Notícias

Uruguaianense membro da Academia de Letras é reconhecida pelo Parlamento

Na sessão ordinária dessa terça-feira, dia 8, utilizou o espaço da tribuna livre o representante da escritora, Dêinely Chaiane Maretoli Deferrari, seu pai, Daniel Deferrari. Por proposição do vereador Gilberto Risso (PMDB), foi divulgado e reconhecido o trabalho da uruguaianense residente em Santa Catarina que em outubro foi diplomada com membro da Academia de Letras do Brasil - ALB Seccional Criciúma.

                 Chai Deferrari publica sua obra em seu blog pessoal: chaideferrari.blogspot.com.br, é formada em Hotelaria e pós-graduada em MBA Gestão Empresarial. De acordo com sua descrição, inspira-se no cotidiano, em conversas aleatórias e lugares ou ainda com algo que possa sentir, vendo e ouvindo para suas criações.

Vereadores recebem general de brigada

Na manhã desta segunda-feira, dia 7, foi recebido pelos parlamentares o General de Brigada, Wilson Mendes Lauria, Comandante da 2 BCMec. Brigada Charrua. O presidente, vereador Adalberto Silva (PP), vice-presidente, Rafael Alves (SDD), 1ª secretária, Josefina Soares (PP), 2º secretário, Egídio Carvalho (REDE), 3ª secretária, Jussara Osório (PSDB), e vereadores Irani Fernandes (PP), Marcelo Lemos (PDT) e Ronnie Mello (PP) conversaram no gabinete da presidência com a autoridade militar em visita de cortesia à Casa Legislativa.

Sessão solene prestará homenagem às mulheres

O Dia Internacional da Mulher será registrado pela Câmara Municipal em sessão solene. O evento acontece nesta segunda-feira, dia 7, às 19h, para a entrega dos troféus “Mulher Cidadã” a três mulheres com relevantes serviços prestados à comunidade de Uruguaiana.

              Na oportunidade, será reconhecida a atuação na sociedade de Vera Maria Rodrigues de Camargo, do 21º Núcleo do CPERS/Sindicato por indicação do vereador Rafael Alves (SDD); de Mariana Franco Tellechea da Comissão das Produtoras Rurais de Uruguaiana por sugestão do vereador Ronnie Mello (PP) e de Maria Hilda Marsiaj Pinto da Procuradoria da República por proposta da vereadora Jussara Osório (PSDB). 

100 anos de agências bancárias no RS são registrados na Câmara

A Mesa Diretora da Casa Legislativa convidou a gerência da Agência do Banco do Brasil no município para registrar a passagem da centenária da empresa no Rio Grande do Sul. Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 3, utilizou o espaço da tribuna livre o gerente em Uruguaiana, Reovaldo Antônio Terlan, para explanar sobre as atividades previstas para a comemoração.

            Em Uruguaiana, a agência foi implantada há 95 anos. Durante a manifestação, Terlan destacou entre as ações do BB o apoio às micro e pequenas empresas, a colaboração no desenvolvimento do agronegócio, as condições para financiamentos e a empresa como única que tem linha de crédito especial para pessoas com deficiência. “É importante termos a possibilidade de dividir com os legítimos representantes da sociedade a nossa estima e ações ao longo de cem anos”, registrou o gerente sobre a participação na reunião.

 

Legislativo empenha-se pela garantia do “Passe Livre”

Os problemas na vigência da utilização do “Passe Livre” pelos cidadãos de Uruguaiana foram tratados pela Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor nesta quarta-feira, dia 2. O presidente da Comissão, vereador Carlos Eduardo Alves (PMDB), vice-presidente, Irani Fernandes (PP), Marcelo Lemos (PDT), Rafael Alves (SDD) e representando a Mesa Diretora, vereadora Josefina Soares debateram o assunto com representantes do CAPS, AADUR e das empresas de transporte público.

           Na ocasião, o vereador Irani contextualizou o impasse e explicou a concessão de liminar que autorizou a suspensão do direito garantido em Lei Municipal aos beneficiários do “Passe Livre”. “Não houve sensibilidade do Poder Executivo para a discutir adequações na lei e evitar o prejuízo a todos”, afirmou o vereador Irani. Os parlamentares acompanham o assunto e as buscaram solução para assegurar o transporte gratuito às pessoas com deficiência e idosos.

