Aprovada criação de comissão permanente do Mercosul

A Câmara Municipal aprovou, com emendas, o projeto de resolução de autoria dos vereadores Rafael Alves (PSDB), Ronnie Mello (PP) e Rogério de Moraes (PSDB) que cria a comissão permanente do Mercosul da Câmara de Uruguaiana. A nova comissão atuará de forma agregada à Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Segurança Pública, que já conta com cinco vereadores.

O projeto original previa a criação de uma comissão permanente autônoma para tratar de temas relacionados com o Mercosul. A proposta original, porém, não foi acolhida. Segundo o relator do parecer, vereador José Clemente Corrêa (PT), a necessidade de criação da comissão do Mercosul é reconhecida por todos os parlamentares, porém, pelo reduzido número de vereadores e pelo reduzido número de assessores técnicos, a Câmara Municipal de Uruguaiana agregará a comissão permanente do Mercosul aos trabalhos da Comissão de Serviços Municipais.

Durante a segunda discussão do projeto, os vereadores autores tentaram convencer os colegas a aprovar a proposta original. Para o vereador Rogério de Moraes, o fato de Uruguaiana sediar o maior porto seco da América Latina e de ser um ponto estratégico do Mercosul justificariam a criação de uma comissão permanente autônoma.

21 de julho de 2009