Agosto Lilás é destaque na Câmara

“Agosto Lilás” é o mês de consciência no combate a violência contra mulher, instituído em Uruguaiana através da Lei Municipal 5.136/20. A proponente da normativa que prevê a campanha, vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) solicitou a presença em plenário da Delegacia Especializada da Mulher, representada pela delegada Caroline Huber, e do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), representado pela assistente social, Janete Moreira Paré.

No dia 11 de agosto de 2020, no espaço da tribuna livre foram relatadas informações da Lei Maria da Penha, as políticas públicas implementadas para atendimento integral da mulher agredida e meios de denúncia e assistência.

Uruguaiana está muito bem servida em termos de serviço de segurança e apoio à mulher vítima. Com a Polícia Civil, a Brigada Militar e a ROMU são grandes parceiros nas ocorrências de flagrantes. Precisamos dizer que essas mulheres têm como buscar ajuda e este é o mês de incentivar as denúncias, também daqueles que conhecem alguma situação de violência doméstica”, considera Caroline.

A Delegada salientou a importância dos recém-inaugurados CRAM e Sala das Margaridas, espaço exclusivo das vítimas e filhos, para registro das ocorrências policiais, do pedido de medidas protetivas e das ações pertinentes a aplicação da Lei Maria da Penha. Citou ainda medidas excepcionais do período de pandemia como solicitação em farmácia de máscara roxa e sinal da cruz vermelha em batom ou caneta, para manifestação silenciosa de ajuda.

As ações do CRAM foram apresentadas pela coordenadora. Inaugurada em 6 de junho, o Centro que acolhe e orienta mulheres vítimas de violência já realizou 51 atendimentos através de serviço psicossocial e jurídico. “É importante a mulher saber que tem atendimento e uma rede toda de apoio para ela sair da situação de abuso, com acompanhamento”, afirmou.

PRINCIPAIS CONTATOS:

Número nacional de denúncia: 180