Notícias

Nova escola infantil levará o nome de Denise Clausell

        A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de Lei que denomina Profª. Denise Clausell a nova Escola de Educação Infantil, localizada no Bairro Cidade Nova II. A proposição de autoria do vereador Carlos Delgado (P) presta homenagem e reconhece os serviços prestados pela professora ao ensino municipal.

          Denise Clausell era Graduada em Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-graduada em Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco/RJ. Trabalhou como professora no Colégio União, Colégio Nossa Senhora do Horto, Escolas Municipais de Ensino Fundamental Elvira Ceratti, José Francisco, Escolas de Educação Infantil, Tia Nina, Cinderela e Mário Quintana. Sendo que na Emei Tia Nina de 2011 a 2013, e na Emei Mário Quintana nos anos de 2014 a 2016, atuou como Diretora.

 

Fibromialgia será tratada em semana de conscientização

Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia em Uruguaiana foi aprovado na Câmara Municipal no dia 26 de setembro de 2019.

       A matéria de autoria do vereador Irani Fernandes (P) estabelece o período de realização anual da data na semana que inclua o dia 12 de maio.

         A finalidade é envolver a sociedade em encontros, reuniões e palestras relacionadas à fibromialgia e estimular a conscientização do maior número de munícipes sobre sintomas, dificuldades e tratamento dessa doença crônica que causa imensos transtornos aos seus pacientes.

      “As dores são generalizadas e o diagnóstico difícil. É preciso alertar sobre suas implicações que significam uma queda significativa na qualidade de vida, impactando negativamente nos aspectos social, profissional e afetivo”, esclareceu Irani.

         Durante a manifestação do proponente sobre o PL foi salientada necessidade de programa ou política pública em Uruguaiana voltados ao atendimento preferencial e atenção em saúde às pessoas com fibromialgia.

Alteração de recursos arrecadados do FUNDESTRADAS é proposta

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana apreciarão Projeto de Lei que busca alterar a norma que cria o Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais do Município de Uruguaiana (FUNDESTRADAS).

       A matéria prevê a destinação ao Fundo, voltado à recuperação, melhoria e manutenção das estradas vicinais, de 50% do valor líquido recebido anualmente pelo Município relativo ao ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) de 1º de setembro de 2019 a 31 de dezembro de 2020. Atualmente todo o valor arrecadado tem esse fim.

        A proposição do Poder Executivo foi aprovada pelo Conselho Diretivo do Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais do Município de Uruguaiana, compreendendo a atual situação financeira do Município.

 

 

Pls sobre gratificação natalina tramitam na Câmara

Na reunião do dia 24 de setembro de 2019 foram apresentados projetos de Lei que viabilizam o pagamento da gratificação natalina (13º salário) dos servidores públicos municipais.

       Trata-se do PL n º 89/19 que autoriza o Poder Executivo a indenizar servidores públicos municipais ativos e inativos; pensionistas e agentes políticos do município de Uruguaiana, no caso do não pagamento da obrigação pecuniária até o dia 20 do mês de dezembro.

      O objetivo proporcionar o parcelamento da gratificação natalina, acrescido da correção monetária, aos servidores que optarem por não contratar a operação de antecipação da gratificação natalina. A matéria considera o pagamento em até seis parcelas de, no mínimo, R$ 1.000,00, vencendo a primeira no dia 20 de janeiro de 2020, incluídos os encargos indenizatórios.

        Ao encontro dessa proposta tramita o PL 92/19 que busca autorização para o Poder Executivo a indenizar o valor relativo ao empréstimo bancário referente à antecipação do 13º. Há previsão de indenizar 100% do valor relativo ao empréstimo bancário realizado que será acrescido de juros, bem como eventuais despesas decorrentes dos respectivos contratos bancários consignatórios.

 

De acordo com o Executivo, as alternativas são impostas pelas dificuldades financeiras que enfrenta, especialmente, para honrar com os compromissos advindos da folha de pagamento de pessoal e seus encargos.

Programa de descontos no Cadastro de Atividade Econômica de 2018 é analisado

Tramita na Câmara Municipal de Uruguaiana Projeto de Lei que busca instituir o programa de descontos no Cadastro de Atividade Econômica, nos juros e multa de débitos tributários e não tributários com vencimento até 31/12/2018.

     O PL nº 91/18, do Poder Executivo, propõe conceder 100% de desconto à vista e 50% no parcelamento, em 10 vezes, nos valores inscritos ou não em dívida ativa, em cobrança administrativa ou judicial.

     Para o encaminhamento da matéria, a Administração Municipal considerou o volumoso número da dívida ativa acumulada do Município, sem perspectiva, no momento, de arrecadação do valor principal acrescidos da integralidade de juros e multa.

       A medida busca recuperar o estoque de dívida ativa em curto prazo e com base na negociação amigável com os contribuintes inadimplentes com os cofres públicos. Também, possibilitará aos empresários locais a regularização de seus estabelecimentos, pois este benefício abrangerá Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN); Taxa de Fiscalização e Localização (Alvará); Alvará Sanitário e de Uso de Área.