Comissão avaliará denúncia sobre Guarda Municipal

A Comissão de Serviços Municipais e Segurança Pública recebeu nessa manhã, dia 2, informações sobre a gestão do trabalho da Guarda Municipal. Os vereadores, presidente da Comissão, Marcelo Lemos (PDT), Rafael Alves (SDD), Jussara Osório (PMDB), Ronnie Mello (PP) e Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB) receberam o denunciante Vilson Messa que integra a instituição desde 2004.

             Entre as situações indicadas como irregulares pelo acusador está inadequação da Legislação quanto ao Plano de Carreira Única e Plano de Cargos e Salários, conforme prevê Lei Federal. Também apresentou preocupação com as atribuições conferidas aos servidores da Ronda Ostensiva Municipal Urbana e com o Equipamento de Proteção Individual. A Comissão averiguará os dispositivos apresentados sobre o cumprimento da legislação.

 

 

Trabalho por “Casa Comum” é destaque em primeira sessão ordinária

A primeira sessão ordinária deste período legislativo realizada ontem, dia 1, contou com a presença do Bispo, Dom Aloísio Alberto Dilli. Os objetivos da Campanha da Fraternidade 2016 foram apresentados aos que acompanharam a reunião. Tendo “Casa Comum, nossa responsabilidade” como Tema e “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24) como Lema, a campanha ecumênica busca informar e assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, com vistas às políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum. Na oportunidade, os vereadores e servidores receberam da autoridade eclesiástica a benção para o início dos trabalhos regulares da Casa Legislativa.

Rua do João Paulo poderá ser chamada de Luiz Alberto Maia de Medeiros

Projeto de Lei que denomina a rua 12 situada no Bairro João Paulo II e Salvador Farraco de “Luiz Alberto Maia de Medeiros” será encaminhado para análise das Comissões Técnicas da Casa Legislativa conforme definido na sessão ordinária desta terça-feira, dia 1. A matéria de autoria do vereador Rafael Alves (SDD) prevê homenagem ao ex-presidente da Câmara Municipal em 1994. Luiz Alberto Maia de Medeiros foi advogado atuante em Uruguaiana e região, além de ter reconhecidos trabalhos desenvolvidos pela comunidade ao longo da vida.

Parlamento questiona atenção do governo sobre casos de mormo

Informações sobre as providências tomadas sobre a incidência da doença “mormo” nos cavalos da região serão solicitadas pelo Poder Legislativo de Uruguaiana. Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 1, foi aprovado requerimento de autoria do vereador Gilberto Risso (PMDB) questionando o acompanhamento do governo estadual sobre os casos de transmissão da bactéria. O documento será encaminhado ao Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. “Não podemos deixar cair no esquecimento as medidas de prevenção e tratamento dessa doença que tanto afetou tanto nossa região”, salientou Risso ao registrar os prejuízos e transtornos causados pelo surto da doença ocorrido ano passado.

Atualização sobre beneficiários isentos do IPTU é indicada

A primeira indicação da Câmara Municipal ao Poder Executivo este ano é de alteração no Código Tributário que trata das isenções do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. A proposta aprovada na sessão ordinária desta terça-feira, dia 1, de autoria do vereador Irani Fernandes (PP) busca atualização do valor em vigor para o cidadão ter direito à isenção de IPTU. De acordo com a legislação, são isentos viúvos e viúvas, menores órfãos, pessoas com idade acima de 65 anos, pessoas com doenças crônicas de caráter irreversível e pessoas definitivamente incapazes para o trabalho, desde que sejam proprietários de um único prédio e que não recebam com os demais ocupantes do imóvel o valor correspondente a 400 URM por mês, equivalente a R$ 1.128,12.

                     “Temos vários uruguaianenses, por exemplo casais de idosos, que recebem dois salários-mínimos, perfazendo um total de R$ 1.760,00 na renda conjunta, ficando assim fora do requisito para isenção”, elucidou Irani sobre a necessidade de alteração do montante de URMs neste dispositivo da Lei. “Percebemos que as pessoas que antes se beneficiavam com a isenção perderam o direito devido à distorção no valor, tendo que voltar a pagar novamente o IPTU e comprometendo sua capacidade de comprar alimentos e remédios”, conclui o parlamentar.

 

 

 

Agergs faz Consulta Pública sobre serviço de água e esgoto

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) que trata da normatização e fiscalização do serviço prestado pela empresa concessionária de abastecimento, água potável e esgotamento sanitário em Uruguaiana está realizando Consulta Pública sobre proposta de Novo Regulamento do Serviço. O Poder Legislativo relembre que até segunda-feira, dia 29, está disponível para consulta, contribuições ou dúvidas no site da Agergs a proposta com alteração das normas para Odebrecht Ambiental.

