Notícias

Campanha de combate ao abuso sexual de crianças é tratada na CMU

       O espaço da tribuna livre desta terça-feira, dia 11 de maio de 2021, foi dedicado a campanha “Maio Laranja” de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Soraya Salomão, esteve presente com equipe de trabalho por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos).

        A campanha instituída há 21 anos através de Lei Federal, estabelece ações de enfrentamento e prevenção a exploração sexual infantil. Durante a manifestação, Soraya chamou atenção para a importância das denúncias, a rede de atendimento para as vítimas e os sinais de crianças e adolescentes para identificar o crime.

        “O Disque 100 é gratuito e a denúncia pode ser anônima. É preciso ficarmos atentos as crianças que têm mudança de comportamento e humor, que chora fácil, faz xixi na cama, entre outros sinais emocionais”, descreveu a secretária. Também foram registrados os órgãos e entidades que compõe a rede de atendimento, como Conselho Tutelar, escolas e polícias.

         A programação de atividades do “Maio Laranja”, além da tribuna na Câmara Municipal, é o que segue:

Quarta-feira – 12/05/21 – Lançamento do Maio Laranja, divulgação das atividades realizadas e dos canais de denúncia.

Quinta-feira – 13/05/21 - 9h – reunião online – orientadores de escolas municipais. “Tecendo alternativas ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em tempos de pandemia”.

Psicóloga Cristiane de Lima e Coordenadora CREAS Elinar Stracke – preceptoras de residência Unipampa. Mediadora, maria do Carmo Davila.

Sexta-feira – 14/05/21 – divulgação dos canais de denúncias

Sábado – 15/05/21 - conhecendo as instituições que fazem parte da rede de atendimento.

 Domingo – 16/05/21 - divulgação dos canais de denúncias

Segunda-feira – 17/05/21 – ações do município para o enfrentamento

 Terça-feira – 18/05/2021 – divulgação das atividades do CREAS nas rádios. Psicólogas Mariana, Juliane e Lais, assistente social Marinês.

Conscientização e desafios de pessoas com Lúpus são tratadas na Câmara

      O Dia Mundial do Lúpus acontecerá na próxima segunda-feira, dia 10 de maio. Na reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana que antecedeu a data, dia 6 de maio de 2021, o assunto foi tratado no espaço da tribuna livre por solicitação dos vereadores José Carlos Zaccaro e Juca (Joalcei) Gonçalves.

        Explanaram Tatiana Habi, Bruna Figueiredo e Mariele Abad. Lúpus é autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo, o que pode provocar inflamação em várias partes do corpo, especialmente articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões.

       Na ocasião foram salientadas as dificuldades para as famílias e pessoas com a doença. Entre eles a necessidade de deslocamento para Santa Maria ou Porto Alegre para acompanhamento, a falta de rede assistência ao paciente e médico reumatologista em Uruguaiana para o atendimento pelo Sistema Único de Saúde, os impedimentos físicos que causam a doença, o desgaste emocional e o preconceito enfrentado na sociedade.

         Conforme a exposição de Tatiana, a doença é uma desorganização no sistema imunológico e a partir dai as defesas do organismo não reconhece os tecidos saudáveis, criando inflamações. Agradecemos a oportunidade para falar da nossa realidade de paciente lúpico. É como um ataque ao próprio corpo. A vida de pessoas com doença autoimune é de dias que queremos fazer alguma coisa, mas não conseguimos”, afirmou ela


NOTA PÚBLICA

        A Câmara Municipal de Uruguaiana, após divulgar ato de vandalismo no nosso prédio histórico e com as informações de nossos cidadãos, identificou que além de crime contra patrimônio público, os indivíduos cometeram crime de racismo. Dessa forma, solicitamos mais uma vez a colaboração dos cidadãos para identificar os indivíduos.

         Quem tiver informações podem encaminhar denúncia anônima para Ouvidoria através do nosso site ou diretamente na 1ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana.

           O Poder Legislativo repudia qualquer manifestação de racismo ou discriminação. O ato é grave. É crime. É inadmissível. Não será tolerado esta declaração de ódio e ataque a nossa sociedade.

           Foi pichada a palavra “nigga”, negro em português, que é totalmente evitada na língua inglesa e principalmente nos Estados Unidos. Esse é um termo extremamente ofensivo e racista e a palavra, em particular, tem uma história muito negativa. Também o símbolo de uma suástica, símbolo da Alemanha nazista, pichada incompleta após interpelação do guarda do prédio.

           A Câmara Municipal registrou ocorrência e o Gabinete de Gestão Integrada, que reúne todos os órgãos de segurança, está empenhado para identificar e responsabilizar os indivíduos.

           O crime é de racismo, com base no parágrafo 1 do artigo 20 da lei 7716, que trata de "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".

             Os vídeos estão disponíveis no Facebook da Câmara Municipal. 

 

Prédio da Câmara é pichado por vândalos

          Na madrugada de segunda-feira, dia 3 de maio de 2021, o prédio da Câmara Municipal de Uruguaiana foi alvo de vandalismo. A imagem das câmeras de segurança registraram dois indivíduos pichando a fachada externa.

        “O dano ao patrimônio público, além de causar prejuízo financeiro aos cofres públicos, é criminoso. Registraremos o ato na instância necessária para identificação e sanção dos infratores”, salienta o presidente do Legislativo, Carlos Delgado.