Legislativo reconhece valor da identidade Nação Pampa

        A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei que reconhece o valor histórico e cultural da identidade da Nação Pampa. No dia 24 de setembro de 2019, a matéria de autoria do vereador Carlos Delgado (P), foi destaque na reunião ordinária que contou com a presença da comunidade engajada no tema e a manifestação do idealizador da proposta, escritor e pecuarista, Ricardo Pereira Duarte.

        Nessa iniciativa agradecemos as pessoas que trabalham e se importam com esse tema que é nossa história contada e precisa ser reproduzida, também valorizamos a história e a cultura”, afirmou Delgado.

         Segundo Duarte, há mais de dois anos a Fundacion Yayetopa estuda e trabalha pela união da real existência de uma Nação constituída pelo grupo humano identificado como gaúcho, habitante de três pátrias e inscrita na extensão do bioma pampa. Este corresponde ao território da metade sul do Rio Grande do Sul, Estado Oriental do Uruguai e da Argentina, Corrientes, Entre Ríos, Santa Fé, Buenos Aires, La Pampa e San Luis.

          Essa Lei aprovada pela Câmara não estanca nesse momento. Tem desenrolar expressivo, porque servirá de alavanca da cultura”, salientou Duarte.

Relatórios das metas fiscais e do SUS serão apresentados essa semana

A Câmara Municipal de Uruguaiana promoverá audiências públicas para prestação de contas relacionadas à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e às metas fiscais do 2º quadrimestre no município.

        Na quinta-feira, dia 26 de setembro de 2019, às 14h, acontece a apresentação do relatório do SUS pelo Poder Executivo à Comissão de Serviços Municipais e Saúde. No evento devem ser demonstrados os recursos aplicados, a oferta e produção de serviços públicos na rede, as atividades e os dados indicadores de saúde.

          Dia 27 de setembro de 2019, sexta-feira, às 10h, a Comissão de Finanças e Orçamento receberá o Poder Executivo para exposição do relatório das metas fiscais de maio a agosto. Na audiência pública são apresentados e discutidos os gastos e os investimentos do Poder Executivo. Conforme prevê a legislação, são observados os limites fiscais e o nível de endividamento do município, além de oportunizados a participação e o debate com a comunidade.

Câmara estudará concessão de Restaurante da Praça e Quiosque do Calçadão

Na reunião desta terça-feira, dia 24 de setembro, foram apresentados projetos de Lei que buscam autorização para conceder, a título oneroso, imóveis do município.

      Trata-se do PL 93/19 que refere-se à área e instalações do “Restaurante da Praça”, com prazo de cinco anos e deve dar-se por concorrência pública, por meio de edital próprio.

         Também PL 94/19 para autorizar o município a proceder à concessão de uso, a título oneroso, do imóvel denominado “Quiosque do Calçadão., igualmente pelo prazo de cinco e mediante concorrência pública, por meio de edital próprio.

         As matérias seguem para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

Ações de prevenção ao suicídio são destaque em audiência pública

        A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou audiência pública na segunda-feira, dia 23 de setembro de 2019, para proporcionar o debate e os encaminhamentos para prevenção ao suicídio e automutilação. Foram proponentes do evento os vereadores Mano Gás e Neraí Kaufmann, e acompanharam os trabalhos a presidente do Legislativo, Zulma Ancinello e vereadores Irani Fernandes, Carlos Delgado e Suzana Alves.

         Diversos profissionais fizeram uso da palavra expondo dados, causas e ações definidas pelas instituições para acolhimento de potenciais suicidas. O coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Uruguaiana, Jader Santos, tratou do necessário apoio emocional dado pelo CVV que disponibiliza atendimento gratuito, através do voluntariado. “90% dos quadros de suicídio poderiam ser evitados se houvesse conversa aberta, amiga, compreensiva, respeitando o momento vivido pelo ser, proporcionando momento de desabafo pleno”, salientou citando a Organização Mundial da Saúde.

           A psiquiatra, Raquel Forgiarini Saldanha, destacou o espaço da audiência pública como fundamental para colher frutos positivos à prevenção e ao tratamento. “A pessoa doente precisa do olhar de saúde, com profissionais capacitados ligados ao primeiro atendimento, à primeira escuta e à identificação do risco de suicídio”, explanou.

        A diretora do serviço de saúde mental, Maria da Graça Schmitt, falou sobre a recomendação profissional da resiliência que é a capacidade humana de superar as adversidades em momentos difíceis e transformá-los em oportunidade para crescer e fortalecer. Do Corpo de Bombeiros, Jerley Lucena, falou do socorro, resgate e atenção às famílias.

          O Secretário Municipal de Saúde, Celso Duarte, relatou o incremento nos últimos anos de profissionais como psiquiatras, antes não contratados, e aumento de três para oito psicólogos que realizam aproximadamente 1200 atendimentos mensais.

            Manifestaram-se também as autoridades eclesiásticas da Igreja Evangélica Bola de Neve, Pastor Edson Luz e o da Diocese, Padre Jonison Mallmann.

