Notícias

“Táxi Acessível” é indicado pelo Parlamento

Projeto que visa possibilitar a concessão de serviço de “Táxi Acessível” em Uruguaiana será indicado pela Câmara Municipal ao Poder Executivo. De autoria dos vereadores Irani Fernandes (PP), Gilberto Risso (DEM) e Egídio Carvalho (Rede), a matéria aprovada na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 12, solicita estudo da viabilidade desta proposta que busca garantir o serviço de táxi a todos os cidadãos.Conforme o vereador Irani, os veículos deverão ser adaptados com plataforma elevatória na extremidade traseira ou lateral, de acordo com planta do equipamento aprovado pelo órgão municipal competente. Além disso deverá ter identificação por adesivo do símbolo universal de sua utilização por pessoas com deficiência e capacidade para transportar até dois acompanhantes. LEIA MAIS...

          O serviço adaptado será remunerado pelo usuário conforme a tabela tarifária do táxi convencional, os motoristas deverão comprovar comprovação em curso específico sobre transportes de pessoas com deficiência e os veículos podem atuar normalmente como convencional. A Indicação deve-se por ser prerrogativa do Poder Executivo versa sobre concessão de licença. 

           “A nossa proposta é um tipo de serviço, nunca antes oferecido, que ajudará no exercício da cidadania, facilitando o acesso a outros direitos, como saúde, trabalho, lazer, educação oferecido com conforto, segurança e tarifa justa”, finalizou o vereador Irani.  

UNITAXI apresenta aplicativo e criação de sindicato

Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 12, o espaço da tribuna livre foi utilizada pela União dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares de Uruguaiana (UNITAXI). O representante, Vitor Maia, explanou sobre os objetivos da instituição e a criação do novo sindicato por proposição do vereador Rafael Alves (PMDB). LEIA MAIS...

            Durante a apresentação, foi destaque a utilização de aplicativo de celular para contato com os motoristas de táxis implantado no município há cerca de 15 dias. “É uma inovação para o nosso serviço, uma facilidade aos usuários”, afirmou Maia.

             Na oportunidade foi relatado o trabalho da entidade organizada para atender demandas e unir a categoria e anunciado o encaminhamento de documentação para fundação de Sindicato para os taxistas no município. 


Dificuldade operacional na aduana será levada pela Câmara ao Senado

O impasse aduaneiro enfrentado pelos profissionais do comércio internacional na aduana em Uruguaiana será informado ao Senado Federal. Na última quinta feira, dia 12, foi aprovado no Legislativo Municipal requerimento de autoria do vereador Ronnie Mello (PP) solicitando envio de correspondência à Senadora Ana Amélia Lemos com a comunicação sobre a dificuldade e pedido de providências junto aos órgãos competentes no Governo Federal. De acordo com o apresentado, a falta de uniformidade nas decisões e entendimentos de órgãos intervenientes da aduana, onde os mesmos por força dos acordos internacionais existentes deveriam ter suas ações revestidas por resoluções harmônicas, tem afetado a segurança jurídica dos operadores do comércio bilateral entre Brasil e Argentina.LEIA MAIS...

            “Embalagens aferidas que não se adequam às exigências legais da Norma Internacional de Medida Fitossanitária devem retornar ao exterior, porém, por um desentendimento entre MAPA e SENASA, deverão retornar além das embalagens em dissonância com a norma também as mercadorias, o que vai ao desencontro do amparo legal existente”, esclarece ofício anexo ao requerimento de Despachante Aduaneiro, setor diretamente afetado pelas questões expostas.

                  O vereador Ronnie frisou a intranquilidade para quem opera no mercado internacional. “É inadmissível que a autoridade fitossanitária Argentina não reconheça um documento oficial de um Fiscal Agropecuário Federal Brasileiro, sendo que o mesmo possui poder equivalente e ambos operam e fiscalizam em área de controle integrado”, afirmou o parlamentar.

 

Câmara aprova manutenção de contratos dos Agentes de Endemias

Os vereadores de Uruguaiana aprovaram na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 12, projeto de lei que autoriza a manutenção de contratos temporários de Agentes de Combate às Endemias. A matéria tramitou na Casa em caráter urgente e atende a necessidade de excepcional interesse público, da Secretaria Municipal de Saúde, considerando a “Situação de Emergência em Saúde Pública Nacional” no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e chikungunya. LEIA MAIS...

