Notícias

Regulamento de Câmara de Conciliação e de Solução de Conflitos é solicitado

As leis em vigor que criam a Câmara de Conciliação de Precatórios e a Câmara de Solução de Conflito de Competência, respectivamente, nº 4612/16 e 4771/17, precisam ser executadas.

        A demanda será encaminhada à Prefeitura, através de indicação de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (PP), aprovada neste dia 22 de novembro de 2018.

        Estes mecanismos são importantes para resguardar a eficiência dos serviços públicos. Um como instrumento para cumprimento das obrigações do município com seus credores e outro estabelecendo limites e obrigações sobre a correta prestação de informações”, afirmou Irani Fernandes.

          A Câmara de Conciliação de Precatórios do Município de Uruguaiana tem a finalidade de celebrar acordos diretos para pagamento de precatórios, alimentícios e comuns, da Administração Direta e Indireta. Vinculada à Procuradoria-Geral do Município e composta por representantes da PROGEM e da SEFAZ, a Câmara analisaria as propostas de acordos judiciais processadas posteriormente à expedição dos precatórios, assim possibilitando a negociação com interessados.

         A Câmara de Solução de Conflito de Competência entre delegatárias de serviço público municipal e o Poder Público, estabelece a obrigação destes a informarem ao contribuinte ou consumidor quem é o responsável pela execução de dada obra, reparo ou serviço. A matéria impõe ao Poder Público e as empresas prestadoras de serviço que exponham a responsabilidade de suas atividades de forma objetiva aos usuários, assim evitando o “jogo de empurra”.

 

 

 

 

Eleição para URUPREV aconteceu quinta

         Os Conselhos de Previdência e Fiscal, da Uruguaiana Previdência Social (URUPREV), serão escolhidos nesta quinta-feira, dia 22 de novembro de 2018, pelos segurados e beneficiários. A votação iniciou às 9h e segue até às 18h30min, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

      No início da eleição, às 9h, com conferência da urna, acompanharam membros da Comissão Eleitoral, da Mesa Receptora, das chapas homologadas, o presidente do Legislativo, Irani Fernandes e o atual Diretor-presidente, da URUPREV, Ricardo San Pedro.

        Será considerada eleita a Chapa que obtiver o maior número de votos válidos. Duas chapas estão inscritas. Encerrada a votação, proceder-se-á de imediato a apuração dos votos pela Mesa Apuradora.

Religiosidade e cultura afro foi destaque

         Na Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira em Uruguaiana, instituída pela Lei nº 2.249/91, a Câmara Municipal realizou solenidade na noite do dia 20 de novembro de 2018. Na ocasião foram homenageadas quatro cidadãos que incentivam e promovem a cultura afro-brasileira, indicadas pela Afrobrás e da Aruanda.

              A sessão solene foi presidida pelo vereador Irani Fernandes, com vereadores Zulma Ancinello e Carmelo Madeira. Estiveram presentes o prefeito, Ronnie Mello; Delegado Regional da Afrobrás e da Aruanda, Jorge Aurélio Quirino; da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, Elza Kurtz; do Fórum Permanente de Promoção da Igualdade Racial, Stael Soraya Rosa e do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, Major André Chaves Moura.

            Durante o evento, receberam certificado em reconhecimento aos serviços prestados as seguintes personalidades:

Antônio Carlos Duarte

Deise Castanho Caravagio.

Julia Fernandes do Santos

Luciano Mendes Guimarães

Valmir Ferreira Martins.

                 No pronunciamento sobre a data, Stael declarou a importância do momento para valorização da história e da cultura afro-brasileira. “Nossos homenageados, representam todos que têm buscado através do culto da nossa religiosidade, resgatar, manter, divulgar, preservar, a história da nossa cultura, da nossa religiosidade. História essa que muito tem se perdido, e cujo os valores são de extrema necessidade e todos nós conhecemos”, afirmou.

