Atendimento em fisioterapia respiratória pediátrica é destaque na tribuna
A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu informações do projeto desenvolvido pelo Curso de Fisioterapia da UNIPAMPA para o atendimento de crianças com sequelas respiratórias de bronquiolite, pneumonia e outras enfermidades respiratórias.
No dia 24 de agosto de 2023, o professor Dr., Nelson Serrão, por proposição do vereador Clemente Correa (PDT), apresentou as atividades realizadas na disciplina de componente curricular complementar de graduação e no curso de pós-graduação de Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria.
Durante a exposição, foram registrados os índices de mortalidade infantil em Uruguaiana. O município ocupou a 10ª posição no estado em relação ao número de óbitos com idade inferior a 1 ano, totalizando 24 casos. Em termos da taxa de mortalidade infantil, medida em óbitos por mil nascidos vivos, Uruguaiana ficou classificada em 94º lugar no estado.
“Diante desses dados, a Universidade tem o papel fundamental junto a comunidade de tentar minimizar esses impactos e números”, afirma Nelson. Também registrou que na primeira etapa, em 4 horas de divulgação foram 40 crianças inscritas a través de formulário disponibilizado pela direção do campus Uruguaiana, demonstrando a grande demanda na área. Destas, 28 com sequelas de bronquiolite, quatro de pneumonia e seis com outras queixas respiratórias.
No programa de fisioterapia respiratória pediátrica são atendidas crianças de dois meses até 10 (anos) anos de idade, com avaliação inicial, acolhimento e prática de exercícios de forma lúdica para melhoria das condições pulmonares.
O trabalho compreende o conhecimento fisioterapêutico das principais doenças cardiovasculares e respiratórias; recursos, manobras e técnicas em fisioterapia respiratória pediátrica e ambulatório para atendimento, iniciado em maio.