Ajuda aos catadores de lixo reciclável é debatida na Câmara Municipal

As condições de trabalho dos catadores de lixo do Centro de Educação Ambiental Nova Esperança (Ceane) foi debatida na reunião desta quinta-feira na Câmara Municipal. A promessa não cumprida pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) de pagar um subsídio mensal de R$ 200 para cada uma das 138 famílias de catadores, cadastradas no Ceane, foi o principal tema do debate que foi acompanhado por dezenas de coletadores de materiais recicláveis.
A reunião foi proposta pela Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal e contou com a participação da secretária de Ação Social, Elizabeth Bretas Felice, do diretor do Departamento Ambiental, Francisco Valls Moraes, e do presidente do Ceane, Ceroni Américo Alves Meireles.
Segundo Meireles, os catadores aguardam há um ano pelo pagamento de um subsídio prometido pelo prefeito municipal. “Queremos apoio com recursos e valorização da categoria. Sem os catadores de lixo reciclável, Uruguaiana viveria um caos ambiental. Somos 7 mil catadores ganhando o suficiente apenas para comer. Queremos o apoio de toda a sociedade”, disse.
A secretária de Ação Social enfatizou que o pagamento do subsídio depende de estudos financeiros, com o diagnóstico social das famílias. A secretária manifestou que uma reunião do prefeito com os catadores está agendada para a primeira semana de dezembro e que há interesse da administração municipal em colaborar com o centro de educação ambiental. Ela ainda destacou que há projetos sociais que estão sendo elaborados pelo município, os quais irão contemplar os catadores dos centros de educação ambiental. Um exemplo é o projeto do loteamento João Paulo II que destinará casas para catadores.
Na questão ambiental, o diretor do Departamento Ambiental do município, Francisco Moraes, destacou que o projeto do aterro sanitário de Uruguaiana está sendo concluído e será encaminhado para a FEPAM emitir o licenciamento ambiental prévio. Moraes anunciou ainda que, em dezembro, a prefeitura iniciará uma campanha para orientar sobre como separar o lixo e facilitar a coleta seletiva pelos catadores de recicláveis. “A idéia é recolher o lixo reciclável, previamente separado pela população, e levá-lo em caminhões para os centros de educação ambiental que serão mantidos pelos catadores de recicláveis”, comentou.

29 de novembro de 2007