Notícias

Mudança na liderança do Governo na Câmara

                Durante o espaço da tribuna livre dessa terça-feira, dia 11 de agosto de 2015, a alteração do Líder do Governo na Câmara foi manifestada. O vereador Rafael Alves (SDD), atual ocupante do posto, esclareceu o seu pedido de afastamento da liderança comunicado ao Prefeito no último dia 3. O Líder é indicado através de correspondência oficial, pelo Chefe do Executivo, formalização ainda não realizada após a solicitação do vereador Rafael Alves.

               Conforme estabelece o regimento interno da Casa Legislativa, ao Líder do Governo compete ocupar espaços defender, esclarecer e explanar sobre projetos de origem executiva; ainda solicitar a retirada de projetos de origem executiva quando no interesse do Poder. De acordo com o vereador Rafael, o distanciamento deve-se pela falta de oportunidade de debater na Casa Legislativa, em nome do Governo, problemas cruciais da municipalidade. “Também por não ter concretizado nenhuma das expectativas de quem represento neste Parlamento”, complementou.

                   Entre as demandas apresentadas e negligenciadas, segundo o vereador, está licença maternidade de seis meses para servidoras municipais, tombamento de sítios arqueológicos jesuíticos, desapropriações em momentos ditos de crise fiscal, perda de recursos federais para o Gabinete de Gestão Integrada, cancelamento do projeto Karatê Além do Esporte, a perseguição aos comerciantes da Baixada, as casinhas dos taxistas nos pontos de táxis, e a não realização do convênio entre Prefeitura e Instituto Rio Grandense do Arroz. Também a informação errônea de que a atual dívida do município de 390 milhões de reais.

Legislativo solicita à AES Sul cumprimento de Lei Municipal

                  A Câmara Municipal de Uruguaiana enviará ofício a AES SUL Distribuidora Gaúcha de Energia Elétrica requerendo o cumprimento da Lei Municipal 4.491/15 que trata da obrigatoriedade de colocação no rodapé da fatura de consumo o número de telefone do serviço de reposição de iluminação pública. O projeto de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT) foi aprovado pelo Legislativo em maio, entretanto o telefone de contato não está disponível nas faturas após três meses da publicação da Lei.

                    Através do requerimento aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 11 de agosto de 2015, o parlamentar solicita o imediato cumprimento da legislação. De acordo com Marcelo, no momento que a Lei for posta em prática, o consumidor terá acesso adequado à informação e facilitada agilidade na providência de reparos na iluminação pública.

Câmara solicita informações sobre fiscalização de imóveis e credores do município

           Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 11 de agosto de 2015, foram aprovados requerimentos solicitando informações do Poder Executivo Municipal. Entre as matérias apresentadas pelo vereador Ronnie Mello (PP) esta a reivindicação de quantos fiscais são responsáveis pela fiscalização e avaliação de imóveis no município, informação solicitada em razão da demora dos processos de avaliação e expedição da guia de pagamentos do imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI).

            Através de requerimento, o vereador manifestou a necessidade do Executivo encaminhar à Casa Legislativa a listagem de todos os credores, pessoa jurídica, dos últimos dez anos, por ordem anual e a que corresponde o crédito adquirido para divulgação à população. “É salutar para que empresas que possuam créditos a receber estejam informadas, principalmente do motivo do crédito”, esclarecer Ronnie.

Projeto para Conciliação de Precatórios tramita no Legislativo

          Inicia na Câmara Municipal a tramitação do projeto de Lei que cria a Câmara de Conciliação de Precatórios. A proposta será instrumento para equilibrar as contas públicas. Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 11 de agosto de 2015, foi aprovado o regime de urgência para votação do projeto, até 45 dias. No momento da discussão, a presidente do Legislativo, vereadora Jussara Osório (PSDB), frisou o trabalho da Casa pela abertura de diálogo sobre as dívidas do município, através do pedido de mediação ao Tribunal Regional do Trabalho para debater o tema, em Porto Alegre, entre Câmara, Poder Executivo, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do Estado e OAB.

              Também registrou a exposição dessa alternativa apresentada pelo projeto durante audiência pública promovida pelo Legislativo. “Somente agora percebemos uma iniciativa concreta do Executivo para amenizar os problemas financeiros, justamente através do que a Casa Legislativa sempre demonstrou preocupação e provocou: o diálogo”, definiu a presidente.

