Notícias

Câmara parabeniza vencedoras estaduais de futebol de areia

          A conquista de Uruguaiana no Circuito Verão Sesc de Esportes foi relatada na Câmara Municipal. Nesta quarta-feira, dia 19 de março de 2014, o presidente da Casa Legislativa, vereador Ronnie Mello, recebeu o representante do Atlético, Carlos Eduardo, com o troféu de vice campeão do campeonato de futebol de areia feminino. A necessidade do poder público incentivar a prática de esportes foi citada pelo presidente, destacando o empenho de várias pessoas que trabalham para manter e estimular times e atletas. Parabéns aos envolvidos e às jogadoras Viviane, Silvia Patrícia, Silva Cristina, Juliana, Jociane, Graciela, Eracineide, Hellen e Fernanda.

Plano Diretor será debatido em audiência pública

             O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Uruguaiana será debatido em audiência pública. A Comissão Especial formada no Legislativo para apreciar o projeto convida os uruguaianenses para participar do evento que acontecerá dia 2 de abril de 2014, às 19h, na Câmara Municipal de Uruguaiana.

A matéria projeta o futuro dos próximos dez anos de expansão urbana do município, planejando o crescimento, o funcionamento e as prioridades de investimentos. Este é o momento da comunidade fazer intervenções para mudar Uruguaiana de forma efetiva.

              A opinião da comunidade é de fundamental importância para a elaboração de um planejamento que garanta um desenvolvimento socialmente equilibrado, ambientalmente sustentável e que assegura a preservação do patrimônio histórico, cultural e natural, incentivando e promovendo o crescimento ordenado de Uruguaiana.

             O Plano pode ser consultado no site da Câmara Municipal na página da Legislação. A comunidade também pode participar da elaboração do projeto procurando informações e apresentando as reivindicações aos vereadores.

Legislativo aprova inclusão de ações à LOA e ao PPA

18 de março de 2014

         A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou a destinação de recursos ao Fundo Municipal de Assistência Social e ao Fundo Municipal de Saúde. Entre outras atividades, foi projetado pelo Poder Executivo o reordenamento dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e de Acolhimento Institucional para pessoas em situação de rua. Ao Fundo destinado à saúde foi planejada oficina terapêutica voltada à desvinculação dos usuários do CAPS e aquisição de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento e a Estratégia da Saúde da Família.

           Conforme projeto aprovado pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira, dia 18, as ações serão incluídas ao Plano Plurianual do Município que gerencia a aplicação dos recursos públicos entre 2014 e 2017 e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (2014).   Também foram especificados recursos para a manutenção das atividades da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e para a execução de obras ligadas à secretaria de Esporte e Lazer.

Autoridades prestam homenagem a Miguel Ramos

          Homenagens póstumas a Miguel Ramos foram prestadas na Câmara Municipal de Uruguaiana em conjunto com o Poder Executivo na sessão ordinária desta terça-feira, dia 18 de março de 2014. A vida voltada à promoção da cultura, a irreverência do homem público, a trajetória na política e a dedicação ao próximo foram destacadas pelos presentes no momento de emoção e manifestação de apoio à família e aos amigos.

          O presidente do Poder Legislativo, vereador Ronnie Mello, fez referência aos trabalhos como ator, radialista e vereador de Uruguaiana. “Nessa singela homenagem precisamos agradecer e refletir para colocar em prática o legado deixado pela artista que contribuiu sempre para a valorização da cultura”, declarou. O prefeito, Luiz Augusto Schneider, relatou o profissionalismo do uruguaianense e a importância do seu trabalho para história da arte.

         Estiveram presentes a esposa Clênia Teixeira, familiares e amigos de Miguel, prestando homenagem e transmitindo o sentimento de orgulho pelo percurso de alegria e de lutas traçado pelo uruguaianense.

NOTA DE SOLIDARIEDADE

             A Câmara Municipal de Uruguaiana presta solidariedade ao prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres, e sua família pelo acidente ocorrido neste domingo que vitimou Nadir Gomes Silva, irmã do chefe do Poder Executivo. Transmitimos comoção e pesar pelo acontecido, prestando votos de força e fé aos amigos e familiares.

17 de março de 2014

Nota Fiscal Eletrônica é debatida em Audiência Pública

          Esclarecimentos sobre a utilização e a implantação da Nota Fiscal Eletrônica foram realizados em audiência pública na Câmara Municipal de Uruguaiana, dia 13 de março de 2014. O evento proposto pelo vereador Marcelo Lemos contou com a presença de autoridades do Poder Executivo, contadores e empresários interessados nas informações sobre o sistema de arrecadação.

            O secretário da Fazenda, Luiz Henrique Fanti, explanou sobre os procedimentos para adesão à Nota e apresentou as vantagens do sistema para os usuários e o Poder Público. Entre os pontos expostos esteve a agilidade nos processos de registros a medida que os dados são informados automaticamente, redução de custos de impressão do documento fiscal e redução de erros entre os envolvidos nas transações comerciais.

