Notícias

Associação dos Autistas Sem Fronteira recebe título de utilidade pública

            O parlamento de Uruguaiana reconheceu o trabalho voluntário desenvolvido pela Associação dos Autistas Sem Fronteira (AASF) através da concessão do título de utilidade pública. A declaração foi aprovada a partir de Projeto de Lei do vereador Carlos Delgado (PP) na reunião desta terça-feira, dia 23 de maio.

           Na oportunidade, a presidente da AASF, Maria Aparecida Dorneles, utilizou o espaço da tribuna para relatar as ações e o funcionamento da entidade. “Temos 46 sócios e 25 autistas que participam das atividades realizadas pelos voluntários que incluem três profissionais, como psicopedagogo e musicoterapeuta”, considerou a presidente. O vereador proponente destacou a seriedade e empenho dos envolvidos. “Vemos que todos desempenham suas funções com amor e carinho ao próximo, com dedicação a essa causa nobre”.

            A Associação dos Autistas Sem Fronteiras é uma associação civil, de caráter assistencial, sem fins lucrativos, e de duração indeterminada, que tem por finalidade viabilizar um atendimento de caráter multidisciplinar para crianças e adultos com autismos, bem como suas famílias, buscando a promoção de inclusão escolar, a melhoria na convivência com seus pares, e na vivência em dimensão social.

 

 

Acesso a informações de imóveis tombados pelo município é solicitado

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao Poder Executivo a cópia do livro com registro dos imóveis tombados pelo município.

             O requerimento do vereador Elton da Rocha (PP) foi aprovado na reunião desta terça-feira, dia 23 de maio. Prédios históricos estão sendo destruídos e muitos questionamentos são trazidos ao nosso gabinete sobre a forma como acontecem”, salientou Elton. Também destacou que é necessário maior cuidado com as edificações integrantes e representantes da história de Uruguaiana. O tombamento protege os bens que possuem valor histórico e cultural, caracterizado pela intervenção do Poder Público na propriedade, com restrições administrativas estabelecidas por Lei.

                Durante a discussão da matéria, os vereadores registraram a revogação, no início do mês, de Decreto do Poder Executivo datado de 30 de dezembro 2016, declarando tombados diversos bens imóveis urbanos e sítios históricos localizados no município. “Precisamos fazer o levantamento sobre as decisões, a coerência e a legalidade dos atos de tombamento”, concluiu Elton. 

Comissão delibera encaminhamentos sobre verificação de serviços de guinchos

         A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul reuniu-se extraordinariamente nesta terça-feira, dia 23 de maio, para buscar esclarecimentos sobre procedimentos de recolhimento, permanência e liberação dos veículos recolhidos para os depósitos credenciados do DETRAN/RS.

                  As empresas convidadas para participar, Centro de Registro de Veículos Automotores e Centro de Remoção e Depósito Guincho Fronteira, não compareceram, sendo justificada a impossibilidade da ausência dessa última. O presidente da Comissão, vereador Clemente Corrêa (PSDB), apresentou a documentação em posse da Câmara que enquadra irregularidades no serviço.

               Tratam-se de dois autos de infração com resumo de apreensões de veículos que foram encontrados rodando no dia posterior com as mesmas irregularidades e um registro de boletim de ocorrência com relato explícito de vantagem do condutor por conhecer o proprietário de determinado guincho.

              Participaram da reunião ainda os vereadores vice-presidente da Comissão, Eric Lins (DEM), Suzana Alves (PRB), Vilson Brites (PMDB) e Carlos Delgado (PP). Na oportunidade foi definido agendamento de nova reunião para esclarecimentos de agentes de trânsito e policiais militares sobre o assunto.

Legislativo presente na inauguração de salas de E.M.E.I. Monteiro Lobato

            Na manhã desta segunda-feira, dia 22 de maio, o Parlamento esteve presente no ato que inaugurou a obra de ampliação da E.M.E.I Monteiro Lobato. Os vereadores Carlos Delgado (PP) e Mano Gás (PSDB) participaram do evento na instituição de ensino localizada no bairro União da Vilas.

            A solenidade integra a programação oficial da Semana de Aniversário de 171 anos de Emancipação de Uruguaiana. Na ocasião, foi apresentada a obra que possibilitará a abertura de 80 novas vagas para alunos da educação infantil.

 

 

Mais de 100 anos de trabalho do Rotary são celebrados na Câmara

              A Câmara Municipal de Uruguaiana prestará homenagem ao centenário da Fundação Rotária e aos 112 anos do Rotary Internacional. Em sessão especial, proposta pelo vereador Rafael Alves (PMDB), o Parlamento reconhecerá o trabalho dessas organizações na promoção da paz, a partir do desenvolvimento de serviços humanitários.