              A autorização mantém os contratos pelo período de 12 meses do objeto do Processo Seletivo Simplificado 12, selecionados através de prova objetiva, de caráter eliminatório e aproveitamento em curso introdutório de formação inicial e continua, que se constituiu em requisito à contratação. Na ocasião, o presidente do Poder Legislativo, vereador Adalberto Silva,  frisou o importante trabalho destes profissionais para identificação dos focos e combate ao mosquito.

 

Dia Mundial da Luta contra o Lúpus é celebrado na Câmara Municipal

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 10, presidida pelo vereador João Adalberto da Rosa e Silva (PP), fez uso de Tribuna Livre o especialista em Lúpus da região, o médico Tomé Gustavo Marques de Souza. A oportunidade requerida pelo vereador Irani Fernandes (PP) possibilitou a explanação sobre o Dia Mundial da Luta contra o Lúpus, celebrado hoje. LEIA MAIS...

                  Lúpus é uma doença autoimune, quando o corpo produz anticorpos contra si, que afeta pele, articulações, rins, cérebro e demais órgãos. É caracterizada pela desregulação do sistema imunológico e considerada uma das patologias mais complexas. O proponente, vereador Irani, destacou a importância de realizar ações de conhecimento sobre assuntos como o Lúpus ainda tratados como tabu pela sociedade. Também registrou a aprovação na Câmara Municipal do Projeto de Lei que institui essa como a Semana Municipal de Atenção a Pessoa com Lúpus e a tramitação no Senado de projeto de lei que beneficia pessoas em tratamento.

                  O médico, que trabalha há 10 anos na área, esclareceu dúvidas sobre causas, sintomas, diagnósticos e tratamento.

-Causas: são desconhecidas, entretanto acredita-se que hajam condições desencadeadoras da patologia como: genética, hormônios e fatores ambientais.

- Sintomas: os mais comuns são fadiga, cansaço, desânimo, febre, linfadenomegalia e cefaleia.

- Diagnóstico: dá-se a partir dos sintomas clínicos e realização de exames laboratoriais.

- Tratamento: Existem medidas preventivas a serem tomadas pelos pacientes como: uso do protetor solar e dieta restrita em açúcar e gordura, além do uso de remédios.

Legislativo aprova redistribuição de verbas da educação

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou na sessão ordinária desta terça-feira, dia 10, o projeto de Lei do Poder Executivo que buscava autorização para abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente de R$ 4.442.188,99. O valor remaneja verbas de rubricas da própria Secretaria Municipal de Educação, de superávit financeiro vinculado ao Programa Salário Educação e de aporte vinculado ao Programa Nacional Proinfância. Os recursos serão direcionados ao Ensino Fundamental na ampliação da oferta de vagas; manutenção e adequação da estrutura física para o regular funcionamento das escolas; execução de programas e/ou projetos de iniciativa da SEMED e outros em parceria com diferentes órgãos e instituições; também ampliação da oferta de vagas em no mínimo 40% em relação à matrícula atual, com adaptações e construção de novas escolas, sendo uma de Educação Infantil no interior.

Dia de Combate ao Bullyng e à Violência Escolar será analisado por Comissões

As Comissões Técnicas da Casa Legislativa apreciarão projeto de Lei que institui o dia 7 de abril como “Dia Municipal de combate ao bullying e à violência na escola”. A matéria de autoria do vereador Rafael Alves (PMDB) apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 10, busca a realização de atividades de conscientização e de prevenção do problema.

               A data instaurada nacionalmente em referência ao massacre de Realengo, onde 12 crianças foram assassinadas a tiros por autor que enfrentou na infância situações de bullying, em Uruguaiana deverá vislumbrar ações do poder público, instituições de ensino, imprensa e outras entidades. Este assunto é tratado na Lei Municipal AntiBullyng (n.º 4.010/10) que dispõe sobre o desenvolvimento de política “antibullying” por instituições de ensino e de educação infantil, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, de autoria do vereador.

               De acordo com Rafael, a prática comum em todos os educandários do município deve ser trabalhada. “Desde 2010, viemos ministrando palestras dando visibilidade ao tema e buscando coibir a prática. Estamos disponíveis às escolas para tratar do tema, conscientizando crianças e jovens sobre suas consequências”, concluiu.