            Durante a manifestação dos presentes, reivindicações foram apresentadas como qualificação do treinamento dos servidores responsáveis pela divulgação de informações, flexibilidade nos prazos e sanções neste inicio de adaptação ao sistema e a melhorias na metodologia de fiscalização. Os problema enfrentados na semana passada pelos usuários da Nota com a interrupção do sinal para emissão das notas na Prefeitura também foram relatados.

             De acordo com o vereador Marcelo, o público esclareceu as dúvidas e o debate gerou os avanços a serem estudados para melhorias e democratização do sistema. “Apenas um terço dos prestadores de serviços cadastrados na Prefeitura aderiam a Nota Fiscal de Serviços, na audiência ficaram claras as vantagens e a necessidade de adesão à Nota”, considerou.

Novidade em educação é apresentada ao Legislativo

         O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello, recebeu no gabinete o representante da “Officina52”, Guilherme Beltrame, na manhã desta quarta-feira, dia 12 de março de 2014. Na ocasião, foi apresentado o projeto que busca inovar o conceito de aprendizagem no oeste do Rio Grande do Sul. Serão ofertadas oficinas temáticas como gastronomia, fotografia, esportes náuticos, entre outras áreas, com a realização de workshops com profissionais renomados.

             Há previsão de encontros com duração de 4 a 8 horas/aula, nos finais de semana, para viabilizar o acesso de todos. De acordo com o idealizador, serão oportunizados momentos de compartilhar conhecimento com a promoção de eventos de interação e produtividade entre os participantes. O presidente da Câmara salientou a relevância do investimento em educação. “Toda iniciativa voltada a estimular a educação devem ser incentivados e divulgados”, considerou Ronnie.

                Informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico: officina52@live.com

Câmara busca debater o descarte do lixo com demais municípios da Fronteira

            A Câmara Municipal solicitará que seja realizada em Uruguaiana a próxima reunião da União dos Legislativos da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (ULFRO). O requerimento da vereadora Jussara Osório (PSDB) foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 13 de março de 2014. A proposta refere-se ao encontro dos parlamentos da região que acontece regularmente para discutir assuntos de interesses coletivos em prol do desenvolvimento da fronteira. A vereadora destacou a importância de colocar em pauta a implantação de aterro sanitário para o descarte de lixo.

              A dedicação da Casa Legislativa em estudar possibilidades e ampliar a discussão foi salientada pela vereadora. “É o momento de chamar a fronteira para firmar parceria e trabalhar de forma equilibrada por essa preocupação que é o lixo”, considerou a vereadora. Durante a discussão do requerimento, os parlamentares elencaram diversos pontos que precisam ser frisados nos debates como o impasse nos custos apresentados pela Prefeitura de Uruguaiana, o cumprimento da legislação vigente, a união dos município da fronteira oeste e a questão social que envolve o tema.

IPE recebe apoio da Câmara por melhorias

             O Poder Legislativo Municipal apoia a mobilização por melhorias nos serviços de atendimento do Instituto de Previdência do Estado (IPE). O presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello, recebeu a coordenadora do Comitê de Cidadania em Prol do IPE, vice-diretora em exercício do 21º Núcleo do CPERS/Sindicato, Zelia Saraive Garcia.

A iniciativa considera o expressivo número de médicos que estão se descredenciando do IPE e a falta de novos profissionais para preencher essas carências, para buscar alternativas junto às autoridades competentes. De acordo com a coordenadora, os usuários de Uruguaiana e Barra do Quarai sentem-se lesados com este cenário.

               Entre as soluções apresentadas está a instalação de um ambulatório para atendimento 24h, ação que também favorece a liberação de mais atendimentos no pronto-socorro no Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente integrados, gerando longa espera e desconforto dos pacientes.

              Ainda é reivindicada a manutenção de funcionários em tempo integral na agência de Uruguaiana, tendo em vista a alta demanda e a realização de campanha do IPE junto a classe médica, para ampliar o credenciamento em consultas e exames.

               A Câmara Municipal e Comitê em prol do IPE realizarão audiência pública no próximo mês para debater o assunto e buscar alternativas.

Câmara autoriza abertura de crédito para educação e saúde

           Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 13 de março de 2014, foram inclusos na pauta, para apreciação dos vereadores, projetos de lei do Poder Executivo que autorizam a abertura de crédito adicional. Dentre as quatro matérias aprovadas, destaca-se a destinação de verbas para saúde e educação.

          Na área da saúde, entre os projetos foram aprovados está a abertura de crédito adicional suplementar no valor aproximado de R$325.000,00 para aplicação da maior parte na Informatização do Sistema Único de Saúde e a abertura de crédito adicional especial de cerca de R$ 900.000,00 alocado em rubricas do Fundo Municipal de Saúde e destinados para complementar o pagamento dos serviços relativos ao Pronto Atendimento Municipal.