             O evento acontece na quarta-feira, dia 24, às 20h, no plenário no Poder Legislativo.

 

 

Presidência recebe diretório do PSDB

          Na manhã desta sexta-feira, dia 19 de maio, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Tarragó (PSD) e vereadores da bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) Clemente Corrêa e Mano Gás receberam a visita de cortesia do presidente do partido, Paulo Inda e do secretário, José Carloto. Na pauta foi discutida a política municipal, regional e nacional.  

Programa voltado à Psoríase recebe apoio da associação Nacional sobre a doença

No dia 9 de maio, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto que institui o Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase.

           Nesta semana, a presidente da Associação Psoríase Brasil, Gladis Lima, entrou em contato com a parlamentar autora da matéria, Suzana Alves (PRB), para parabenizar a iniciativa em Uruguaiana. A autoridade colocou-se à disposição para o trabalho de conscientização, prevenção e tratamento da psoríase proposto pelo Programa. Também ofereceu suporte técnico para o desenvolvimento das atividades no município.

           “É o reconhecimento do nosso empenho e um estímulo para qualificação e aperfeiçoamento das ações que realizaremos em prol dos portadores da doença autoimune”, afirmou a vereadora. A psoríase é caracterizada por manchas na pele, não contagiosa, e está associada a um maior risco de desenvolver artrite psoriática, linfomas, doenças cardiovasculares, doença de Crohn e depressão. 

Assista as reuniões ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal

         Na página oficial da Câmara Municipal de Uruguaiana no Facebook agora conta com as transmissões ao vivo das reuniões ordinárias de terças e quintas-feiras. A partir das 9h30min, os usuários da rede social podem acompanhar as discussões e votações dos vereadores em tempo real.

       Curtindo a página, o cidadão também terá acesso à ordem do dia das reuniões, informações das Comissões Técnicas, atividades do Legislativo. Ainda interagir sobre as matérias postadas e conhecer matérias de relevância da Câmara Municipal.

           A implantação das transmissões foi sugerida pelo vereador Elton da Rocha (PP) e acatada pelo presidente Fernando Tarragó (PSD), visando maior transparência dos atos legislativos e ampliação dos mecanismos de participação da comunidade junto à Câmara.  

             Curta a página cliacando AQUI.

Escola do Legislativo de Uruguaiana inicia formação de acervo

              A Escola do Legislativo de Uruguaiana que deverá ser instituída a partir da aprovação de Projeto de Resolução em análise na Câmara já recebe material didático para utilização. A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e a Assembleia Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul enviaram livros e informativos para consulta que tratam da história do Brasil, cidadania, Constituição Federal e trabalho do Poder Legislativo.

           O objetivo da Escola do Legislativo, proposta da Mesa Diretora, é realizar a qualificação dos vereadores e servidores, e aproximar o parlamento da sociedade. Entre os temas previstos para abordagem da Escola está a orientação para elaboração de leis e para o exercício do poder de fiscalização; capacitar a comunidade em temas afins com as atividades institucionais do Poder Legislativo, e potencializar o debate político de temas de interesse da municipalidade, em especial no aprimoramento do instituto da transparência e da democracia.

             Acompanhe a matéria clicando AQUI.

 

Controle Interno da Casa adequa-se às exigências do TCE

O Projeto de Resolução que trata sobre a estruturação e o funcionamento do Controle Interno no Poder Legislativo foi aprovado pelos vereadores nesta quinta-feira, dia 18.

          A regulamentação da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Fernando Tarragó (PSD), objetiva as adequações do setor, integrando-o à Unidade Central de Controle Interno do Município, conforme exigências legais e do Tribunal de Contas do Estado.

           O Controle Interno visa assegurar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade na gestão dos recursos da Câmara. É responsável pela avaliação da ação governamental e da gestão fiscal dos administradores do Legislativo, através de atividades de orientação, controle e fiscalização dos atos administrativos, primando pela aplicação dos princípios constitucionais e auxiliando diretamente os órgãos de controle externo.

            Essa matéria dá aplicabilidade à Lei Municipal nº 4.695, de 2016, que dispõe sobre a estruturação e o funcionamento do Sistema de Controle Interno no Município.

 

 

Implantação de “Farmácia Solidária” é indicada pelo Parlamento

A criação do programa “Farmácia Solidária” será indicada ao Poder Executivo pela Câmara Municipal.

            A proposta de autoria do vereador Carlos Delgado (PP) visa coleta de medicamentos através de doação para posterior distribuição aos usuários da rede de saúde municipal.

           “Esse projeto traz uma solução para o desperdício e ainda beneficia pessoas que não dispõe de recursos para aquisição de certos remédios”, salientou Delgado. A matéria dispõe sobre o necessário bom estado de conservação dos produtos, a responsabilidade de classificação e estoque por profissional da área farmacêutica, a operacionalização da “Farmácia Solidária”, os critérios de fornecimento e o incentivo e divulgação para campanhas de doações.

