Notícias

Alterações do Código Tributário em debate

     Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei Complementar sobre alteração e inclusão de dispositivos no Código Tributário do Município realizou audiência pública nesta quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2018. O evento foi coordenado pelo presidente da Comissão, vereador Carlos Delgado (P), com vereadores relator, Carmelo Madeira (PSDB), Zulma Ancinello (PRB), Rafael Alves (MDB), Vilson Brites (MDB), Mano Gás (PSDB) e Suzana Alves (PRB).

      Representando o Poder Executivo, apresentaram os detalhes da matéria e esclareceram os questionamentos dos vereadores e presentes, o Secretário Municipal de Fazenda, Valdir Venes, Secretário Adjunto, Rodrigo Santariano, e Fiscal Tributário, Edison Finkler.

       O PLC busca atualizar dispositivos da legislação tributária. Entre as proposições destacadas está inclusão de valores correspondentes as taxas de vistorias, com objetivo de inibir a prática dos contribuintes não estarem presentes nos locais quando agendada visita. Incluí também serviços prestados no município na área de construção civil e altera o prazo das licenças expedidas; propõe a atualização dos cadastros do Imposto Predial e Territorial Urbano, em face da defasagem de informações hoje existentes, fazendo-se, portanto, necessário a inclusão da obrigação do fornecimento de informação por parte do contribuinte.

        Sobre o Imposto de Transmissão “intervivos” de Bens Imóveis (ITBI), o PLC atualiza o estabelecido, uma vez que o município adotou formas eletrônicas de agilidade no serviço para o contribuinte, necessitando regulamentações e inclusões de situações novas evidenciadas diariamente pelo fisco.


Informações sobre desconto de agentes de saúde são solicitadas

A Câmara Municipal buscará informações com o Poder Executivo sobre o motivo de desconto do abono família de agentes comunitários de saúde e endemias no momento da rescisão de contratos.

            O requerimento do vereador Eric Lins (DEM) foi apresentado na reunião desta quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2018.

         A notícia recebida no gabinete, e estamos buscando esclarecimentos e providências, é sobre valores descontados desses trabalhadores que foram recebidos durante a vigência do contrato de boa-fé”, contextualizou Eric.

         De acordo com o parlamentar, não cabe desconto de verbas recebidas por servidor público de boa fé sendo, portanto, prudente à administração municipal, restabelecer a eles em sede administrativa, evitando o ajuizamento de novas demandas judiciais.

Câmara reforça pedido de providências para Vivo

O Poder Legislativo de Uruguaiana encaminhará à operadora Vivo pedido de providências a respeito da falha de sinal verificada em perímetro urbano central no município.

      O requerimento de autoria do vereador Carlos Delgado (P) foi aprovado na reunião desta quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2018.

      “Identificamos um crescente o número de relatos e reclamações por parte dos usuários, especialmente no perímetro que vai da Av. Presidente Vargas, até a Rua Gen. Vasco Alves, e da Rua Gen. Câmara e a Rua Benjamin Constant, onde pede-se especial atenção a questão”, pontuou delgado.

       O parlamentar também destacou o prejuízo causado pelo problema para grande número de empresas, instituições de ensino e inclusive Polícia Federal que são localizadas na região.

           O assunto é tratado na Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Acessibilidade.

Aprovada Lei Orçamentária para 2019

A matéria que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2019 teve aprovação dos vereadores nesta quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2018.

     O projeto observou o equilíbrio das contas públicas, e acompanhado do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias, é o instrumento que permite controle efetivo da execução orçamentária.

      Na LOA são apresentados dispositivos referentes aos poderes do município, seus fundos e órgãos da administração direta. O Projeto estima a receita e fixa a despesa no valor de R$ 273.792.597,69. Sobre a previsão de despesas expõe-se gastos com pessoal, cerca de 135 milhões de reais, investimento em saúde em 48 milhões, em educação quase 83 milhões, em infraestrutura urbana e rural em torno de 27 milhões. Para amortização da dívida pública será direcionado 4 milhões de reais e para precatórios e Requisição de Pequeno Valor, conforme firmado com a Justiça do Trabalho, aproximadamente 17 milhões.

          Conheça na íntegra CLICANDO AQUI.

