Atualização do brasão do município é requerida
A regulamentação e a aplicação da Lei que caracteriza o brasão de Uruguaiana serão solicitadas pela Câmara Municipal ao Poder Executivo. Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 9 de junho de 2015, o vereador Irani Fernandes (PP) apresentou requerimento com a necessidade de cumprimento da Lei que altera a coroa do brasão, acrescentando outra torre de prata às quatro existentes no símbolo.
A modificação foi apontada em projeto de origem Legislativa publicada em 2013 por proposição do ex-vereador Valério Echeverria, esclarecendo que as quatro torres representam a condição de vila à Uruguaiana. A lei prevê a atualização para posição de cidade com as cinco torres, mas ainda não está sendo aplicada.
No brasão de Uruguaiana também consta o escudo português esquartelado, no primeiro quartel, em campo de blau; duas lanças de ouro cruzadas, significando a fundação da cidade durante o período farroupilha; no segundo, em campo de goles, a Medalha da Rendição de Uruguaiana, de ouro; no terceiro, em campo de goles, uma corrente de prata, partida, significando a libertação dos escravos, em Uruguaiana, quatro anos antes da Lei Áurea; e no quarto, em campo de blau, três faixas ondeadas de prata, simbolizando o Rio Uruguai, que deu o nome a cidade. Como suportes, dois leões de prata, armados e lampassados de goles, significando a situação excepcional do município, lidando com dois países americanos. Listel de prata com o nome da cidade em blau
e a data de sua fundação 24.2.1843.