                 Em nome do Poder Legislativo, o vereador Irani falou sobre as lutas e as conquistas dos negros, também sobre o necessário conhecimento real da história. “A consciência está relacionada com a memória. Se não cuidarmos e alimentarmos, a memória se apaga através do tempo. Então, ações educativas e culturais que lembram os seres humanos de não cometeram holocaustos e barbáries que nós cometemos no passado, são fundamentais”, relacionou à realização anual da atividade na Câmara Municipal.

 

Restauração da BR 472 é indicada

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará restauração de asfalto em toda a extensão da BR 472.

         O requerimento de autoria da vereadora Josefina Soares (PP) foi aprovado na reunião desta terça-feira, dia 20 de novembro de 2018.

         O pedido será encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Depois do trânsito das safras, as estradas ficam precárias. No trecho até a Barragem Sanchuri, a BR se encontra cheia de buracos abertos e colocaram apenas pó de brita”, considerou a proponente.

            A parlamentar também frisou que inicia a época do ano onde o fluxo de veículos aumenta em detrimento do veraneio na Barragem Sanchuri, assim é necessário reforço na segurança.

Liga da Defesa Nacional será declarada de utilidade pública

          A conferência do título de utilidade pública do Núcleo Municipal de Uruguaiana da Liga de Defesa Nacional foi aprovada nesta terça-feira, dia 20 de novembro de 2018. A declaração está prevista em Projeto de Lei de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes.

         A associação, sem fins lucrativos, tem caráter cívico, cultural e de patriotismo. Em Uruguaiana, desde 1917, desenvolve atividades de cidadania voltadas ao fortalecimento da sua finalidade, através do culto a pátria e aos símbolos nacionais, de promoção social e cultural dos cidadãos. Coordena e realiza atividades que contemplam o atendimento dos objetivos, como exemplo as ações na Semana Municipal da Bandeira e na Cavalgada da Bandeira.

         Pelas razões históricas e atuais da sociedade civil, reconhecemos a importância dos objetivos da Liga, com incentivo à autoestima nacional e intuito de proteger a integridade do território, língua, história, valores e tudo mais possível e necessário à manutenção da identidade, independência e soberania”, considerou Irani.

Aprovados 22 profissionais para saúde

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou nesta terça-feira, dia 20 de novembro de 2018, Projeto de Lei que dispõe sobre a contratação de profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.
       A proposição apresentada pelo Poder Executivo autoriza o município a contratar, em caráter temporário, por prazo determinado, seis psicólogos; 12 técnicos de enfermagem e quatro condutores de veículos de emergência.
        A medida visa o atendimento das demandas, respectivamente, do Ambulatório de Saúde Mental; a composição de equipe da Unidade Básica de Saúde, centralizada no 6º Distrito Sanchuri, para atendimentos de urgência, em localidades do interior do Município; o atendimento do Serviço de Verificação de Óbito; o pleno funcionamento do Laboratório Municipal e da Policlínica Adulta.
         Essas contratações serão realizadas através de Processo Seletivo Simplificado e as despesas correrão por conta dos recursos vinculados às Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS).

Dia da Bandeira é celebrado hoje

          Em Uruguaiana, a celebração alusiva ao Dia da Bandeira foi realizada na Pira da Pátria, localizada na Avenida Presidente Vargas. Comemorada nesta segunda-feira, dia 19 de novembro de 2018, a cerimônia teve a participação do Poder Legislativo, representado pelo presidente, vereador Irani Fernandes, e autoridades das Forças Armadas e civil.

      A data de hoje, comemorada anualmente, registra a importância deste símbolo e marca a mudança da antiga bandeira, que representava o Império, para a atual bandeira, após a Proclamação da República. A estruturação da bandeira brasileira é definida pela Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971, que determina questões relativas aos símbolos nacionais.

          “Bandeira do Brasil, símbolo síntese dos valores da Nação e de suas riquezas, transcende etnias e credos, e, por séculos, tem norteado a caminhada de um povo guerreiro e varonil. Que no dia de hoje toda a Nação se una, mais uma vez, deixando de lado preconceitos e individualismos, para reverenciar esta querido símbolo da amada terra do Brasil”, assim descreve-se a data em trecho da alusão à data do Gen Es Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

 

Solenidade registra Semana da Cultura Afro-brasileira

              A Câmara Municipal realizará sessão solene no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro de 2018, integrando as atividades da Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira de Uruguaiana. O evento inicia às 19h, no plenário do Legislativo. No momento serão homenageadas personalidades que cultivam e incentivam a cultura afro-brasileira indicadas por entidades representativas.

