Associação da Rede de Atenção Psicossocial é recebida no Legislativo

No dia 23 de maio de 2024, a Associação dos Amigos, Familiares e Usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Uruguaiana (AFURP) foi recebida na Câmara Municipal de Uruguaiana para tratar das demandas e da luta antimanicomial. A representação esteve em audiência com o presidente do Legislativo, vereador Adenildo Padovan (Podemos).

Na ocasião, foi registrado o transcurso do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no dia 18 de maio, visando a busca de direitos de liberdade, respeito, combate ao estigma e preconceito, debates sobre planos de redução de medicação, cuidado às pessoas desabrigadas pela enchente, entre outras demandas.

Esteve em pauta a necessidade de apoio do poder público para o fortalecimento da Associação e para implantação do serviço no modelo de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III 24 horas).

A AFURP é uma entidade civil, de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, com a finalidade de congregar familiares, usuários da rede de atenção psicossocial, seus responsáveis, representantes legais e todos os cidadãos que tenham interesse em participar e lutar pela causa, para somar esforços para que seja proporcionada aos mesmos uma melhor qualidade de vida.