Aberta 21ª Semana da Paz no Legislativo Municipal

A semana de celebração à paz iniciou em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana na noite desta quinta-feira, dia 23. Cidadãos que destacam-se pelo envolvimento em ações de promoção manutenção e divulgação da paz foram homenageados.

A solenidade foi presidida pelo vereador presidente da Casa, vereador Fernando Tarragó (PSD) e acompanhada por autoridades do Movimento Tradicionalista, civis, militares e diplomáticas, além de familiares. Compuseram a Mesa também o Prefeito, Ronnie Mello; Cônsul do Brasil em Paso de Los Libres, Sérgio Tamm; presidente da Comissão Organizadora da 21ª Semana da Paz, Renato Rodrigues e Coordenadora da 4ª Região Tradicionalista, Eliane Rezes.Também vereadores Vagner Garcia (Mano Gás), Vilson Brites, Clemente Corrêa, Suzana Alves, Elton Rocha e Rafael Alves.

A Medalha de Ouro e diploma “Mensageiro da Paz” por indicação da Comissão Organizadora da Semana foi entregue a Irani Coelho Fernandes. Em nome da entidade, Paulo Renato Moraes, frisou a dedicação do atual Secretário Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, militar Reformado do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e vereador, assim como o empenho na promoção de atividades pela paz.

In memorian foi prestada homenagem póstuma a Elder Galarça, representado pela filha Rita Galarça.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal, conferiu o título de “Mensageiro da Paz” a Adahyr da Silva Comarú Neto. Na ocasião, o vereador Clemente Corrêa destacou a contribuição do policial militar na educação através da formação de crianças e jovens no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O trabalho em entidades tradicionalistas e o trabalho enriquecedor de Laurindo Ferreira de Souza Neto foi reverenciado por proposição do vereador Elton Rocha, subscrito pelos demais parlamentares. “Esta personalidade é exemplo de cidadão que carrega sempre consigo a bandeira da paz”, salientou o vereador.

Em nome da Câmara Municipal, o vice-presidente, vereador Rafael Alves afirmou que a paz não é um discurso estático; é uma prática em movimento, citando o ensinamento de Mahatma Gandhi citou que “não há caminho para a paz – a paz é o caminho”, encerrando o discurso de encerramento do evento.