Aprovada realização de audiência pública para debater futuro de termoelétrica

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira, o requerimento do vereador Rogério de Moraes (PSDB) no qual solicita a realização de uma audiência pública para debater o futuro da Usina Termoelétrica de Uruguaiana. Na semana passada, a direção da AES comunicou o encerramento por tempo indeterminado das atividades da geradora de energia em decorrência do não cumprimento contratual e da indisponibilidade de gás natural argentino.

A Câmara de Vereadores convidará os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Edson Lobão (Minas e Energia) para a reunião, além de deputados federais e estaduais. Uma emenda do vereador Rafael Alves (PSDB) também foi aprovada. Alves propõe que, além da audiência pública, seja realizada uma caminhada e um ato público no largo da ponte internacional por mais de duas horas. Entre os vereadores, existe o consenso de que a mobilização deverá ser de “impacto” para sensibilizar os governos federais do Brasil e da Argentina.

Segundo o vereador Rogério de Moraes, o fechamento da usina termoelétrica provocará uma perda de arrecadação para o município de Uruguaiana de R$ 12 milhões ao ano. “Não estamos propondo uma baderna, mas uma mobilização responsável para que o governo brasileiro saiba que Uruguaiana não está parada”, disse Moraes. A data de realização da audiência pública, o local e o horário serão definidos pela Mesa Diretora nos próximos dias.

13 de abril de 2009