              A Consulta Popular permite que cidadãos opinem e apontem mudanças nas normas regulatórias estabelecidas. Os vereadores acompanham o processo e anexaram as indicações originadas dos estudos da Comissão Parlamentar de Inquérito, instalada ano passado, com sugestões de redução de tarifas e formatação da fiscalização. 

Lideranças políticas recebem deputada estadual

Nesta quinta-feira, dia 25, vereadores e lideranças políticas de Uruguaiana receberam na Câmara Municipal a Deputada Estadual, Any Ortiz (PPS). Estiveram no encontro com a parlamentar o presidente do Legislativo Municipal, vereador Adalberto Silva (PP), vereadores Ronnie Mello (PP) e Irani Fernandes (PP), vice-prefeita, Nerai Kaufmann e correligionárias do PPS.

           Na oportunidade foram tratadas questões locais e ações da deputada no Estado. Ainda foi debatida a ascensão social e política das mulheres, registrando o ano histórico de 2016 na Assembleia Legislativa que tem a primeira mulher no cargo de presidente em 180 anos. 

Promotores da Paz são reconhecidos no Parlamento

Cidadãos que destacam-se pelas ações desenvolvidas pela promoção, manutenção e divulgação da paz foram homenageados na noite desta quarta-feira, dia 24, na Câmara Municipal. Na programação da 20ª Semana da Paz de Uruguaiana foi realizada sessão solene presidida pelo vereador Adalberto Silva (PP), secretariada pelo vereador Marcelo Lemos (PDT), Irani Fernandes (PP), Ronnie Mello (PP), Egídio Carvalho (REDE), Fernando Tarragó (PSDB).

         Os diplomas de “Mensageiro da Paz” foram conferidos a Leonardo Tomazzini Liscano e Vander Manoel Freitas Corrêa por indicações dos vereadores de Uruguaiana. Na oportunidade foi reconhecido o trabalho pela paz desempenhado por Alceu Paz Lopes e in memorian por Sônia Terezinha Fernandes.

            Ainda estiveram no evento a presidente da Comissão, Joice Rezes e integrantes do MTG; prenda da Paz, Etiele Jardim; vice-prefeita, Nerai Kaufmann; representante da 2ª BCMec-Brigada Charrua, Major Daniel Simões Santos; Delegado Fluvial, Cap. de Corveta, Gutemberg de Freitas e Bispo da Diocese Uruguaiana, Aluísio Dili. 


Ver. Ronnie, Liscano e Ver. Adalberto

 Ver. Ronnie, Liscano e Ver. Adalberto Silva

Vander Corrêa e Presidente, Ver. Adalberto

Eliane Rezes, subcoord. da 4ª Região do MTG entregou homenagem

Entrega da homenagem a Alceu Lopes


Metas fiscais do final de 2015 serão apresentadas na Câmara

A Câmara Municipal de Uruguaiana realiza na próxima sexta-feira, dia 26, às 10h, audiência pública para apresentação do cumprimento das metas fiscais do 3º semestre e resultados do exercício de 2015. O evento promovido pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa oportuniza a demonstração e a avaliação do planejado e executado entre setembro e dezembro no que se refere aos gastos e aos investimentos do município.

            Esta audiência pública é o momento que a comunidade pode conhecer a origem das despesas e da receita do município, manifestar-se sobre a administração financeira e questionar as autoridades sobre aplicação de verbas em Uruguaiana. 

Aplicação de lei sobre uso de carroças é solicitada

Na reunião da Comissão Representativa realizada ontem, dia 23, foi aprovado requerimento solicitando a aplicação da Lei Municipal que regulamenta a uso de veículos de propulsão animal. A matéria de autoria do vereador Irani Fernandes (PP) busca resolver os problemas identificados no perímetro urbano por equinos e bovinos. Entre eles, acidentes em razão dos animais soltos pelas ruas e situações de maus tratos.

             A legislação prevê os direitos e deveres dos condutores de carroças, limita o peso de cargas, coibi o abuso e estipula horário permitido de circulação. De acordo com o vereador Irani, em 2014, foi realizado registro e licenciamento dos veículos, entretanto é necessária atualização dos cadastros, contínua fiscalização e acompanhamento do poder público sobre o assunto.

Ações do documento