Ampliação de atendimento a PCDs na Fronteira Oeste é indicada

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ampliação da rede de atendimento à pessoa com deficiência.

A indicação de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (Progressistas), pede providências para implantação de Centro Especializado em Reabilitação (CER) na região da Fronteira Oeste.

A sugestão exposta no dia 29 de setembro de 2020 será encaminhada para Poder Executivo Municipal, Secretaria Estadual de Saúde, 10ª Coordenadoria de Saúde e ULFRO. De acordo com o parlamentar, este ano três novos CERs foram implementados na região de Porto Alegre, com atendimento de forma integral e equipe multidisciplinar,

O Estado conta com 89 locais de atendimento especializado, com o objetivo de garantir a integralidade do tratamento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles 76 serviços de modalidade única e 13 Centros Especializados em Reabilitação, além de três oficinas ortopédicas fixas.

“Nossa fronteira oeste está desassistida. Os PCDs daqui são as que menos apresentam resultados nos seus tratamentos, em virtude do tempo em fila de espera e das distâncias a percorrerem no Tratamento Fora de Domicílio pela menor cobertura assistencial na região”, considerou Irani.

Para o vereador, a medida favorecerá as atividades diárias e individuais dos pacientes, proporcionando-lhes de forma integral o cuidado, a realização de procedimentos clínicos ambulatoriais para avaliação, adaptação e treinamento com materiais adaptados. Assim um tratamento sem interrupção, sem abandono pelas dificuldades logísticas das famílias submetidas ao TFD.