Aprovada autorização para convênio do Município com a PRF

Um dos problemas amplamente debatidos pela Câmara Municipal no mês de setembro passado começará a ser solucionado. Na sessão desta terça-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade a assinatura de um convênio entre o Município, a União Federal e a Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal para o recolhimento, remoção, depósito e guarda de animais soltos em rodovias.
A presença de animais soltos nas rodovias federais do município provocaram 88 acidentes nos últimos quatro anos, conforme levantamento realizado pela Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Uruguaiana até setembro passado. Os 88 acidentes resultaram em 31 feridos e dois mortos. Somente em 2007, a PRF recolheu e retirou das estradas 1.315 animais, apreendendo 32 deles.
Em setembro deste ano, a Comissão de Serviços Municipais realizou uma audiência pública para debater o assunto. Na época, a falta de um local público adequado para destinar os animais apreendidos era um dos maiores problemas. Tanto o Batalhão de Policiamento Ambiental de Uruguaiana, quanto a Polícia Rodoviária Federal não possuíam um local para manter os cavalos apreendidos. Os animais eram levados para o pátio da Secretaria Municipal de Ação Social, onde permaneciam por apenas dois dias.
A vice-presidente da Comissão de Serviços Municipais, vereadora Liliane Riela (PTB), espera que a assinatura do convênio entre o Município e a PRF solucione o problema de animais soltos nas rodovias de Uruguaiana.

30 de outubro de 2007