 

Comissão trata com comunidade sobre PL do Sistema Integrado de Transporte

O Projeto de Lei que institui o Sistema Integrado de Transporte Público Municipal de Passageiros em tramitação na Câmara Municipal foi tratado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação nesta segunda-feira, dia 9. Em reunião presidida pelo vereador Irani Fernandes (PP), com a presença dos vereadores Marcelo Lemos (PDT), Gilberto Risso (DEM), Josefina Soares (PP), Jussara Osório (Rede) e Fernando Tarragó (PSD), representantes do Poder Executivo, de entidades em defesa de pessoas com deficiência, idosos e interessados foram debatidas as disposições da matéria. Na ocasião foi demonstrada a preocupação com o atendimento à lei que garantem direitos das pessoas com deficiência e assistidas pela Lei do Passe Livre. A partir da reunião serão formuladas emendas ao projeto com as reivindicações apresentadas. O projeto pode ser consultado na íntegra no site da Câmara, na página de Projetos.

Legislativo trabalha sobre implantação de E-social e LicitaCon

Na manhã desta sexta-feira, dia 6, estiveram reunidos no gabinete do presidente, vereador Adalberto Silva (PP), servidores da Câmara Municipal para tratar sobre a implantação dos novos sistemas de softwares da Casa. Na pauta esteve a aplicação das ferramentas de controle que o Tribunal de Contas de Estado exige para licitações e contratos (LicitaCon) e a Receita Federal gestiona sobre o controle de gestão de pessoal (E-social). Os sistemas facilitam o monitoramento dos atos administrativos realizados pelo Legislativo de acordo com o diretor da Casa, Loeci Albeche.

Inclusão social foi destaque na Câmara

Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 5, necessidade de atenção à educação inclusiva e à acessibilidade foi salientada. Através de requerimento e indicações apresentados pelo vereador Irani Fernandes (PP) em plenário, a Câmara Municipal encaminhará ao Poder Executivo as solicitações. LEIA MAIS SOBRE AS PROPOSIÇÕES...

                 Em requerimento, o parlamentar pede que seja informada às instituições privadas de ensino no município a proibição de cobrança de valores adicionais de qualquer natureza nas mensalidades, anuidades e matrículas para assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, assim como os dispositivos do Estatuto da Pessoa com Deficiência que versa dos direitos como condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva. As informações serão enviadas às instituições de ensino para conhecimento e cumprimento e ao PROCON/UR e ao Conselho Municipal de Educação para fiscalização.

               A contratação de profissionais em Libras para atuarem nos espaços de atendimento especializado nas escolas do município e o oferecimento de educação em Libras para os auxiliares pedagógicos recém-contratados pela Prefeitura serão indicados ao Poder Executivo. De acordo com Irani, o objetivo é ampliar de forma igualitária as habilidades funcionais dos profissionais de educação e democratizar o ensino. Também será solicitada a construção de novo sanitário público na Praça Barão do Rio Branco, com acessibilidade, sanitário adaptado e fraldário; e dotação de acesso à cadeirantes ao Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa.

 

Câmara requer informações sobre processo licitatório para Plano de Mobilidade Urbana

Informações sobre o Processo Licitatório referente ao Plano de Mobilidade Urbana são solicitadas pela Câmara Municipal ao Poder Executivo. Através de requerimento de autoria do vereador Rafael Alves (PMDB), o Legislativo pede, com a máxima brevidade, cópia da documentação, dos empenhos direcionados a empresa vencedora, dos aditivos e datas realizados das notas fiscais liquidadas e não pagas, das notas fiscais pagas, assinadas por quem recebeu e as respectivas datas dos pagamentos. Conforme o vereador proponente, a ação busca o entendimento e a justificativa detalhada das despesas com o processo e a coerência sobre a contratação. “Temos conhecimento que valores acordados estão sendo ultrapassados. Requeremos as informações para fiscalizar, de acordo com nosso papel de vereador, os atos administrativos do Executivo”, concluiu Rafael.

Legislativo apreciou projetos que buscavam financiamentos junto ao BRDE

A Câmara Municipal de Uruguaiana definiu o arquivamento dos projetos de Lei que buscavam autorização para o município contratar operação de crédito para obras de qualificação das vias de transporte público urbano e de construção do Parque do Rio Uruguai. Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 5, os parlamentares aprovaram os pareceres desfavoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa Legislativa sobre os programas do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). LEIA MAIS...

