Notícias

Planejamento financeiro para 2019 está disponível para sugestões da comunidade

A Câmara Municipal de Uruguaiana está recebendo sugestões de emendas ao Projeto de Lei que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2019.

         A LDO traça as principais metas que devem ser cumpridas pelo orçamento do Município no próximo ano, explicitando os objetivos do governo na administração de Uruguaiana.

         Nela são estabelecidas as prioridades e os objetivos para o próximo ano, delimitando o que é e o que não é possível realizar. Entre as informações apresentadas na matéria estão previstas receita e despesa; a estrutura, a organização e as diretrizes para a elaboração e execução do Orçamento Anual; as disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais e sobre as alterações na legislação tributária para 2019.

          O Projeto de Lei está disponível para consulta na Secretaria da Casa Legislativa e no site CLIQUE AQUI. Emendas podem ser encaminhadas aos vereadores, até 03 de setembro.

 

Informações sobre guardas municipais são requeridas

Na reunião desta quinta-feira, dia 2 de agosto de 2018, a Câmara Municipal aprovou requerimento ao Poder Executivo solicitando informações sobre a atuação de guardas escolares.

         O documento de autoria do vereador Eric Lins (DEM) questiona o número de guardas escolares concursados que o município possui, quantos estão efetivamente trabalhando nas escolas e quantos desempenham outras funções e quais são essas.

         De acordo com o vereador, o requerimento tem por finalidade obter dados para fornecer aos contribuintes quando solicitado e auxiliar no processo de gestão do município.

Contratação de pedagogos para “Criança Feliz” tramita na Câmara

Em regime de urgência urgentíssima, a Câmara Municipal de Uruguaiana analisa Projeto de Lei que dispõe sobre a contratação de pedagogos, na condição de supervisores.

         A matéria foi apresentada na reunião desta quinta-feira, dia 2 de agosto de 2018, e prevê contratação de três pedagogos por tempo determinado, para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.

        O Projeto de Lei visa o atendimento das demandas estabelecidas pelo Programa Criança Feliz, instituído pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social. As despesas decorrentes das contratações serão custeadas com recursos vinculados na Fonte de Recursos Primeira Infância no SUAS.

           O projeto na íntegra está disponível pelo LINK.

Lei de diretrizes Orçamentárias para 2018 tramita na Câmara

Na reunião desta terça-feira, dia 1º de agosto, foi definido envio às Comissões Técnicas da Câmara Municipal o Projeto de Lei que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2018.

        A LDO traça as principais metas que devem ser cumpridas pelo orçamento do Município no próximo ano, explicitando os objetivos do governo na administração de Uruguaiana. O Projeto de Lei está disponível para consulta na Secretaria da Casa Legislativa e no site CLIQUE AQUI. Emendas podem ser encaminhadas aos vereadores.

           Entre as informações apresentadas na matéria estão previsão de receita e despesa, relatório dos projetos em andamento, as prioridades da administração, definindo a estrutura, a organização e as diretrizes para a elaboração e execução do Orçamento Anual; as disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais e sobre as alterações na legislação tributária do Município para 2018

Placas sobre prioridade para autistas poderão ser obrigatórias

           As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão Projeto de Lei que busca tornar obrigatória inserção nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo. A proposta da vereadora Suzana Alves (PRB) determina a obrigatoriedade em estabelecimentos públicos e privados, como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e similares.

         Conforme a Lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, os autistas são considerados pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. “Infelizmente, as pessoas não tem conhecimento sobre a doença e o direito ao atendimento prioritário do autista. Assim, garantimos clareza na informação e a publicizamos”, salienta a vereadora.

        O TEA é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. O autista pode ter em seu comportamento hiperatividade, agressões, impulsividade, irritabilidade, repetição de palavras e de ações. Dessa forma, uma simples espera em filas pode desencadear uma crise. A tranquilidade de um atendimento prioritário aos autistas facilitará o conforto do próprio autista e de seus parentes na realização de tarefas do cotidiano

            O símbolo do autismo é a “fita quebra-cabeça”. O PL ainda traz possibilidade de penalidade aos descumpridores da determinação como advertência e suspensão do alvará de licenciamento.

 

 

Encontro de Paramotores é tema de Projeto de Lei

A inclusão no calendário de eventos do município do Encontro Internacional de Paramotores de Uruguaiana é proposta em Projeto de Lei.

         A matéria apresentada na reunião desta quinta-feira, dia 2 de agosto de 2018, é de autoria do vereador Rafael Alves (PMDB) e segue para análise da Comissões Técnicas da Câmara Municipal.

            O Paramotor é considerado uma adaptação do parapente. Sendo uma modalidade de voo livre, precisa para desenvolver-se de velocidade de vento. “É um esporte que está crescendo no estado. Em Uruguaiana, já temos em torno de 20 praticantes”, ilustrou Rafael Alves.

