Aprovada alteração de Lei que institui o Brasão de Uruguaiana

Mudança na redação da Lei que caracteriza o Brasão do Município de Uruguaiana foi aprovada na Câmara Municipal nesta quinta-feira, dia 25 de abril de 2019. O Projeto de Lei de autoria do vereador Irani Fernandes (P) busca corrigir erros formais do símbolo, segundo regras da heráldica, ciência que estuda brasões.

As indicações foram feitas através de estudo do delegado da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Carlos Fonttes, que fez uso da tribuna para explanar sobre o assunto.

De acordo com o vereador Irani, o atual brasão está sendo divulgado sem respeitar a lei que o criou, em confronto com as normas e convenções estabelecidas e com erros formais quando da publicação da legislação anterior. “Hoje nosso Brasão aparece grafado de maneira errada nas Bandeiras, nos documentos oficiais, nas descrições das repartições, na frota de veículos públicas e até no uniforme de nossos alunos”, considera Irani.

O PL aponta inconformidades como os leões (rompentes) e faixa abaixo do Brasão, que não são brancos e sim cinzas, para representar a cor prata (designação na heráldica); e as três faixas brancas que representam o Rio Uruguai, não são brancas e sim de cor prata. Também descreve que a lei grafa “Medalha da Rendição de Uruguaiana”, entretanto a cidade nunca se rendeu, o que houve foi a rendição dos paraguaios em Uruguaiana.

Brasão Utilizado

Brasão Correto

Sabe o que significa os elementos do nosso Brasão?

- As duas lanças de ouro cruzadas, significam a fundação da cidade durante o período farroupilha;

- No segundo quartel, a Medalha da Rendição em Uruguaiana, de ouro, significa a rendição das tropas paraguaias na Guerra da Tríplice Aliança, ocorrida em Uruguaiana;

- No terceiro, uma corrente de prata, partida, significando a libertação dos escravos, em Uruguaiana, quatro anos antes da Lei Áurea;

- No quarto, três faixas ondeadas de prata, simbolizando o Rio Uruguai, que deu o nome a cidade.

- Tem ainda a Coroa Mural de cidade, com cinco torres de prata.

- Como suportes, dois leões de prata, armados e lampassados, significando a situação excepcional do Município, lindando com dois países americanos.

- Também listel de prata, com o nome da cidade e a data de sua fundação, 24.2.1843.