Atendimento de maus-tratos animais na PC é destaque na Câmara

As atividades da Delegacia “Amiga dos Animais” foram relatadas no espaço da tribuna livre do dia 25 de maio de 2021. Por proposição da vereadora Márcia Fumagalli (PSB), fizeram uso da palavra representando a Polícia Civil os delegados, Matheus Antunes da Rosa e Alexandre Neves de Mesquita.

Este é um projeto da chefia da polícia, que institui cartórios especializados no combate aos crimes de maus-tratos. A iniciativa parte da compreensão que os animais são seres sencientes, que sentem sofrimento e abandono, caracterizando maus-tratos.

A rede de apoio envolve os poderes públicos, conforme atribuição, e organizações de proteção aos animais. As delegacias “Amiga do Animais” estão na 1ª e 2º DP em Uruguaiana. A legislação federal foi atualizada, possibilitando que a Polícia Civil lavre auto de prisão em flagrante dos responsáveis pelo crime.

“A pessoa que tem o conhecimento de situação de maus tratos, o registro deve ser feito na Polícia Civil através até de boletim online, para que seja realizado o trabalho de apuração e investigação, unindo elementos que quem cometa crueldade e maus-tratos seja punido na forma da lei”, esclareceu Matheus sobre a importância da denúncia.