Ampliação do horário de bares é pleiteado junto ao Executivo

A insatisfação de empresários com o horário permitido para o funcionamento de bares, restaurantes, lancherias e similares de Uruguaiana foi exposta na Câmara Municipal que agendou encontro com o Poder Executivo para articular mudanças na atual normativa. Nesta terça-feira, dia 21 de janeiro de 2014, os vereadores Ronnie Mello e Rafael Alves receberam proprietários e funcionários que reivindicam por redução nas taxas cobradas pelo uso de mesas nas calçadas e a ampliação do horário para utilização do passeio público.

Em encontro com o prefeito Luiz Augusto Schneider, foi relatado o prejuízo aos estabelecimentos com o limite de 23h para permanência de mesas nas calçadas; entre os pontos destacados esteve o desestímulo à geração de emprego, a queda de lucros aos pequenos empreendedores e os constrangimentos causados aos clientes com a necessidade de retirar as mesas no horário determinado.

Após apresentada a situação, houve o comprometimento do Prefeito em reavaliar os horários fixados observando as regras de convivência social e respeitando o interesse de todos, tanto de proprietários e clientes, quanto de quem transita e moradores próximos. Os proprietários estão organizados para pleitear também a redução do tributo cobrado por espaço físico utilizado nas vias públicas e melhor organização na atuação da Prefeitura quanto cobrança e fiscalização.

Legislativo trabalhou o assunto

Em 2013, a Câmara Municipal aprovou projeto de indicação ao Poder Executivo solicitando a alteração e ampliação dos horários. A proposta do vereador Marcelo Lemos previa o horário de verão e o hábito dos uruguaianenses de permanecerem em bares e similares até mais tarde.