Aduana argentina suspende exigência do seguro internacional por 30 dias

A aduana argentina, em Paso de los Libres, suspenderá por 30 dias a exigência do seguro internacional Carta Verde para veículos brasileiros. A decisão foi comunicada nesta sexta-feira durante a reunião que a comissão especial da Câmara Municipal de Uruguaiana manteve com o intendente Eduardo Vischy e concejales da cidade argentina.
Segundo o primeiro-secretário da Câmara Municipal e integrante da comissão especial, vereador Mauro Brum, a aduana argentina decidiu suspender temporariamente a exigência para que os condutores de veículos brasileiros possam se adequar à legislação nos próximos dias. As leis do país vizinho exigem do condutor de veículo que ingressa na Argentina a apresentação do seguro internacional para indenizar vítimas em caso de acidentes envolvendo automóveis brasileiros. Para os vereadores de Uruguaiana, a exigência criará entraves comerciais, dificultando a integração entre as comunidades vizinhas. O vereador Rogério de Moraes sugeriu que o prazo de suspensão fosse ampliado para 90 dias.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Barbará, também manteve, na manhã desta sexta-feira, um encontro com o cônsul argentino Roberto Palarino. Barbará externou a preocupação da comunidade de Uruguaiana com a medida. Segundo o vereador, o cônsul concordou com a preocupação da comunidade. Barbará convidou o cônsul para participar da reunião da Frente Parlamentar de Legisladores de Fronteira, que ocorrerá no próximo dia 25 de abril. No encontro, o tema do seguro internacional Carta Verde será debatido por vereadores de cidades de fronteira de todo Mercosul.

12 de abril de 2007