Possibilidade de 13º antecipado para servidores é aprovada

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou nesta quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2018, o Projeto de Lei nº 138 que autoriza pagamento antecipado da gratificação natalina dos servidores públicos municipais, junto ao BANRISUL.

        Essa matéria de autoria do Poder Executivo possibilita o município a indenizar 100% do valor relativo a empréstimo bancário realizado por servidores ativos e inativos; empregados públicos e ocupantes de funções públicas municipais, referente à antecipação do 13° salário.

         A transação bancária é facultativa aos servidores. A proposta tem em vista a dificuldade financeira do município, especialmente, para honrar com os compromissos advindos da folha de pagamento de pessoal e a insuficiência de receita para garantir o pagamento até a data prevista pela legislação.

Regulamentos para promoções e estágio probatório do Legislativo em pauta

Tramitam em regime de urgência urgentíssima nas Comissões Técnicas da Câmara Municipal dois projetos de resoluções, de autoria da Mesa Diretora, relacionados à vida funcional dos servidores da Casa Legislativa.

          Tratam-se da regulamentação do Estágio Probatório e dos critérios para a promoção dos servidores, em adequação à Lei Complementar nº 18/18 que institui o regime Jurídico dos Servidores Públicos de Uruguaiana.

        O PR nº 4/18 que estabelece normas ao estágio probatório, determina dispositivos como a Comissão Especial de Avaliação de Desempenho; o método de avaliação ao longo dos 36 meses de estágio e os quesitos de assiduidade, pontualidade, disciplina, eficiência, responsabilidade e produtividade, entre outros.

            Conheça na íntegra CLICANDO AQUI. 

                Aos servidores de provimento efetivo aptos à promoção por merecimento, caberá a proposta do PL nº 5/18. Esse dispõe sobre as avaliações a serem realizadas pelas chefias imediatas, assim como o acompanhamento, gestão e fiscalização da Comissão sobre conhecimento do trabalho, interesse no trabalho, produtividade, aperfeiçoamento profissional, capacidade de assimilação, disciplina, iniciativa e criatividade, relacionamento humano, assiduidade e pontualidade.

               Conheça na íntegra CLICANDO AQUI. 

 

 

Esquadrão de Comando do 2º Bda C Mec comemora 57º aniversário

          O Poder Legislativo prestigiou a solenidade alusiva aos 57 anos do Esquadrão de Comando da 2º Brigada de Cavalaria Mecanizada realizada nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro de 2018. O presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes, acompanhou as comemorações da organização militar.

Instituição da Ouvidoria da Prefeitura tramita na Câmara

As Comissões Técnicas da Casa Legislativa analisarão Projeto de Lei que institui a Ouvidoria na Prefeitura de Uruguaiana.

         A matéria estabelece competências e funções da ferramenta, implantando um canal de comunicação com a sociedade de acordo com as disposições da Lei Federal n.º 12527/2011.

       A Ouvidoria exerce importante papel no controle social, passando a ser uma porta aberta à participação popular, de modo a mediar questões polêmicas e controvertidas ou situações de conflito. Primeiramente o mecanismo deverá ser implementado no site institucional da prefeitura, por meio de um Termo de Adesão com o Ministério de Transparência e Controladoria-Geral da União, através do Sistema e-Ouv Municípios.

         No Poder Legislativo, a ouvidoria foi implantada em dezembro de 2017 e atende pelo Sistema E-Ouv, Whats App, presencialmente, pela página no Facebook e por telefone.

PL sobre 13º será votado quinta-feira

O Projeto de Lei nº 138/18 que autoriza o município a indenizar verbas referentes aos juros de consignação bancária do pagamento antecipado da gratificação natalina dos servidores públicos municipais, junto ao BANRISUL, será discutido e votado na quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2018.

      A proposta do Poder Executivo abre a possibilidade do recebimento antecipado, mediante opção do servidor, do 13º salário aos servidores ativos e inativos; empregados públicos e ocupantes de funções públicas municipais, assegurando o pagamento da parcela da gratificação natalina, considerando que o município vem pagando cinquenta por cento no mês de aniversário.

          As Comissões de Finanças e Orçamento, Constituição Justiça e Redação, e Comissão de Serviços Municipais exararão pareceres favoráveis ao Projeto. 