Irregularidades em comum

             Conforme o exposto, os dois projetos têm desconformidades com a legislação vigente. Ambos ferem o que preceitua a Lei de Responsabilidade Fiscal no que refere-se aos índices de despesas com pessoal do Poder Executivo. O parecer apresenta que no relatório de Gestão Fiscal do 2º quadrimestre do 2015 a despesa foi de 55,81%, sendo o limite máximo de 54% definido pela LRF. No 3º Quadrimestre o índice resultou em 56.59%, ou seja aumentando o comprometimento do gasto em relação ao anterior. A Lei de Responsabilidade Fiscal é categórica sobre a proibição do município contratar operações de crédito enquanto perdurar o excesso do percentual limite e no último ano de mandato do Prefeito por 180 dias antes do pleito.

             As matérias também estão em desacordo a Lei Eleitoral nº 9.504/1997 que impede a despesa governamental em ano de votação. A transgressão indica multas, improbidade administrativa e, se for o caso, cassação de registro ou diploma do candidato. O relator dos pareceres, vereador Rafael Alves (PMDB), frisou que a situação financeira do município é grave. Dessa forma, as obras propostas pelos projetos não devem ser prioridade dentre as mais variadas ações e setores que se encontram carentes em Uruguaiana, como na área da saúde. As considerações foram acatadas pelos vereadores presentes.

 Especificidades rejeitadas nos projetos

                 No projeto para obras de construção do Parque do Rio Uruguai, no valor de R$ 6.000.000,00, o Poder Executivo equivocou-se em não apresentar documentos relativos a execução da proposta e em utilizar como apoio documentação diversa ao assunto trabalhado. Projetos básicos e memoriais descritivos, com as condições e custos da obra não foram detalhados. O “Memorial descritivo e especificação técnicas e medição da Avenida Marechal Setembrino de Carvalho” utilizado em anexo ao projeto não contribuíram para a justificativa para o “Parque do Rio Uruguai”. 

               Para a matéria que buscava financiamento para a execução de melhorias nas vias de circulação do transporte coletivo no valor de R$ 16.000.000,00 foi apontado que a mesma proposta foi apreciada pelo Legislativo no início deste ano no valor de R$ 8.000.000,00. Ou seja, foi orçada a obra com 50% a mais do valor do primeiro projeto, sem justificativa plausível.  

Explanação sobre o Dia Nacional do Espiritismo é realizada na Câmara

Na reunião ordinária desta quinta-feira, dia 5, presidida pelo vereador João Adalberto da Rosa e Silva (PP), fez uso de Tribuna Livre o presidente da UME (União Municipal Espírita) Uruguaiana, Heitor Darde. A oportunidade requerida pelo vereador Gilberto Risso (DEM) possibilitou a explanação sobre as comemorações do Dia Nacional do Espiritismo, comemorado dia 18 de abril. Durante todo mês de abril foram realizadas atividades referentes à doutrina espírita na 7ª região FERGS (Federação Espírita do Rio Grande do Sul) que compreende as cidades de: Alegrete, Itaqui, Quaraí, São Borja e Uruguaiana. Entre essas estiveram palestras nas Casas Espíritas das cidades com tema: Missão do Espírita na Atualidade.

Câmara presente nos 185 anos do 22º Grupo de Artilharia

A Câmara Municipal de Uruguaiana esteve presente na cerimônia de aniversário do 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado-Grupo Uruguaiana. O presidente do Legislativo, vereador Adalberto Silva (PP) e vereador Irani Fernandes (PP) prestigiaram o evento nesta quarta-feira, dia 4. Na oportunidade foi entregue o Diploma de Amigo da Unidade ao vereador Irani Fernandes pelas contínuas demonstrações de amizade e apoio às atividades desempenhadas pelo Grupo Uruguaiana. MAIS...

Presidente, Adalberto, representou o Legislativo

Comissão providencia abastecimento de água e luz para Nova Esperança II

A Comissão de Serviços Municipais buscou atender as reivindicações de moradores do bairro Nova Esperança II apresentadas ao Parlamento. O presidente da Comissão, vereador Marcelo Lemos (PDT) e vereadora Jussara Osório (Rede) estiveram no local acompanhados do Poder Executivo e de representantes da empresa Odebrecht Ambiental para tratar da falta de abastecimento de água encanada e luz elétrica na área. De acordo com informado, não havia cadastro das residências para a regularizar a situação. A partir da iniciativa da Comissão o encaminhamento será realizado pelos responsáveis.

Ações do documento