Aprovada nova denominação para Clínica Renal

14 de junho de 2012

O projeto de lei que denomina a Clínica Renal Municipal de “Irmã Letícia Canuto” foi aprovado pela Câmara Municipal de Uruguaiana. A proposta da vereadora Neraí Kaufmman (PSDB) busca reconhecer o trabalho desenvolvido pela religiosa em defesa da saúde da comunidade.

A implantação da Clínica no Hospital Santa Casa de Caridade é o ideal para os pacientes e significa a possibilidade de melhoria no atendimento segundo a parlamentar. “É um sonho realizado e a oportunidade de homenagear esta irmã que muito dedicou-se pelos uruguaianenses, promovendo ações em benefício da saúde”, afirmou Neraí.

Vida em prol da saúde

Nascida em 1922, Edita Canuto, conhecida como Irmã Maria Letícia, era natural do município de Farroupilha. Depois de muitos serviços prestados como professora em cidades como Caxias do Sul, Dom Pedrito, Bento Gonçalves e Porto Alegre, passou a residir em Uruguaiana onde dedicou-se ao trabalho na Santa Casa de Caridade por 35 anos através de serviços patorais e de auxílio à enfermagem.

A Pastoral da Esperança elevou a Irmã Letícia a ser chamada de “Missionária do Nobre Povo de Uruguaiana”. Apesar de ser portadora de uma limitação física que dificultava sua caminhada, ela dedicou-se para auxiliar no tratamento de doentes em fases de internação hospitalar e pós alta. A vereadora Neraí considerou que o trabalho da religiosa foi realizado graças ao seu espírito forte e seu otimismo, principalmente no atendimento aos mais necessitados. A Irmã faleceu aos 82 anos.