Projeto de revitalização do Mercado Público é tratado

       Nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro de 2018, o presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes, recebeu no gabinete pós-graduandos do curso de Administração do Senac. Na ocasião, foi apresentado o projeto de conclusão do curso dos estudantes que propõe a revitalização do Mercado Público de Uruguaiana.

          Os jovens reconheceram no espaço grande potencial para criar ambiente de interação social e desenvolvimento econômico. A visita deu-se também para busca de apoio do Poder público a fim de executar o projeto futuramente.

Círculo Operário fala de ações na Tribuna

         O espaço da tribuna livre foi cedido nesta terça-feira, dia 4 de novembro de 2018, ao Circulo Operário de Uruguaiana. No momento foram relatadas as ações da entidade pela presidente, Maria de Lourdes do Rego Ibaldo, por proposição do vereador Rafael Alves (MDB).

         Durante a explanação, foi destacada a trajetória de atividades na área social desenvolvidas pelo Círculo Operário, também em prol da educação profissionalizante e da cultura. “São 81 anos em Uruguaiana, voltados à melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos em vulnerabilidade social”, afirmou Maria de Lourdes.

          O atendimento à saúde dos associados da mesma forma foi frisado, tendo a instituição cerca de cem profissionais da região credenciados no plano de desconto.

Código Tributário será discutido quinta

        Audiência pública será promovida para debater o Projeto de Lei Complementar nº 07/18 que altera e inclui dispositivos no Código Tributário do Município. O evento acontece na quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2018, às 15h, no plenário do Poder Legislativo.

         A matéria em análise de Comissão Especial busca atualizar artigos da norma que consolida a legislação tributária do município, estabelecendo os tributos de competência municipal e a organização das atividades relacionadas.

       Entre outras mudanças, o Projeto em apreciação busca atualizar os cadastros do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e dispositivos do Imposto de Transmissão “intervivos” de Bens Imóveis (ITBI). Também inclui valores correspondentes as taxas de vistorias e regulamenta a Certidão Negativa de Débitos, até então inexistentes no Código Tributário Municipal.

          O PLC pode ser consultado na íntegra CLICANDO AQUI.

Destinação correta do lixo segue na pauta

O relatório final da Comissão Especial formada na Câmara Municipal referente à destinação final do lixo será reencaminhado ao Poder Executivo.

         A ação proposta pelo vereador Vilson Brites (MDB) na quinta-feira, dia 29 de novembro de 2018, reforça a importância do poder público estabelecer uma solução definitiva para o correto destino dos resíduos sólidos no município.

         A Comissão atuou em 2014 e 2015, estudando possibilidades para solucionar o problema. O relatório final contextualiza os reflexos da falta de providências e indica a necessária construção de aterro sanitário no município. Também indica o investimento na educação ambiental e reciclagem, a fim de acabar com o oneroso processo de transbordo.

           “Não temos apresentada nenhuma solução para esse importante tema. Enviamos o trabalho da Comissão de vereadores para substanciar o que já foi apontado”, considera Vilson Brites.

Aprovada abertura de crédito de aproximadamente 6 milhões

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar, no orçamento vigente, no valor de R$ 5.943.951,34 nesta quinta-feira, dia 29 de novembro de 2018.

           Visando alocar recursos financeiros, os valores serão direcionados às rubricas de Gestão de Pessoal; Secretaria Municipal de Saúde; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB); Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural.

PL sobre execução de hinos nas escolas é apresentado

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana estudarão projeto de Lei que trata da execução dos hinos Nacional Brasileiro, Rio-Grandense e de Uruguaiana, nas escolas da rede pública e privada no município.

          A proposta de autoria do vereador Vilson Brites (MDB) foi apresentada em 29 de novembro de 2018.

          Essa matéria torna obrigatória a execução de hinos, no mínimo uma vez por semana, durante o ano escolar nas instituições de ensino. O objetivo é oportunizar aos alunos o conhecimento, a valorização, o desenvolvimento do senso de patriotismo, e a compreensão da postura adequada no momento das canções.

           Com a evolução dos tempos o costume de entoar os hinos foi deixado de lado. Nossa intenção é resgatar o hábito da postura e do respeito aos símbolos nacionais”, considera vereador Vilson Brites.

 

Ações do documento