Administração da Santa Casa apresenta relatório de 2014

O relatório administrativo anual do hospital Santa Casa e Caridade de Uruguaiana foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 14 de abril de 2015. O diretor administrativo, Geovane Cravo e o provedor, Genaro Alfano, explanaram sobre o balanço patrimonial da instituição, falta da repasse de recursos do Estado e medidas tomadas para superar o déficit financeiro. A presença foi solicitada através de requerimento do vereador Ronnie Mello com aprovação dos demais parlamentares.

Em 2014, foram registradas mais de dez mil internações e de 450 mil procedimentos, o corpo clínico conta com mais de cem médicos e 650 funcionários. O maior déficit operacional, desde 2010, foi ano passado com cerca de seis milhões de reais. Esta condição deve-se ao atraso no repasse do governo Estadual, desde outubro. “A situação é dramática. Os governos federal, estadual e municipal estão em condições precárias, refletindo diretamente na Santa Casa”, frisou Alfano ao posicionar-se sobre a manifestação sobre o relatório apresentado, na ocasião, ao Parlamento.

O Governo Estadual revelou o déficit aproximado de 600 milhões para o cofinanciamento da atenção secundária e terciária tendo em vista a dotação orçamentária para 2015. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a dívida do Estado com as instituições hospitalares é de R$ 132,6 milhões, referente a serviços prestados em outubro e novembro de 2014. Além disso, nenhuma das parcelas mensais de R$ 25 milhões de custeio dos hospitais foi paga em 2015.

O Estado ainda não acenou a solução para o problema. “Nesse cenário é preciso repensar os custos fixos, reduzindo o volume de atendimento”, destacou Cravo. Na ocasião foi descrita a situação de serviços específicos, como a neurologia que está com os procedimentos eletivos (não urgentes) suspensos. “Estamos aguardando a publicação no Diário Oficial a liberação do incentivo de 200 mil reais”, afirma a diretor.

Os vereadores frisaram a importância regional da Santa Casa de Uruguaiana e estarão mobilizados junto à instituição pela busca por recursos.