Atendimentos em saúde são pauta no Legislativo

Vereadores e autoridades da gestão em saúde em Uruguaiana reuniram-se no dia 23 de maio de 2024 na Câmara Municipal de Uruguaiana. O encontro de trabalho foi proposto através da Comissão de Serviços Municipais e Saúde, presidida pelo vereador Clemente Correa, que esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na noite de quarta-feira, fiscalizando o serviço e identificando grande número de pessoas na espera do atendimento.

Na oportunidade, representações do Hospital Santa Casa de Caridade, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Secretária Municipal de Saúde apresentaram esclarecimentos sobre os protocolos de atendimento e o fluxo de pacientes nas diversas unidades de saúde. Também discutiram o planejamento para o início do inverno, período que demanda ações específicas para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e o atendimento à comunidade.

Entre as informações, foi destacado que a UPA tem como prioridade atender casos de urgência, realizando a triagem e a classificação dos pacientes conforme a gravidade de suas condições. Na explanação dos profissionais de saúde presentes, foi informado que a maioria dos pacientes que procuram a UPA são categorizados como atendimento não urgente, assim sendo encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde. Em média, a UPA realiza 6 mil atendimentos por mês.

Como medida para garantir o atendimento adequado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a ampliação do horário de atendimento, até às 19h30min, em cinco Estratégias de Saúde da Família (ESFs): ESF 15 no bairro Hípica, ESF 07 União das Vilas, ESF 22 Cabo Luís Quevedo, ESF 06 bairro São João e ESF 21 bairro Centro.

Após manifestação de vereadores e gestores foram apontadas sugestões para relatoria da Comissão de Serviços Municipais e Saúde sobre a situação e os devidos encaminhamentos.

Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h:

Febre alta, acima de 39ºC;

Fraturas e cortes com pouco sangramento;

Infarto e derrame;

Queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura;

Cólicas renais;

Falta de ar intensa;