Notícias

Legislativo divulga gastos de 2013

                   A Câmara Municipal, em cumprimento ao princípio da transparência dos atos legislativos, divulga à comunidade o mecanismo de acesso aos valores utilizados em despesas pelos vereadores e Casa Legislativa de Uruguaiana. No site da Câmara , através do “Portal da Transparência” é possível a pesquisa detalhada de valores despendidos em diárias, gastos com pessoal, contratos entre outros.

No primeiro ano desta legislatura, 2013, foram alterados os valores da cada diária do Poder Legislativo Municipal definida em URMs (Unidades de Referência Municipal) com redução de 30% do valor, diferenciados de acordo com os deslocamentos intermunicipais, interestaduais e internacionais.

Estas verbas são destinadas para gastos em cursos de aperfeiçoamento, atualização ou representação da Casa junto a órgãos públicos e privados e divulgadas regularmente através do Portal da Transparância.

Segue tabela com os valores utilizados em 2013 de diárias.

Presidente recebe liderança do Partido dos Trabalhadores

           O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Ronnie Mello, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 3 de janeiro de 2014, o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), José Clemente Corrêa. Na oportunidade, foi saudada a nova presidência da Casa Legislativa e desejado êxito na gestão 2014.

Empossada Mesa Diretora 2014

           A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uruguaiana, gestão 2014, tomou posse na manhã desta segunda-feira, dia 30 de dezembro de 2013. Em sessão solene, o vereador eleito Ronnie Mello (PP) recebeu o cargo do vereador Luís Gilberto de Almeida Risso (PSDB) que dirigiu a Casa este ano.  O presidente, vereador Ronnie Mello, coordenará os trabalhos do Poder Legislativo na próxima sessão legislativa com a vice-presidência do vereador Irani Fernandes (PP) e a secretaria dos vereadores Josefina Soares (PP), Egídio Carvalho (PSDB) e Jussara Osório (PSDB).

          Na ocasião, o novo presidente agradeceu o apoio e a confiança de amigos, da equipe de trabalho, da família e dos demais vereadores para se eleger. Ainda registrou a manutenção da harmonia e do respeito com o Poder Executivo durante a sua gestão de 2014 para colaborar com melhorias às condições dos uruguaianenses, preservando o papel fiscalizador e a independência do Legislativo.

              A importância da atuação da comunidade nas diversas esferas da política no município foi destacada. “Somente através da crítica construtiva e responsável, se dará inicio a uma nova história, tornando possível, através da verdadeira representatividade, nossa cidade, nosso estado e o país, libertos dos vícios e corrupções que impedem o Brasil de crescer”, afirmou Ronnie.

              O presidente de 2013, vereador Risso, explanou sobre a honra do cargo e frisou ações desenvolvidas neste ano como corte de gastos, modernização do trabalho e parceria com o Poder Executivo em benefício da população.


Mesa Diretora de 2014 toma posse na Câmara

        Os membros da Mesa Diretora, gestão 2014, da Câmara Municipal de Uruguaiana tomarão posse na próxima segunda-feira, dia 30 de dezembro de 2013, às 10h no Palácio Borges de Medeiros. Assume o cargo de presidente o vereador Ronnie Mello (PP); vice-presidente, Irani Coelho Fernandes (PP); 1ª Secretária, vereadora Josefina Soares (PP); 2ª Secretário, vereador Egídio Carvalho (PSDB) e 3ª Secretária, vereadora Jussara Osório.

          A Mesa é o órgão de direção dos trabalhos da Câmara. Entre as competências está providenciar sobre a regularidade dos trabalhos e elaborar o regulamento dos serviços da Casa Legislativa. No dia 1º de janeiro, os novos integrantes passam a assumir as responsabilidades da Sessão Legislativa de 2014.

Legislativo aprecia projetos na segunda-feira

           Os vereadores estarão reunidos na próxima segunda-feira, dia 23 de dezembro de 2013, em sessão extraordinária para deliberar sobre projetos de lei de autoria do Poder Executivo, no plenário da Câmara Municipal, a partir das 10h. Entre as matérias apreciadas estarão os projetos que estabelece condições específicas à realização de horas-extras no Poder Executivo; autoriza o Termo de Cooperação com a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, contratações e abertura de crédito adicional suplementar.