             Receberão a láurea Antônio Carlos Duarte, Deise Castanho Carravagio, Valmir Ferreira Martins, Luciano Mendes Guimarães e Julia Fernandes do Santos.

             A Semana da Cultura Afro-brasileira em Uruguaiana é instituída pela Lei nº 2.249/91. Os atos são celebrados entre os dias 14 a 20 de novembro, com os objetivos de reviver os efeitos e lutas da raça negra.

 

Homenagens são realizadas em solenidade

        Em sessão solene alusiva à Proclamação da República, a Câmara Municipal de Uruguaiana prestou homenagem a dois cidadãos com serviços prestados à comunidade. A solenidade realizada na terça-feira, dia 13 de novembro de 2018, e presidida pelo vereador Irani Fernandes, contou com a presença de autoridades do Poder Executivo, militares, amigos, familiares e convidados dos homenageados, vereadores Zulma Ancinello, Rafael Alves, Suzana Alves, Carlos Delgado, Vilson Brites.


         A Grande Condecoração Municipal “Medalha de Ouro” foi concedida a Jorge Dovigi por iniciativa do vereador Rafael Alves. “Importante figura do nosso agronegócio, Dovigi representa o que depositamos de confiança em um setor que precisamos dar reconhecimento”, afirmou Rafael.


         O Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana foi entregue a Jefferson Mesquita da Silva. A láurea proposta pela vereadora Suzana Alves que destacou o trabalho desenvolvido. “Bonito e árduo empenho pela ressocialização de pessoas às margens da sociedade, enxergando as pessoas e fazendo bem ao próximo”, considerou a parlamentar.


            Na ocasião, o homenageado também recebeu da vereadora Zulma Ancinello uma placa em reconhecimento pelas ações em Uruguaiana.

              O presidente da Casa Legislativa, vereador Irani, proferindo alocução à Proclamação da República, contextualizou os desdobramentos históricos que culminaram no início do presidencialismo e seus avanços. “A república nos seus 110 anos tem percorrido uma acidentada e penosa trajetória. Não se consolidam instituições políticas sem a prática democrática. O fundamento de uma boa república, mais até do que boas leis, está na virtude dos cidadãos”, explanou Irani.


 

Contratações para Secretaria de Saúde são analisadas

Na reunião desta terça-feira, dia 13 de novembro de 2018, foi definido trâmite em regime de urgência urgentíssima do Projeto de Lei nº 126/18.

            Esse dispõe sobre a contratação de profissionais, por tempo determinado, para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público do município de Uruguaiana, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.

          A matéria busca autorização para o município contratar seis psicólogos; 12 técnicos de enfermagem e quatro condutores de veículos de emergência, visando o atendimento das demandas, respectivamente, do Ambulatório de Saúde Mental; a composição de equipe da Unidade Básica de Saúde, centralizada no 6º Distrito Sanchuri, para atendimentos de urgência, em localidades do interior do Município; o atendimento do Serviço de Verificação de Óbito; o pleno funcionamento do Laboratório Municipal e da Policlínica Adulta.

             As contratações deverão efetuarem-se através de Processo Seletivo Simplificado e as despesas correrão por conta dos recursos vinculados às Ações e Serviços Públicos de Saúde.

Câmara reduzirá período de recesso

          A redução de 36 dias do período de recesso parlamentar vigente na Câmara de Uruguaiana está prevista em Projeto de Emenda à Lei Orgânica apresentada na reunião desta terça-feira, dia 13 de novembro de 2018. A proposição de autoria do todos os vereadores altera a redação do artigo 58 da LOM e será encaminhada para análise de Comissão Especial.

          O Projeto estabelece o período ordinário de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. Dessa forma, a Lei Orgânica do Município estará alinhada à Constituição Federal e com o período de recesso do Congresso.