            O evento acontece no mês de maio. De acordo com o parlamentar, o Encontro traz grande retorno a cidade, proporcionando lazer, movimentando famílias para visitação nos dias de realização dos voos, trazendo visitantes de fora do município e gerando renda na rede hoteleira, restaurantes, comércio e serviços em geral.

 

Câmara presta contas de ações destacadas até agora

       No encerramento do primeiro período de 2018, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uruguaiana destaca as ações desenvolvidas no Parlamento. De janeiro até julho, foram apresentados 78 Projetos de Leis de autoria do Legislativo e do Executivo, três Projetos de Leis Complementares, dois projetos de resoluções, 23 decretos legislativos, 80 requerimentos, 70 indicações, 22 proposições verbais e 11 pedidos de tribuna livre.
        O presidente da Câmara, vereador Irani Fernandes, destaca que projetos e assuntos de relevância para a comunidade são tratados nas Comissões Permanentes, em plenário ou na presidência. “A discussão dos problemas da sociedade na Câmara é o caminho da democracia” considera Irani.
         Dentre as ações evidenciadas desde janeiro estão a   realização de reuniões de trabalho sobre assuntos como o abastecimento de água e esgotamento sanitário em Uruguaiana, situação financeira da Santa Casa de Caridade, demandas da UNIPAMPA e acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. “Nesses espaços, a estratégia é extrair dos responsáveis a garantia de solução dos encaminhamentos apresentados e o compromisso do atendimento das demandas, considera o Presidente.
         Ainda se salienta o trabalho pela melhoria da segurança na Câmara, com implementação do Plano de Prevenção e Combate ao Incêndio e reforma interna do prédio e também as ações voltadas à participação popular com fortalecimento da Ouvidoria e atividades da Escola do Legislativo.

Iniciadas obras do Corredor da Inclusão

          Nesse quarta-feira, dia 1 de agosto, deu-se início às obras de implantação do Corredor da Inclusão Social. A ação prevê a melhoria das condições de acessibilidade das pessoas com deficiência do terminal de ônibus ao centro da cidade.

        O presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes, e vereador Rafael Alves, acompanharam o registro com o Prefeito, Ronnie Mello; secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, José Clemente da Silva Correa; secretario de Infraestrutura Urbana e Rural, Frederico Pellegrine; secretário adjunto, Joalcei Alves Gonçalves e presidente da Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (Aadur), Tania Costa, com demais integrantes.

        O Projeto inclui melhoria e construção de rampas de acesso, pintura de faixas de sinalização e colocação de piso tátil.

        Esse é um momento de resgate e valorização de toda luta pelo direito à acessibilidade. Estamos contribuindo com a sociedade, deixando um legado e seguindo a busca por mais demandas que se apresentam à comunidade PCD”, considera Irani Fernandes.

           O prefeito salientou a importância da ação para cumprimento da Lei e oferecimento de condições universais de segurança e autonomia para as pessoas com mobilidade reduzida, assim como destacou a importância do Poder Legislativo na questão.

 

Na pauta o convênio sobre IPE

           A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará sessão extraordinária para analisar o Projeto de Lei nº 78/18 dia 24 de julho, terça-feira, às 9h30min. A matéria altera a redação da Lei que autoriza o município a firmar convênio com o Estado, com interveniência do Instituto de Previdência do Estado do RGS (IPE), para a prestação de serviços de assistência médico-hospitalar e laboratorial.

         Essa Lei em vigor estabelece, do percentual para o convênio, a divisão em partes iguais entre o município e o servidor conveniado. O Projeto em pauta define a divisão entre o Município e o servidor conveniado, na proporção de 24,25% para o primeiro e 75,75% para o segundo.

         De acordo com o Poder Executivo, a pactuação teve uma interpretação errônea relativa aos percentuais de participação e o PL vem corrigir o fato.

          Tenha acesso ao PL clicando AQUI.

Legislativo presente na entrega de maquinário

         Na sexta-feira, dia 13 de julho, cerimônia foi realizada pela Prefeitura Municipal para apresentação de três máquinas retroescavadeiras e um trator. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes, vereadores Rafael Alves e Zulma Ancinello.

       O maquinário foi adquirido através de verbas direcionadas por parlamentares gaúchos e será utilizado pelo setor de Infraestrutura Urbana e Rural.


Atendimento das 8h às 12h

       Iniciado segunda-feira, dia 16 de julho, o recesso parlamentar altera o horário de expediente da Câmara Municipal de Uruguaiana. O atendimento é das 8h às 12h, até 31 de julho.

         Nesse período são interrompidos os trabalhos ordinários de plenário, como sessões, e de reuniões das Comissões Técnicas da Casa. Entretanto, o Poder Legislativo poderá reunir-se por convocação extraordinária quando houver deliberação sobre matéria urgente.

