Aberta programação da Semana Farroupilha

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) da 4ª Região abriu oficialmente, na manhã desta segunda-feira (11/09), a programação da Semana Farroupilha nos municípios de Alegrete, Uruguaiana, Quaraí e Barra do Quaraí com o acendimento das chamas crioulas que se deslocarão até as respectivas cidades. A solenidade de abertura foi realizada frente ao monumento do MTG, na localidade de Harmonia, na divisa dos municípios de Uruguaiana e Alegrete.
No local, entidades tradicionalistas dos quatro municípios se reuniram para acompanhar a chegada dos cavalarianos que conduziram uma centelha da Chama Crioula desde o município de São Gabriel. A cavalgada foi comandada pela tradicionalista de Uruguaiana, Iolanda Fiel. Na solenidade, o general de Brigada, José Alberto Leal, comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, foi homenageado pela tradicionalista com um certificado de agradecimento.
Neste ano, a Semana Farroupilha terá o tema “Assim se fez o gaúcho”, numa homenagem às etnias que formaram o povo rio-grandense. O coordenador do MTG da 4ª Região, Ivoné Colpo, pediu que durante as comemorações da Semana Farroupilha os tradicionalistas também façam uma reflexão sobre a cultura gaúcha, a família, a sociabilidade e o Rio Grande do Sul.

11 de setembro de 2006