             Para a secretaria da Educação e o Fundo de Manutenção do Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) foi autorizada a abertura de crédito para manutenção do quadro de pessoal referente a cerca de R$ 2.600.000,00. Na sessão ordinária de terça-feira, dia 11, também foi aprovado o projeto referente a cerca de R$ 7.000.000,00 para garantir o transporte escolar aos alunos residentes no meio rural.

                  O projeto nº 21/2014, que versa sobre a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 701.500,00 para a secretaria de Obras e Serviços Urbanos e secretaria de Cultura também foi aprovado.

Comissão recebe denúncias do Conselho de Saúde

12 de março de 2014

              A Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu denúncias de irregularidades na administração de verbas destinadas à saúde no município. O presidente do Conselho de Saúde, Renato Corrêa, relatou à Comissão, composta pelos vereadores Rafael Alves, Marcelo Lemos, Egídio Carvalho, Irani Fernandes e Luis Gilberto de Almeida Risso, as suspeitas e a preocupação do órgão quanto a negligência na aplicação de recursos na área.

Entre os assuntos tratados, esteve a não utilização do Fundo Municipal de Saúde para canalizar o recebimento de recursos federais e estaduais. De acordo com o presidente do Conselho, o município gerencia a verba da saúde com outras duas contas, o que facilita a utilização dos recursos da saúde em outras áreas.

Na ocasião, foi relatado que a a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde apontou inconsistências na prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde do ano de 2013, não avaliação do Conselho de Saúde e consequente perda de recursos para setores como a farmácia popular. Também foi feita referência a urgência na adequação das instalações do CAPS ADIII para habilitação do junto ao Ministério da Saúde e na atenção à contratação de agentes comunitários de saúde e incentivos aos profissionais.

Audiência sobre nota fiscal será realizada amanhã

        A Câmara Municipal discutirá amanhã, dia 13 e março de 2014, a implantação do sistema de Nota Fiscal Eletrônica em audiência pública. O evento será realizado a partir das 19h no plenário do Poder Legislativo. A iniciativa do vereador Marcelo Lemos busca o esclarecimento da população sobre a emissão do documento e divulgação do funcionamento do sistema.

Atividades de fisioterapia da Unipampa são relatadas na Câmara

           As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foram apresentadas na Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 11 de março de 2014. No espaço da tribuna livre, por solicitação do vereador Irani Fernandes, a professora Michele Forgiarine Saccol demonstrou as ações realizadas junto à comunidade nos períodos de estágios dos estudantes.

            Atualmente, cerca de 75 pacientes são atendidos nas áreas de ortopedia, neurologia e cardiopneumologia no Centro Comunitário Monteiro Lobato. Na ocasião, foram relatadas as dificuldades iniciais para realização das atividades em ambiente adequado. A estrutura do Centro foi adaptado em razão de convênio realizado entre a instituição de ensino superior e a Prefeitura.

           Os vereadores manifestaram a satisfação dos uruguaianenses no desenvolvimento de atividades da Unipampa na comunidade, a medida que possibilita a descentralização de atendimentos, e destacaram a qualidade da formação dos acadêmicos.

Projeto “Dos Pensamentos às Ideias” participa da Tribuna Livre

        Os princípios do projeto “Dos Pensamentos às Ideias” foram explanados durante o período de comunicações na sessão ordinária desta terça-feira, dia 11 de março de 2014. Por sugestão do vereador Rafael Alves, o professor Flávio Rodrigues expôs a importância dos vínculos primários entre criança e família para a sua formação.

                Entre o destacado, esteve a necessidade de ambiente adequado para o desenvolvimento saudável da criança e seus reflexos para aprendizagem linguística, cognitiva e emocional. O desamparo de equipe multidisciplinar em Uruguaiana para a realização do acompanhamento e do trabalho adequado foi relatado. “Profissionais de psiquiatria e fonoaudiologia precisam atuar em conjunto para preparar as crianças e os educadores, para assim garantir a qualidade na aprendizagem”, considerou Rodrigues.

             As novas formas de pensar a aprendizagem para desenvolver a autonomia das crianças serão expostas em curso no projeto com duração de quatro meses.

Acadêmicos de São Miguel é homenageada no Parlamento

        A Câmara Municipal realizou sessão especial, dia 10 de março de 2014, em alusão à passagem dos sete anos da Sociedade Beneficente, Recreativa e Cultural Escola de Samba Acadêmicos de São Miguel. Por proposição do vereador Marcelo Lemos, o evento aconteceu no plenário do Legislativo e contou com a presença de autoridades municipais, componentes da diretoria e simpatizantes da escola de samba.

         Na noite de celebração, foi destacado o empenho de todas as agremiações para a realização do carnaval fora de época de Uruguaiana. “Planejar e trabalhar é necessário para aprimorar cada vez mais o nosso carnaval. A história recente da São Miguel nos mostra a força de quem trabalha com paixão pelo carnaval”, parabenizou o proponente, vereador Marcelo.

Ações do documento