              No encerramento dos trabalhos foi definido o pleito por mais profissionais, leitos psiquiátricos e aumento dos atendimentos em rede, entre outros.

 

Novo prazo de pagamento de servidores será discutido quinta

       Na quinta-feira, dia 26 de setembro de 2019, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana acontecerá audiência pública para debater o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 2/19. A matéria busca alterar o prazo de pagamento da remuneração mensal dos servidores públicos de Uruguaiana.

         A proposta do Poder Executivo prevê aos servidores da administração direta, autárquica e fundacional o pagamento da remuneração até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido. A norma vigente prevê o pagamento até o último dia útil do mês do trabalho prestado.

         O evento é promovido pela Comissão Especial que analisa o Projeto. Preside os trabalhos da Comissão a vereadora Suzana Alves, relatoria do vereador Irani Fernandes, e compõe ainda os vereadores Neraí Kauffmann, Rafael Alves e Fernando Tarragó.

 

 

Autorizações de créditos são aprovadas na Câmara

O Poder Legislativo de Uruguaiana aprovou dois projetos de Lei nesta quinta-feira, dia 19 de setembro de 2019, autorizado abertura de crédito adicional suplementar no município.

       Trata-se do PL 85/19 realocando recursos no valor de R$ 621.184,94 para o Fundo Municipal de Meio Ambiente (aproximadamente R$ 400.00,00), Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte, e Mobilidade Urbana (R$ 215.000,00) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (R$ 7.160,00).

         Na oportunidade também foi aprovado o PL 86/19 que trata da abertura de crédito no orçamento vigente no valor de R$ 6.032.000,00. Esses serão realocados para Fundo Municipal de Saúde (cerca de R$ 4.000.00,00);para Procuradoria Geral do Município (R$ 1.485.514,55); Gestão de Pessoal (R$ 415.000,00) e Secretaria Municipal de Fazenda (R$ 76.000,00).

 

 

Sugestão de melhorias na infraestrutura na Praça do Barão é encaminhada

A Câmara Municipal de Uruguaiana apresentará ao Poder Executivo a proposta de construção de novos banheiros com acessibilidade na Praça Barão do Rio Branco, e revitalização das antigas estruturas para novas finalidades.

        A indicação de autoria do vereador Carlos Delgado (P) foi debatida e aprovada entre os parlamentares na reunião do dia 17 de setembro de 2019.

         O proponente destaca a importância da iniciativa para disponibilizar à comunidade instalações em boas condições de uso e com acessibilidade para benefício de todos os usuários. “Solicitamos estudo da Prefeitura para construção de novo banheiro e adaptação do atual para outro uso, como escritório para o estacionamento rotativo ou para posto da Guarda Municipal”, exemplificou Delgado.

         De acordo com o parlamentar, as indicações de melhoria tornam-se possíveis, a partir de recursos oriundos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FUMDE).

Novos valores do “Troco Solidário” são repassados

       Nesta quarta-feira, dia 18 de setembro de 2019, o Poder Legislativo esteve presente na entrega de cheque ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana pelo Supermercado Backlize. A ação prevista em Lei que institui o programa contou com a presença da presidente do Legislativo, vereadora Zulma Ancinello, proponente do projeto aprovado na Câmara Municipal em 2017.

         O valor entregue foi de R$ 38.740,29 que serão investidos na infraestrutura do Hospital. “Com a pequena colaboração diária de todos, cada vez mais podemos ajudar nossa Santa Casa”, considerou Zulma.

          A finalidade do “Troco Solidário” é arrecadar auxílio financeiro a entidades locais através da parceria da iniciativa privada com engajamento voluntário dos consumidores. Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para participar.

 

Legislativo presente na cerimônia da Retomada

      Cerimônia alusiva à comemoração de Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança foi realizada nesta quarta-feira, dia 18 de setembro de 2019. Representando o Poder Legislativo acompanhou a solenidade a presidente, vereadora Zulma Ancinello e vice-presidente, Irani Fernandes, vereadores Rafael Alves e Fernando Tarragó. 

        Na oportunidade, foi realizada formatura pela 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada na Avenida Presidente Vargas, junto ao Obelisco, local onde ocorreu uma grande batalha durante a Guerra do Paraguai.

 



Suicídio é tema de audiência pública dia 23

        A Câmara Municipal de Uruguaiana promoverá audiência pública para debater sobre automutilação e suicídio em Uruguaiana. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro de 2019, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

        A proposição dos vereadores Mano Gás e Neraí Kaufmann busca reunir autoridades, interessados e comunidade em geral para planejar ações de prevenção e acolhimento dos potenciais suicidas. “É preocupante o número de casos de pessoas que tiram ou tentam tirar suas vidas no nosso município”, considera Neraí.

        O problema é de saúde pública de acordo com o vereador Mano Gás. “Esse evento é para compartilharmos conhecimento sobre essas doenças e pensarmos como apoiar essas pessoas”, declara o vereador.

          Estão convidados para participar toda a comunidade, profissionais da área, Grupo CVV, Ministério Público, Polícia Civil, escolas e outras entidades.

Ações do documento