             O projeto de Lei prevê a criação uma Câmara de acordos diretos entre os credores e a Secretaria de Fazenda e a Procuradoria-Geral do Município de Uruguaiana para a satisfação dos créditos instituídos através de Precatórios.

Empresa reguladora do serviço de água é ouvida por CPI

        Na oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito instituída para apurar a Concessão do Serviço de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Uruguaiana desta sexta-feira, dia 7 de agosto de 2015, foi ouvido o diretor-geral da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS), Luiz Henrique Mangeon.

      O representante da autarquia esclareceu as disposições do serviço que deve ser prestado pela agência, estabelecido através de convênio com a Prefeitura firmado em 2011. Trata-se de ações regulatórias para manutenção da qualidade e fiscalizatórias para cumprimento dos termos contratuais. Conforme a explanação, durante os anos de vigência do convênio foi realizada auditoria na empresa Odebrecht em 2013 e se tem prevista a próxima para setembro.

            A atividade de fiscalização é compartilhada com a Comissão Municipal de Fiscalização da Prefeitura. De acordo com Mangeon, esses primeiros anos de trabalho tiveram a regulação como foco, sendo elaboradas normas disciplinadoras e considerados indicadores de qualidade do serviço prestado em Uruguaiana.

           Os parlamentares questionaram os aumentos das tarifas, a cobrança sobre a efetivação do contrato e o cumprimento das normas ambientais. O diretor salientou que a atuação da Agência iniciou após a assinatura do contrato entre Foz e município.

CPI realizará três oitivas nos próximos dias

            Nesta semana, a Comissão Parlamentar de Inquérito realizará três oitivas para subsidiar o trabalho de apuração do contrato firmado entre município e empresa concessionária do Serviço Público de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário. Os depoimentos foram agendados para as 18h30mim no plenário da Câmara Municipal.

               Nesta segunda-feira, dia 10 de agosto de 2015, será ouvida na condição de testemunha a vereadora Josefina Soares. No dia 12, quarta-feira, deverá prestar esclarecimentos a diretoria da Corsan e no dia 14, sexta-feira, será convocado a depor o ex-procurador geral do Município e 1º Presidente da Comissão de Fiscalização do Município, o advogado Caciano Sgorla Ferreira.

Sindicam e Setran reúnem-se na Comissão de Serviços

         A discussão sobre demanda apresentada pelo Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens Nacionais e Internacionais de Uruguaiana à Comissão de Serviços Municipais da Câmara teve continuidade em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, dia 7 de agosto de 2015. O assunto pautado pelo vereador Marcelo Lemos (PDT) foi tratado na presença dos vereadores Rafael Alves (SDD), Egídio Carvalho (PSDB), Ronnie Mello (PP) e Jussara Osório (PSDB), do presidente do Sindicam, Paulo Pedro Paulo Dutra e do secretário Municipal de Segurança e Trânsito, José Clemente Corrêa.

             Durante o encontro foi debatido o cumprimento do decreto municipal que trata do tráfego de cargas pesadas no perímetro urbano limitado pelas rodovias BR 290 (avenida Assis Brasil) e BR 472 (avenida Silveira Martins), e anéis de contornos de acesso à cidade, também sobre a necessidade de transbordo exigido para cargas divisíveis com mais de seis toneladas.

            De acordo com o apresentado pelo presidente do Sindicam, há profissionais e empresas infringindo a legislação que exige Licença Especial, mediante o recolhimento da taxa de manutenção e conservação de vias públicas, de cargas que, por questões de segurança e normas técnicas, impossibilite seu fracionamento.

               As informações serão apuradas pela Secretaria Municipal de Trânsito. Segundo o secretário Clemente, os decretos são cumpridos e fiscalizados de acordo com as possibilidades limitadas pela estrutura de pessoal da SETRAN. “Não expediremos licenças em desconformidade com a Legislação”, declarou Clemente em relação à solicitação da categoria intermediada pela Comissão da Câmara.

Informações sobre processos judiciais serão solicitadas ao Executivo

               A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul solicita ao Prefeito que determine a Procuradoria-Geral o envio ao Poder Legislativo de informações sobre processos judiciais do município. Trata-se da listagem de processos, a partir de 2013, que geraram bloqueios judiciais nas contas do município, também da cópia dos respectivos recursos interpostos pela procuradoria para o cancelamento dos atos e a consequente devolução ou não dos recursos bloqueados aos cofres públicos.