Parlamento homenageia 40 anos da ABTI

16 de dezembro de 2013


              As quatro décadas de atuação da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) foram registradas pela Câmara Municipal de Uruguaiana. A homenagem proposta pelo vereador Ronnie Mello buscou valorizar a instituição que promove o transporte rodoviário internacional de carga.

           Na sessão especial, realizada no plenário da Câmara, na última quinta-feira, foi relatada a trajetória da entidade pelo vereador proponente. “O setor de transporte onde atua a ABTI é importantíssimo para o desenvolvimento de Uruguaiana, os 40 anos completos da Associação mostram o sucesso da instituição e o destaque que é sua atuação”. O trabalho em equipe realizado por associados, colaboradores e diretores foi enfatizado pelo presidente da ABTI, José Carlos Becker.


Parlamento sugere alteração no horário de bares e similares

16 de dezembro de 2013


              A Câmara Municipal solicita a alteração do horário de funcionamento de bares, de restaurantes e de plantões atualmente limitado até às 23h. O projeto de indicação ao Poder Executivo, de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), sugere a ampliação dos horários de atendimento observando a empregabilidade do setor, o lazer dos uruguaianenses e o aumento de turistas nesta época do ano.

           A indicação do vereador sugere o funcionamento dos estabelecimentos até 1h e a liberação para bares e restaurantes ocuparem com mesas e cadeiras o passeio público até às 2h30min durante o horário de verão, e até à 1h30min em horário normal.

            De acordo com o parlamentar, a iniciativa aumenta as oportunidades de trabalho a medida que são necessárias contratações para atender a demanda dos estabelecimentos. “Nesta época as opções de lazer devem ser consideradas, assim como o aumento da população de turistas que transitam em Uruguaiana”, considerou.

Proibição de fogo de artifício em ambiente fechado é aprovada

        O Projeto de Lei que proíbe o uso de fogos de artifício e artefatos semelhantes em ambientes fechados em Uruguaiana foi debatido e aprovado pela Câmara Municipal na última quinta-feira, dia 12 de dezembro de 2013. A proposta do vereador Marcelo Lemos (PDT) objetiva evitar acidentes e tragédias como a ocorrida em Santa Maria.

              A regulamentação no município quanto a utilização de materiais inflamáveis em lugares fechados reforça a atenção do Parlamento à segurança da população. “Buscar alternativas como esta para evitar tragédias em Uruguaiana sempre serão desenvolvidas”, considera o vereador Marcelo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude de publicações nos meios de comunicação da cidade a respeito da eleição da Mesa Diretora que presidirá esta Casa no ano de 2014, o Presidente do Poder Legislativo, Ver. Luis Gilberto de Almeida Risso, vem a público esclarecer o que segue:

1) No processo eleitoral, previsto no art. 9º do Regimento Interno da Casa, houve uma única chapa inscrita, a qual obedeceu todos os prazos legais e o rito para o seu requerimento.

2) A mencionada chapa foi formada por 2 (dois) partidos políticos com assento neste Parlamento, a saber, o Partido Progressista (PP) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

3) A eleição transcorreu dentro da normalidade prevista pelo Regimento Interno e pela Lei Orgânica do Município, sendo que a única chapa inscrita e homologada foi eleita com unanimidade entre os vereadores presentes, tendo recebido 9 (nove) votos favoráveis e nenhum contrário, inclusive tendo recebido o meu voto, tendo sido registradas a ausência justificada do vereador Rafael Alves e do vereador Marcelo Lemos que retirou-se do plenário alegando ser inconstitucional a chapa protocolada.

