Ação define metas para melhoria da qualidade de vida de PCDs

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou reunião de trabalho na sexta-feira, dia 29 de junho, para reunir autoridades e pessoas interessadas nas demandas de pessoas com deficiência. A ação inédita, proposta pelo presidente vereador Irani Fernandes, colocou frente a frente secretários municipais e comunidade para esclarecimentos e definições sobre melhorias para transporte e mobilidade urbana, educação, assistência social e saúde das pessoas com deficiência.

Em mesas de trabalho definidas por temáticas, os interessados relataram dificuldades, problemas e expectativas para as pessoas com deficiência. Entre o destacado, esteve a necessidade de melhoria na infraestrutura para acessibilidade, falta de apoio e garantia de educação, também capacitação de profissionais para atendimento às pessoas com deficiência.

Acompanharam os trabalhos os vereadores Rafael Alves, Mano Gás, Suzana Alves e Carlos Delgado, com a colaboração e encaminhamentos do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Caminho Azul, Autistas sem Fronteiras, CREA, AADUR, APASUR, Apae, e professores de escolas municipais, estaduais e da rede privada. Também estiveram presentes o promotor, Diego Corrêa de Barros, os secretários de Educação, Emerson Ortiz, da SEGTRAM, José Clemente, e de Desenvolvimento Social e Habilitação, Elton da Rocha.

Numa nova agenda serão incluídas questões de direito ao trabalho, lazer, esporte e cultura. As demandas integrarão um relatório a ser oficialmente encaminhando ao Executivo solicitando providências e Ministério Público. Também aos Conselhos Municipais.