         De acordo com o vereador Ronnie Mello (PP), a atividade é necessária para esclarecer a situação financeira do município. “Recebemos informações que não houve providências quanto a impetração de recursos nos processos trabalhistas, o que impossibilitou a reversão do quadro e representa omissão do Executivo”, frisou.

            O assunto foi tratado na reunião da Comissão na quarta-feira, dia 5. Durante a discussão, o vereador Marcelo Lemos (PDT) destacou a importância do retorno do Poder Executivo sobre o assunto, assim como o empenho do Legislativo, através de solicitações como estas para o cumprimento do papel fiscalizador do Parlamento.

 

7 de agosto de 2015

Iniciativa do Legislativo aponta solução para crise financeira do município

       Ontem, dia 6 de agosto de 2015, nas dependências do Fórum Trabalhista de Uruguaiana, a presidente do Poder Legislativo, vereadora Jussara Osório, foi recebida pela presidente do TRT-RS, desembargadora Cleusa Regina Halfen e pelo Juiz da Vara de Conciliação dos precatórios do TRT -RS, Marcelo Bergmann, após a solenidade de implantação do sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho. Na oportunidade, as autoridades do Legislativo e do Judiciário trataram sobre o pedido protocolado na Secretaria da Presidência do TRT, no último dia 5. Este solicitava a mediação do órgão para unir as esferas interes

                 A desembargadora e o magistrado louvaram o Legislativo pela iniciativa que demonstra preocupação e interesse da Casa sobre o tema. A presidente do Tribunal deferiu o pedido de mediação, segundo ela, por ser a única forma para que todos juntos cheguem numa solução pacífica e definitiva do problema da dívida municipal. Conforme o esclarecido pela desembargadora, caso ocorra o contrário poderá haver uma intervenção da Justiça na administração local. Esta medida é utilizada apenas nas graves irregularidades, como nos casos de recusas sistemáticas no cumprimento de precatórios, criando situações que podem conduzir ao estado de total insolvência do ente político.

              Também estiveram presente na reunião o vereador Ronnie Mello, o Presidente da OAB local, Maurício Felix Blanco, e o núcleo jurídico da Casa Legislativa. A Câmara requereu também a participação dos sindicatos das categorias envolvidas no assunto, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do Estado, OAB, e principalmente do Poder Executivo local.

               A presidente do Tribunal do Trabalho anunciou que a reunião deverá acontecer em Porto Alegre, em data a ser por ela aprazada após contatar com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, que controla os pagamentos dos precatórios. Segundo informações obtidas na reunião, o Tribunal de Justiça vê a situação de Uruguaiana com preocupação pelo descumprimento de acordos do Poder Executivo.

sadas em solucionar os problemas gerados pelas dívidas do Executivo, diante dos processos trabalhistas e cíveis.

Agergs será ouvida por CPI

       Nesta sexta-feira, dia 7 de agosto de 2015, será ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito instituída para apurar a Concessão do Serviço de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Uruguaiana o representante da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS). A oitiva inicia às 18h30min para esclarecimentos do órgão que trata da normatização e fiscalização de serviços públicos no Estado.

Passagem de sesquicentenário de livro espírita é registrada na Câmara

          Este mês são celebrados 150 anos do lançamento do livro “O Céu e o Inferno”, de autoria de Allan Kardec. Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 6 de agosto de 2015, por proposição do vereador Luis Gilberto Risso (PMDB), o representante da União Municipal Espírita, Marcelo Duarte de Carvalho Ribeiro, explanou sobre a importância capital da obra para a doutrina espírita.

                De acordo com o Ribeiro, o livro apresenta as definições sobre o céu e o inferno, não como dimensões geográficas, mas de acompanhamento na terra e de consequências no plano espiritual. Dessa maneira, colocando de maneira acessível o conhecimento sobre a doutrina espírita.

                  Na oportunidade, foram colocados como aspectos de sustentação da doutrina a ciência, a filosofia e a fé. Também a ineditismo do conceito de imortalidade do espírito e do respeito a todas as religiões. “A doutrina espírita vem trazer a luza aos olhos dos cegos e amor aos olhos dos homens, é isso que precisamos. Reconhecer a verdade, a mensagem de Jesus, a soberania de Deus e o amor em nossos corações”, manifestou Ribeiro.

rita, Marcelo Duarte de Carvalho Ribeiro, explanou sobre a importância capital da obra para a doutrina espírita.