4) Portanto, entendeu-se que a chapa eleita atendia ao princípio do pluripartidarismo nas eleições das Mesas Diretoras, conforme determina o art. 58, §1º da Constituição Federal de 1988, uma vez que o mesmo preceito prevê que tal regra deve ser observada “tanto quanto possível”, até o momento em que a liderança do PDT, vereador Marcelo Lemos, questionou a constitucionalidade do prosseguimento da eleição.

5) Não poderia ser diferente, tendo em vista que, nos últimos 10 (dez) anos ou mais, as Mesas Diretoras deste Parlamento são eleitas desta mesma forma e, caso contrário, o próprio ato que me elegeu Presidente para este ano de 2013 poderia também ser nulo caso contestado, uma vez que esta chapa também foi composta por 2 (dois) partidos.

6) Temos que considerar que a chapa vencedora corresponde a quase 46% (quarenta e seis por cento) do total de cadeiras deste Parlamento. Considera-se que a chapa é composta pelo PP que possui a maior bancada, com 4 (quatro) vereadores, seguido do PSDB, com 3 (três) vereadores, ou seja, 5 (cinco) das 11 (onze) cadeiras representadas pela chapa eleita.

7) Destacamos e registramos também que, o Igam – Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, apenas presta serviços a este Parlamento no que tange a consultoria e assessoria a temas levados ao seu conhecimento, mas que seus pareceres não constituem poder vinculativo às decisões desta Presidência.

8) Caso o Poder Judiciário solicite informações para esta Câmara Municipal, esta Casa, desde já, declara legal e com plena validade a eleição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos no ano de 2014, motivo pelo qual, se deu prosseguimento na eleição e posterior votação, com o registro da manifestação contraria da bancada do PDT.

9) Encaminhe-se esta Nota de Esclarecimento ao Protocolo Oficial desta Casa, para que dê publicidade, a todos os meios locais de imprensa, assim como à Assessoria Jurídica desta Câmara Municipal como sendo a única e expressa manifestação deste Poder Legislativo com relação ao tema.

Palácio Borges de Medeiros, Gabinete da Presidência, em 16 de dezembro de 2013.

Ver. Luis Gilberto de Almeida Risso,
Presidente.

Vereadores aprovam projetos em penúltima reunião de 2011

       Os parlamentares estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (13 de dezembro de 2013), quando analisaram diversas proposições, com destaque para os pedidos de pavimentação, conserto de ruas e iluminação pública.

       Dentre as matérias aprovadas, merece destaque o projeto de lei que estipula o período de ensaio para as entidades carnavalescas de 10 de dezembro até a realização dos desfiles, sendo o horário, das segundas-feiras às quintas-feiras, das 21h à 1h, nas sextas-feiras, das 21h às 2h, e no sábados, das 21h às 4h de domingo. O projeto foi emendado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, pelo relator, vereador José Clemente, incluindo no texto legal a participação da LIESU como entidade que congrega escolas de samba e blocos de carnaval, sob a justificativa de que o órgão gestor do carnaval não tem personalidade jurídica nem poder sobre as entidades privadas, devendo a responsabilidade ficar a cargo da Liga Independente das Escolas de Samba de Uruguaiana.

        Em outro momento, foi aprovado o projeto de lei, autorizando o funcionamento das atividades do comércio em geral no domingo que antecede o dia 25 de dezembro de cada ano, no horário das 16h às 20h, mediante acordo coletivo. O projeto foi apresentado pela Mesa Diretora do Poder Legislativo e recebeu aprovação unânime.

        Foi também aprovado o projeto de lei, de origem do Poder Executivo, que concede benefício financeiro às entidades esportivas ACORU, Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana, LUFME – Liga Uruguaianense de Futsal Menor, e CEU – Centro Esportivo Uruguaianense, as quais tiveram projetos aprovados e foram habilitadas junto ao CMD – Conselho Municipal de Desporto. Os auxílios que totalizam R$ 27.640,00 (vinte e sete mil, seiscentos e quarenta reais) são recursos do Fundo Municipal do Desporto.

       Para a próxima quinta-feira (15), quando ocorrerá a última reunião ordinária deste ano, estão previstas as votações de mais projetos de lei de importância para nossa cidade, inclusive o projeto que prevê a contratação de mais trezentas vagas de cargos de provimento efetivo para a área da saúde.