         Conforme o parlamentar, por vezes um remédio em falta no Posto de Saúde pode estar sobrando, esquecido e sem utilidade, em armários e gavetas. “A redistribuição de medicamentos não é um hábito comum entre as pessoas, normalmente eles esgotam sua validade e estão abandonados em prateleiras ou são descartados até de forma inadequada, enquanto muitos precisam”, conclui.

          Durante a discussão da matéria, a vereadora Suzana Alves (PRB), destacou que o procedimento de coleta desses medicamentos é atualmente realizado pela Farmácia Popular.

Aprovado projeto para divulgação de medicamentos disponíveis a comunidade

O Poder Legislativo de Uruguaiana aprovou nesta quinta-feira, dia 18, Projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação dos medicamentos distribuídos na Rede Municipal de Saúde.

         A matéria de autoria do vereador Mano Gás (PSDB) trata sobre as informações dos remédios fornecidos gratuitamente, existentes e em falta pelo município. O objetivo é disponibilizar a listagem dos medicamentos através do site oficial da Prefeitura, bem como a afixação de listagem impressa na Secretaria Municipal de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, outras unidades administrativas designadas pela Secretária Municipal de Saúde.

           Em caso de carência de medicamento, o Projeto estabelece a informação sobre a falta e a previsão de nova aquisição. “Essa medida é de interesse geral da população, sem despesas aos cofres públicos, e que facilita a transparência do Poder Público e garante melhor atendimento aos usuários”, afirma o vereador Mano Gás.

          A Lei segue para o Poder Executivo que, após publicação, deve regulamentá-la em 60 dias.

 

 

 

 

 

Legislativo sugere regularização de food trucks em Uruguaiana

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará ao Poder Executivo sugestão de Projeto de Lei prevendo a regularização do funcionamento dos “food trucks” no município.

          A indicação dos vereadores Carlos Delgado (PP) e Manos Gás (PSDB) busca a normatização dos veículos itinerantes destinados à comercialização de gêneros alimentícios. Tratamos de uma atividade econômica de grande crescimento que gera empregos, desenvolvimento econômico e turístico, sem concorrer com o comércio local de forma permanente”, frisou o vereador Delgado. A regulamentação proposta versa sobre normas técnicas, preservação da segurança e fluidez do trânsito, conforto dos consumidores, defesa ambiental, higiene e condições sanitárias.

              Entre os dispositivos está a definição do conceito de food-truck, os pontos a serem liberados para exploração da atividade, as informações dos alimentos comercializados e o previsto para liberação de alvará. A matéria segue para o Poder Executivo como projeto de indicação, considerando a competência exclusiva da Prefeitura para regular sobre o tema.  

            Confira na íntegra a proposta clicando AQUI. 


               

Informações sobre novos uniformes escolares são solicitadas

Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 18, foi aprovado requerimento solicitando ao Poder Executivo informações sobre a aquisição de novos uniformes escolares para uso de estudantes da Rede Municipal de Ensino.

            O questionamento do vereador Manos Gás (PSDB) é voltado à situação do material a ser adquirido e distribuído aos estudantes. “Muitos pais nos procuraram afirmando a utilidade dos uniformes e buscando informações, principalmente para os novos alunos”, salientou o vereador. O fornecimento do vestuário aos alunos foi aprovado pela Câmara Municipal através de Projeto de Lei em 2015.

 

Ações do trânsito são debatidas em Comissão com Poder Executivo

         A Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal recebeu nesta quarta-feira, dia 17 de maio, o secretário Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Coelho Fernandes para esclarecimentos sobre as atividades voltadas à área.

        Os vereadores realizaram questionamentos sobre o andamento de ações desenvolvidas pela segurança e transporte em Uruguaiana. Na reunião estiveram presentes o presidente da Comissão, vereador Clemente Corrêa (PSDB); vice-presidente, Eric Lins (DEM); Elton da Rocha (PP); Suzana Alves (PRB); Vilson Brites (PMDB); Zulma Ancinello (PRB); Carlos Delgado (PP); Mano Gás (PSDB) e Rafael Alves (PMDB),

            Entre os assuntos tratados estiveram a execução das leis que regulamentam e fiscalizam o trânsito de cargas pesadas no perímetro urbano, a regularização de táxis no município e a necessidade de paradas de ônibus com abrigo próximas à Farmácia Popular e escolas. Destacou-se o debate e a necessidade de estudo sobre o retorno do estacionamento rotativo na área central, as ciclovias e a troca do sentido de mão dupla na rua Flores de Cunha.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ações do documento