Área para usina de energia com casca de arroz é autorizada

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei autorizando o município a ceder área para instalação de uma Usina Termoelétrica que utiliza como combustível a casca de arroz.

Na reunião do dia 15 de junho de 2021, a matéria do Poder Executivo concede o direito real de uso de área com 78.542,40m2 na Charqueada, de frente para a UR 204, à Empresa Enerbio Participações LTDA.

“O investimento resulta na solução definitiva do descarte incorreto da casca de arroz que hoje gera um passivo ambiental ao município e região, somado a geração de emprego, renda e energia limpa”, salientou o líder de governo, Celso Duarte.

A empresa estima criação de aproximadamente 100 empregos diretos durante a fase de construção do empreendimento, com previsão de término entre 18 a 24 meses, além de outros 200 empregos indiretos, considerando os fornecedores de insumos, materiais e equipamentos.

A Usina será interligada diretamente na Subestação de Uruguaiana, reforçando o sistema local e regional. Também considera-se o impacto ambiental positivo, já que toda a casca produzida no beneficiamento do arroz será transportada e utilizada na Usina, onde será queimada em caldeira.

Toda cinza e material particulado, ou seja, 20% da casca queimada serão absorvidos no filtro de mangas, acumulado em silos e depois descartado corretamente de forma segura, podendo ser utilizado tanto na correção de solo de lavoura como insumo em indústria de cal mista, argamassa ou cimento.