Debate sobre reversão do Estádio do Ferro Carril à Municipalidade

        Para a tribuna livre da Câmara Municipal, por solicitação da vereadora Josefina Soares, foi convidado o senhor José Newton Oliveira Tavares, presidente do Esporte Clube Ferro Carril, quando explanou sobre a atual situação do clube e a notícia de que o patrimônio da entidade será revertido para o Município.

       Demonstrando indignação, o presidente Tavares afirmou que a entidade que representa é de caráter privado e não recebe qualquer tipo de auxílio do poder público, possuindo uma diretoria legitimada pela eleição dos associados.

       O Poder Legislativo manifestou-se solidário ao trabalho desenvolvido no Ferro Carril.

13 de dezembro de 2011

Rotativo pago foi discutido no Parlamento

       A Câmara Municipal realizou audiência pública para debater o estacionamento rotativo pago por proposição do vereador Marcelo Lemos nesta terça-feira, dia 10 de dezembro de 2014. Na ocasião, foram apontados benefícios para a comunidade do sistema e a necessidade de alterações no seu funcionamento para garantir os direitos e os anseios dos usuários do serviço.

             Estiveram presentes o Secretário de Trânsito Vitor Gediel, a representante da Mega Park, lideranças sindicais, comerciários, políticos e comunidade. Foram observadas irregularidades na sinalização, necessidade de treinamento adequado do pessoa, a falta de aferição pelo INMETRO dos equipamentos que emitem os ticketes e solicitado estudo para aumento de vagas para idosos e deficientes físicos. Na ocasião, ficou acordada a realização de nova audiência em julho para avaliar os resultados das reivindicações que devem ser encaminhadas aos órgãos competentes.


Amanhã encerram atividades ordinárias de 2013

        Nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro de 2013, será realizada a última sessão ordinária deste período legislativo da Câmara Municipal de Uruguaiana. A partir das 9h30mim, serão apreciadas as matérias antes do recesso parlamentar e será realizada a eleição da Mesa Diretora de 2014 que comandará o Legislativo no próximo ano

Aprovado Programa de Auxílio à Alimentação ao Servidor

11 de dezembro de 2013


              Os vereadores aprovaram, ontem, o projeto de lei encaminhado pelo Executivo, autorizando a instituição do Programa de Auxílio à Alimentação ao Servidor – PAAS. O benefício constará de cartão eletrônico no valor mensal de R$ 120,00, com contrapartida através de percentual sobre faixas de remuneração de servidores públicos municipais ativos, inativos e pensionistas. A verba alimentícia concedida é opcional e substituirá a distribuição de cestas básicas realizada atualmente aos servidores.

           Em razão de emenda apresentada pelo vereador Marcelo Lemos na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o valor deverá ser corrigido anualmente através do INPC. A lei aprovada permite à Prefeitura Municipal, a contratação ou celebração de convênio com empresa especializada na administração do serviço de cartão eletrônico para a operacionalização do PAAS.

            No momento do processo de votação, estavam presentes os representantes do Sindicato (SIMUR) e da Associação dos Funcionários do Município (AFMU).

Eleita a Mesa Diretora para 2014

         A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uruguaiana transcorreu na última sessão ordinária deste ano que aconteceu hoje, dia 12 de dezembro de 2013. A chapa única inscrita foi eleita com unanimidade dos parlamentares presentes, com nove votos favoráveis e ausência justificada do vereador Rafael Alves e do vereador Marcelo Lemos que retirou-se do plenário alegando ser inconstitucional a chapa protocolada.  A Mesa é composta pelos vereadores Ronnie Mello (PP), presidente; Irani Fernandes (PP), vice-presidente; Josefina Soares (PP), secretária; Egídio Carvalho (PSDB), 2º secretário e Jussara Osório (PSDB) 3ª secretária. Entre as atribuições da Mesa Diretora está administrar a Câmara  e manter a regularidades dos trabalhos legislativos.

Ações do documento