Acampamentos de pescadores são destaque em audiência pública

Audiência pública foi promovida pela Câmara Municipal de Uruguaiana na sexta-feira, dia 24 de maio de 2019, para tratar da situação da pesca e pescadores de Uruguaiana e região. O evento proposto pela Mesa Diretora foi coordenado pela presidente do Legislativo, vereadora Zulma Ancinello, com a presença dos vereadores Suzana Alves, Carmelo Madeira, Josefina Soares e Irani Fernandes.

Entre os assuntos destacados estiveram as limitações de acampamentos impostas pela lei aos pescadores. De acordo com os profissionais da pesca, há abusos e incoerência em relação à atuação dos órgãos de fiscalização. Também foi solicitada interferência das autoridades para liberação da pesca do surubi e dourado.

Após manifestação dos presentes foi definido envio ao Poder Judiciário e ao Ministério Público Federal dos relatos para garantir o trabalho pela permanência dos pescadores em áreas determinadas das áreas de preservação permanente.

Participaram da Mesa de Trabalho ainda Deputado Estadual, Sérgio Peres, 1º Tenente Comandante da PATRAM, João Luís Ferreira Muller; Chefe de Escritório da Emater Uruguaiana, Emanuel de Deus Torres Nunes; Prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, Secretário de Meio Ambiente de Uruguaiana, Darlan Fagundes Moura; Secretaria Adjunto de Meio Ambiente, Sheila Ripoll; Presidente da Associação dos Pescadores Nova Conquista, João da Silva; Colônia dos Pescadores Z9, Clementino da Silva e vereador da Barra do Quaraí, Fernando Alonso.