Atividades em Uruguaiana da Semana de Prevenção às Deficiências encerram na Câmara

A caminhada da “Semana Municipal de Prevenção às Deficiências” encerrou na frente da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, dia 27 de agosto de 2015, com apresentações que marcaram o fim das atividades em Uruguaiana. O vereador Irani Fernandes (PP) mobilizou os demais parlamentares para receberam o grupo formado pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação e entidades que trabalham sobre o assunto, também solicitou a participação da presidente do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência, Tânia Costa.

IMG_8138

Na ocasião, o vereador descreveu o momento como grito de cidadania das pessoas com deficiência. “Precisamos mudar a mentalidade e iniciar as ações desde a prevenção como está sendo feito esta semana”, afirmou o parlamentar. Nos últimos dias, foi realizada a divulgação de informações e campanha educativa em relação às medidas preventivas à ocorrência de deficiências. O período foi instituído em 2013, através de projeto de lei de autoria do vereador Irani.

IMG_8128

Durante o espaço utilizado pela presidente do Conselho, ela entregou aos parlamentares a Carta Aberta com as reivindicações e sugestões ao Poder Público Municipal. “Lutamos pela igualdade de condições a todos”, considerou Tânia.

IMG_8153

Aprenda sobre as deficiências:

Deficiência Visual: É o comprometimento parcial (de 40% a 60%) ou total da visão. Não são deficientes visuais pessoas com doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, que podem ser corrigidas com o uso de lentes ou cirurgias.

Algumas dicas de auxilio as pessoas com deficiência visual:

– primeiro, pergunte à pessoa se ela aceita/precisa de ajuda;
– ofereça seu braço para que ela segure; nunca a puxe pelo braço;
– seja o mais claro possível ao indicar uma direção ou descrever quais obstáculos existem naquele local;
– ao sair da sala ou precisar encerrar a conversa, avise a pessoa para que ela não fique falando sozinha.

Deficiência Fisica: São complicações que levam à limitação da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus. As causas são variadas desde lesões neurológicas e neuromusculares até má-formação congênita ou condições adquiridas, como hidrocefalia (acúmulo de líquido na caixa craniana) ou paralisia cerebral.
Os principais tipos de deficiência física são: paraplegia, perda total das funções motoras dos membros inferiores; tetraplegias, perda total das funções motoras dos quatro membros. Ainda são consideradas as amputações, paralisia cerebral e a ostomias (aberturas abdominais para uso de sondas).

Algumas dicas de auxilio as pessoas com deficiência física:

Cadeira de rodas: Da mesma forma, pergunte antes se a pessoa aceita/precisa de ajuda. Caso a conversa se prolongue, procure sentar-se para ficar na mesma altura da pessoa que estiver na cadeira de rodas. Para ajudar na descida de rampas, vire a cadeira e descça de marcha à ré; a pessoa pode perder o equilíbrio e cair de frente.

Deficiência auditiva ou surdez: É a perda parcial ou total da audição, causada pela má-formação, lesão na orelha ou nas estruturas de compõem o aparelho auditivo. A deficiência auditiva costuma ser compensada com a ajuda de aparelhos e acompanhamento terapêutico. Quanto mais agudo o grau de deficiência auditiva, maior a dificuldade de aquisição da língua oral, sendo necessário a aquisição da LIBRAS.

Algumas dicas de auxilio as pessoas surdas:

– não é preciso gritar: fale devagar, olhando para a pessoa, de forma que ela possa olhar a sua boca e ver as expressões de seu rosto;
– quando não conseguir entender o que um surdo lhe dizer peça que repita ou que escreva.

Deficiência intelectual: Pessoas com deficiência intelectual costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários) estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas – como, por exemplo, as ações de autocuidado.

Algumas dicas de auxilio às pessoas com deficiência intelectual:

– cumprimente-a normalmente; em geral, os deficientes intelectuais são comunicativos e carinhosos, portanto mostre que você ficou feliz em encontrá-lo.
– dê atenção, conversando com a pessoa na medida do possível, não importa se o deficiente é uma criança, um adulto ou um idoso: evite fazer tudo pela pessoa, como se ela fosse totalmente incapaz;
– fique atento, mas ajude apenas quando houver realmente necessidade.

Autismo: é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e tem comportamento agressivo e deficiência intelectual.

Algumas dicas de auxilio para as pessoas com autismo:

É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista. Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina.

FONTE: Informativo Semana Municipal de Prevenção às Deficiências (10ª CRE)