Garantia de transporte aos professores do interior é aprovada

Na terça-feira, dia 10 de julho, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 2/18 alterando artigos da Lei que estabelece o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Uruguaiana.

       Inclui-se ao capítulo que trata do direito ao transporte, a garantia de transporte aos professores designados para unidades escolares que distarem acima de 50 quilômetros da sede urbana do Município.

        Esse deve ser proporcionado por meios próprios ou fretado, em veículos adequados ao transporte de passageiros, dispensando o professor de qualquer participação no custeio. O Poder Executivo salienta que os horários do transporte coletivo para estas localidades nem sempre se conjugam com os horários de início e término das atividades escolares.

         Durante a reunião, o vereador Eric Lins, apresentou indicação para que mudança no mesmo sentido seja realizada no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. Dessa forma, os demais servidores das escolas da zona rural também receberão o direito. “A proposta é necessária para que se dê tratamento igualitário aos servidores municipais que se encontram na mesma situação fática”, considera o vereador Eric.

Legislativo aprova projetos de matérias orçamentárias

         Na sessão desta quinta-feira, dia 12 de julho, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou seis projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, relacionados a questões financeiras do município. Na ocasião, esteve presentes o secretário Adjunto de Planejamento Estratégico, Marcelo Parraga, por solicitação do vereador Vilson Brites, para prestar esclarecimentos sobre as propostas.

         Durante a discussão, foi frisada a diferença entre as proposições. “Cabe considerar que a abertura de crédito adicional especial é quando as previsões não feitas anteriormente são definidas, e a abertura de crédito suplementar é a redução de verbas de um local para acrescentar a outra demanda, conforme necessidade da gestão”, explicou Parraga.

         Nesse sentido, foi aprovado PL 72/18 autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 17.717.747,50, cujos valores mais significativos são para folha de pagamento da área da educação.

            Também teve aprovação o PL 73/18 que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 8.353.186,17, em relação à manutenção da Uruguaiana Previdência Social (URUPREV) e o Fundo Municipal de Previdência Social, e o PL 71/18 que inclui Programa e Ação no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, possibilitando implementação, manutenção e qualificação de estrutura da URUPREV.

            O PL 74/18 autoriza abertura de crédito adicional especial no Orçamento vigente no valor de R$ 831.755,50, para aquisição de gêneros alimentícios, para o Ensino Fundamental, prioritariamente da agricultura familiar, criando e implementando o Programa “Merenda nas Férias”, e ainda obtenção de material didático básico Ensino Fundamental.

           Autorização de abertura de crédito adicional suplementar de R$ 1.676.663,37 está previsto no PL 75/18, para gestão de pessoal, Fundo Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural.

           Por último, foi aprovada a alocação de recursos para auxílio-alimentação ao servidor público municipal, no valor de R$ 15.000,00, exposto no PL 76/18, com abertura de crédito especial.

 

 

Parlamento deve iniciar reformas em breve

        As condições de deterioração da parte interna do prédio da Câmara Municipal de Uruguaiana estão com os dias contados. Nessa quinta-feira, dia 12 de julho de 2018, ocorreu a sessão pública da licitação na modalidade Tomada de Preços e definida empresa vencedora que ofertou o menor preço para realização do serviço.

        Trata-se da reforma e pintura do térreo e 2º pavimento, que incluem setores administrativos e gabinetes. O serviço inclui pinturas, execução de forro em madeira, retirada e substituição de piso laminado, retirada e substituição de soleiras, instalação de calha e rufo metálico em telhado e demais serviços com fornecimento de materiais, mão de obra, equipamentos e tudo o mais que for necessário para a execução.

        Após comprovação de qualificação técnica e de documentação exigida pelo disposto na Lei 8.666/93, a vencedora do certame foi a empresa Construtora Henzek Ltda. O valor global da obra será de R$ 131.962,65, sendo o prazo para início dos serviços de cinco dias úteis contados a partir da assinatura do contrato e para conclusão de 180 dias corridos.

         Todo processo está disponível no site, com apresentação das especificações técnicas detalhadas da reforma e pintura. Tenha acesso CLICANDO AQUI.

Veja como estão nossas instalações:

  

 

 

 

Proximidade cultural de Uruguaiana e Beitunia é tratada

        Nesta quarta-feira, dia 11 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Irani Fernandes e 2ª Secretária, Zulma Ancinello, receberam no gabinete, da comunidade palestina, Read Barakat e Nasser Othman.

        Durante o encontro, foram tratados detalhes sobre o Projeto de Lei em tramitação na Câmara que busca declarar como cidade-irmã do município de Uruguaiana, a cidade de Beitunia, no estado de Ramallah e al-Bireh, Cisjordânia.

         “Queremos oficializar a grande proximidade que Uruguaiana tem da palestina. O envolvimento familiar e os laços são amplos, sendo importantíssimo tornar real a troca cultural, social e econômica”, considera Irani.


 

Ações do documento