Alternativas em desenvolvimento agrário serão trabalhadas pelo Legislativo

Informações sobre políticas públicas para o setor primário foram buscadas pelo Parlamento de Uruguaiana junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. O vereador Rafael Alves (SDD) foi recebido pelo Delegado Federal do MDA no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin, na última semana em Porto Alegre. Entre os assuntos tratados esteve a adesão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que estimula o uso da mão de obra familiar por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários. Nele são beneficiados os pequenos produtores interessados em vender às escolas públicas, Prefeitura e órgãos públicos.

12080902_880511685358694_558380898_n

Também foi debatido o cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que determina o investimento de 30% dos recursos para compra direta de produtos da agricultura familiar. De acordo com o vereador, falta de organização de associações ou cooperativas de pequenos produtores prejudica órgãos que precisam cumprir a Lei na compra de hortifrutigranjeiros. “Queremos mobilizar a Secretária de Agricultura do Município, a EMATER e os pequenos produtores para iniciar o processo de conscientização, com o fim de deixar os recursos no município, na mão dos pequenos, fazendo o dinheiro girar mais na cidade através do aumento das produções familiares de assentamentos locais”, concluiu Rafael.

Dia 28 de setembro de 2015