         Atualmente, as reuniões acontecem de 1º de março à 15 de julho e de 1º de agosto a 15 de dezembro, independentemente de convocação.

Exercício financeiro de 2019 é apresentado

       Em audiência pública realizada nesta segunda-feira, dia 12 de novembro de 2018, o Projeto de Lei que estima a Receita e Fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2019 esteve em pauta. O evento da Comissão de Finanças e Orçamento foi presidido pela vereadora Zulma Ancinello (PRB), com vereador relator do PL, Carlos Delgado (PP), e demais presentes Vilson Brites (MDB), Fernando Tarragó (PSD), Mano Gás (PSDB) e Suzana Alves (PRB).

       Representando o Poder Executivo, apresentaram os principais pontos da LOA, da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, secretário Adjunto Marcelo Parraga e servidor, José Marcio Lopes. Também utilizaram a palavra munícipes com sugestões de emendas ao Projeto.

          Entre o destacado estiveram os valores da despesa de 2019 no valor de R$ 273.792.597,69. Também previsão de gastos com pessoal, cerca de 135 milhões de reais, investimento em saúde em 48 milhões, em educação quase 83 milhões, em infraestrutura urbana e rural em torno de 27 milhões. Para amortização da dívida pública será direcionado 4 milhões de reais e para precatórios e Requisição de Pequeno Valor, conforme firmado com a Justiça do Trabalho, aproximadamente 17 milhões.


Santa Casa mobiliza funcionários e comunidade

        O plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana esteve lotado no dia 8 de novembro de 2018 na audiência pública realizada para tratar da situação financeira do Hospital Santa Casa de Caridade. O evento proposto pelos vereadores Carlos Delgado e Josefina Soares contou com a presença da direção da instituição, SindiSaúde, Conselho Municipal de Saúde, Poder Executivo, médicos, funcionários e comunidade interessada.

        Na oportunidade, o atual administrador do Hospital, Fernando Siqueira, explanou sobre as dificuldades financeiras e de credibilidade enfrentadas, também o trabalho desenvolvido em busca do equilíbrio. “Os resultados são a médio e longo prazo, temos hoje um déficit mensal de 1,2 milhões de reais e mais de 900% dos atendimentos SUS”, considerou.

          Os presentes manifestaram a preocupação com o fechamento de áreas de referência e a falta de pagamento integral de fornecedores, médicos e funcionários, refletindo no atendimento à população.


 

Planejamento da educação é tratado na Câmara

Informações sobre o planejamento do uso dos recursos de educação no final do ano serão requeridas ao Poder Executivo.

          De proposição do vereador Eric Lins (DEM), o documento busca conhecimento sobre as verbas administradas na área e indica prioridades.

          O parlamentar sugere que as reformas estruturais e as necessidades básicas de consumo de materiais de higiene, limpeza e de expediente prevaleçam sobre as estéticas; também que estes sejam comprados no ano anterior, de forma a resguardar as necessidades dos três primeiros meses do ano seguinte para garantir que não sofram com a falta diante dos trâmites das licitações no começo do execício.

          “Atender ao requerimento beneficiará as escolas municipais e creches de forma que no início do ano letivo tenham disponibilidade de materiais suficientes e não dependam de prazos licitatórios que muitas vezes arrastam-se por meses prejudicando os alunos, além de disciplinar o assunto para as próximas gestões”, salienta Eric Lins.

Solenidade marca Proclamação da República

        A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará sessão solene alusiva à data da Proclamação da república nesta terça-feira, dia 13 de novembro de 2018, às 19h, no plenário do Legislativo. Na ocasião serão homenageados dois cidadãos.

       A Grande Condecoração Municipal “Medalha de Ouro” será entregue a Jorge Dovigi, por indicação do vereador Rafael Alves (MDB). O Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana será recebido por Jefferson Mesquita da Silva, por proposição da vereadora Suzana Alves (PRB).

         A solenidade registra a data que marcou o primeiro grande avanço brasileiro rumo à consolidação da democracia, com fim à monarquia e início do presidencialismo no Brasil, em 15 de novembro de 1889.

Ações do documento