Alternativa em piscicultura é apresentada na Câmara

A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu hoje, dia 12 de junho de 2012, o professor Marcus Vinícius Querol no espaço da Tribuna Livre. Por intermédio do vereador Rafael Alves (PSDB), o docente apresentou o projeto de aquicultura realizado no município pelo curso de Tecnologia em Aquicultura da Universidade Federal do Pampa.

Na oportunidade, foram apresentados os objetivos, as atividades e as relevâncias social e econômica defendidas com a realização do projeto, o qual busca o desenvolvimento de ações em benefício de produtores rurais e piscicultores, oferecendo cursos de capacitação, incentivo à agricultura familiar e novas alternativas para a geração de renda. O vereador Rafael reiterou a importância do projeto para a diversificação de culturas e geração de renda. “Em Uruguaiana é preciso projetos como este que disponibilizam tecnologia e alternativa de renda para a comunidade”, concluiu o parlamentar.

As etapas do projeto compreendem a disponibilização de orientação técnica de professores e estudantes da Unipampa para produtores rurais na construção de tanques para produção de peixes próprios para a região, dietas alimentares apropriadas para os animais, reprodução, sanidade e conservação dos peixes.

O professor salientou a importância do incentivo que o Poder Legislativo tem oferecido para iniciativas como esta. “A cadeia produtiva proposta alavanca o desenvolvimento da área”, salientando o potencial da região para a piscicultura que ainda não é aproveitado no seu total. Ainda foi destaque a importância do projeto para a preservação do Rio Uruguai, aproveitamento dos recursos naturais, alimentação de alta qualidade, oportunidade de investimentos e qualidade de vida.