ligadas ao comércio local. O prefeito de Paso de los Libres, Eduardo Vichy, também participou da reunião e pediu atenção especial para maior integração nas áreas de saúde e educação entre as duas cidades vizinhas de Uruguaiana e Paso de los Libres. Segundo o prefeito argentino, Uruguaiana avançou muito na área da Saúde e pode favorecer os vizinhos argentinos.

13 de julho de 2007