Utilização do Juventude pela Unipampa é indicada pelo Parlamento

           Será indicada pelo Poder Legislativo a realização de convênio entre prefeitura e Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, para utilização das dependências do Juventude Atlético Clube pela instituição de ensino superior. A proposição do vereador Ronnie Mello (PP) foi aprovada pelos parlamentares na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 6, e solicita o estudo da viabilidade da Unipampa desenvolver atividades práticas dos cursos de Educação Física e Fisioterapia na estrutura do local. “Pedimos a análise desta possibilidade para colocar à disposição mais um espaço de trabalho de extensão da Universidade em Uruguaiana”, afirmou Ronnie.

6 de agosto de 2015

 

Legislativo sugere facilidades para exame em equinos

            Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 6 de agosto de 2015, foi aprovado requerimento solicitando ao Poder Executivo que estude formas de facilitar o exame de mormo e anemia em cavalos. A sugestão do vereador Egídio Carvalho (PSDB) é referente ao exame exigido pela inspetoria veterinária para trânsito de animais. A medida é preventiva à doença infectocontagiosa que pode atingir o homem, e considera o surto da zoonose apresentada em julho.

                 Durante a discussão do requerimento, o proponente afirmou a preocupação com a saúde animal e chamou atenção para a proximidade dos festejos farroupilhas. “O exame é exigido par ao trânsito dos animais e proprietários de cavalos precisarão estar aptos com os diagnósticos”, afirmou Egídio.

Sindicato dos Transportadores Autônomos apresenta demandas à Comissão

            A Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal reuniu-se nesta quarta-feira, dia 5 de agosto de 2015, com o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens Nacionais e Internacionais de Uruguaiana, por proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT). Os integrantes da omissão Egídio Carvalho (PSDB), Gilberto Risso (PMDB), Marcelo Lemos e Ronnie Mello (PP) receberam do presidente da entidade, Pedro Paulo Dutra, as considerações sobre a regulamentação e transporte de cargas na Avenida Setembrino de Carvalho.

             Através de Decreto de 2006, é proibido na via o tráfego de cargas com mais de seis toneladas. O descumprimento da norma e a falta de fiscalização prejudicam a categoria representada pelo Sindicam. “Na prática vemos o acesso de veículos com todos os tipos de cargas, assim burlando o que há decretado no município e infringindo o direito da nossa categoria”, declarou Dutra. No encontro com os parlamentares foi apresentado o requerimento solicitando providências sobre as demandas. Entre o destacado está a situação dos veículos com cargas divisíveis que estão valendo-se de licença, considerada arbitrária pela classe.

Câmara intervém por criação de força tarefa para resolver endividamento municipal

              Defendendo a ideia de que é imprescindível buscar alternativas para a crise financeira do município, a presidente do Poder Legislativo, vereadora Jussara Osório, provocou a criação de uma força tarefa como proposta efetiva de encontrar soluções à administração. Com apoio de todos os membros da Mesa Diretora e endossada pelos demais parlamentares, o objetivo é articular uma equipe de trabalho que trate do endividamento de Uruguaiana. “É reconhecida a situação financeira pela qual passa o município. Dessa forma nos comprometemos com a sociedade e assumimos nossa responsabilidade para que cheguemos a um novo consenso sobre o pagamento da dívida judicial do município”, registra Jussara.

              Nesta quarta-feira, dia 5 de agosto de 2015, foi entregue à Chefia do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região pela assessora jurídica da Câmara Cláudia Pires e representante da Mesa Diretora, vereador Rafael Alves, o documento indicando ao TRT a ação. “Estamos nos movimentando para modificar este cenário decorrente de uma má gestão administrativa e da falta de uma programação e pagamento das condenações judiciais, que há tempo não vêm sendo implementadas”, declarou a presidente da Câmara ao afirmar que a crise depende de uma série de medidas concretas a serem tomadas pela administração municipal.

                 A sugestão partiu de uma reunião entre a presidente Jussara e a Ministra do TST, Maria Helena Mallmann, em meados de julho. A proposição envolve poderes Legislativo e Poder Executivo, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e a Ordem de Advogados do Brasil. Assim, os parlamentares buscam mediação para que os debates ocorram no Tribunal, vislumbrando as propostas negociadas entre Poder Executivo e Poder Judiciário, porém não cumpridas.

Ações do documento