Atividades de prevenção ao suicídio são destaques na Câmara

Na reunião desta terça-feira, dia 27 de agosto de 2019, os vereadores debateram a necessidade do desenvolvimento de ações de prevenção da automutilação e do suicídio em Uruguaiana.

O assunto foi levantado a partir de indicação, de autoria do vereador Mano Gás (PSDB), que solicita ao Poder Executivo a realização de evento de bate-papo com palestrantes; implantação de placas na Ponte Internacional com o número do Centro de Valorização da Vida (CVV) 188; e confecção de mural com arte em grafite em locais públicos.

Precisamos de profunda reflexão sobre esse tema que é um fenômeno social. Nossa Ponte é marcada por um grande nível de tentativas de suicídio, tornando-se um local propício para intervenções preventivas”, considerou Mano Gás.

Durante o período de discussão da matéria, os vereadores manifestaram-se sobre a preocupação com os índices de suicídio em Uruguaiana e indicaram a questão como grave problema de saúde pública. Também relataram as proposições encaminhadas para providências de origem do Poder Legislativo.

Entre elas a instituição da campanha “Setembro Amarelo” de valorização da vida, de autoria do vereador Carlos Delgado (P); o requerimento de instalação de placas com mensagens de ajuda motivacionais em locais públicos da vereadora Suzana Alves (PRB) e a implantação de Política de Prevenção de Automutilação e Suicídio, proposta pela vereadora Neraí Kaufmann (PSDB).