            Como dano ao patrimônio público, a prática é considerada um ato criminoso previsto no Art. 163 do Código Penal, ou ainda enquadra-se na Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98, art. 65), o ato realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, com pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa.

 

 

APEMU reivindica consulta popular sobre aulas presencias na rede municipal

         A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu nesta quarta-feira, dia 5 de maio de 2021, solicitação da Associação dos Professores e Especialistas em Educação da Rede Municipal de Uruguaiana (APEMU) para realização de consulta popular. A discussão é direcionada para rede municipal de ensino com previsão de implementação de ensino híbrido a partir de 17 de maio com primeiro grupo (alunos das etapas IV, V e VI).

           O presidente do Legislativo, vereador Carlos Delgado, e vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, receberam a demanda da presidente da APEMU, Dirce Gracioso. A sugestão será detalhada no espaço da tribuna livre de quinta-feira, dia 6 de maio, com transmissão ao vivo pelo Facebook.

Comissão de Serviços trata de retorno às aulas com Secretaria

        Os procedimentos para retorno das aulas no formato híbrido e gradual da rede municipal de ensino foram tratados na manhã do dia 3 de maio de 2021 na Comissão de Serviços Municipais. Estiveram na Câmara Municipal de Uruguaiana, explanando sobre o planejamento para retorno das aulas presenciais o secretário de Educação, Emerson Ortiz e a secretária adjunta da pasta, Maria Helena Bairros.

        Os vereadores questionaram a estrutura para retorno, o funcionamento da nova metodologia e os riscos da implementação neste momento da pandemia. O secretário registrou que o ano letivo iniciou em 22 de fevereiro de forma virtual e o levantamento prévio indica que menos de 50% dos pais autorizarão o retorno presencial.

         Durante o encontro foi anunciado o pedido ao prefeito para adiamento da data de retorno, sendo acatado no turno da tarde para início em 17 de maio, com primeiro grupo (alunos das etapas IV, V e VI).

          “O cenário ideal é com vacina disponíveis para todos. Entretanto, com a liberação do governo do Estado para retorno todas as medidas serão seguidas. Todos servidores serão testados, estrutura sanitária disponibilizada e feito revezamento de grupos com no máximo 50% da ocupação dos espaços”, garantiu Emerson.

 

 

Loteamento “Olavo Rodrigues” na pauta da Comissão de Serviços

         Esclarecimentos sobre andamento de obras do conjunto habitacional “Olavo Rodrigues” foram prestados na reunião da Comissão de Serviços Municipais no dia do dia 3 de maio de 2021. Por indicação do vereador Egídio Carvalho (Progressistas), o secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Celso Duarte, explanou sobre as ações e etapas para implementação do loteamento.

          De acordo com o apresentado, a fiscalização sobre as obras é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. “Prejuízos por furto ou depredação, execução de obras e fiscalização desse investimento Federal são com empresa contratada e Caixa. A secretaria realiza o trabalho documental, com coleta e conferência das informações dos contemplados e encaminhamento ao Sistema Nacional de Habitação”, afirmou Celso.

          O loteamento terá 441 unidades residenciais. São 225 casas no programa Minha Casa, Minha Vida e 216 para famílias vítimas de enchentes. O novo cronograma de obras prevê a entrega em março de 2022.

Pl que autoriza Termo de Parceira com sociedade civil é aprovado

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, e institui e disciplina o Termo de Parceria.

         A matéria, apreciada no dia 29 de abril de 202,1 regulamenta no Município as parcerias da Administração Municipal com entidades consideradas do terceiro setor.

       Com a medida, o município busca efetivar e estabelecer um novo paradigma no desenvolvimento de ações de interesse público, regulando e possibilitando, através de legislação própria, ampliar e fomentar o desenvolvimento de atividades em benefício da população, através da atuação conjunta com essas organizações.

         De acordo com o estabelecido, podem qualificar-se as entidades que tenham sido constituídas e se encontrem em funcionamento regular há, no mínimo, três anos, desde que os respectivos objetivos sociais e normas estatutárias atendam aos requisitos instituídos pela Lei. O Termo de Parceria é destinado à formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o fomento e a execução das atividades de interesse público como cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; educação; saúde, entre outros.

Andamento de obras do CIE é questionado

Informações sobre o término das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) são solicitadas pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

         Requerimento de autoria do vereador Egídio Carvalho (Progressistas) foi apresentado na reunião do dia 29 de abril de 2021.

        O complexo esportivo localizado na rua Albertino Pires, esquina com a rua Senador Pinheiro Machado, no bairro Cabo Luiz Quevedo, está há aproximadamente cinco anos paralisado. A obra viabilizada com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes, foi edificada em terreno doado pela Prefeitura, está inconclusa e sofrendo depredações por parte de vândalos.

            “Sugiro ao Governo Municipal que busque a intermediação, junto ao Governo Federal, para obter os recursos necessários para conclusão deste importante espaço esportivo, promovendo a saúde, bem-estar e inserção social para os bairros Cabo Luiz Quevedo, Rio Branco, Promorar Tabajara Brites, Prolar, Anita Garibaldi, e os Conjuntos Habitacionais João Paulo II e Salvador Faraco”, esclarece Egídio.

Informações sobre sistema de distribuição de medicamentos são requeridas

Na reunião do dia 29 de abril de 2021 foi aprovado requerimento solicitando detalhes da operacionalidade e da distribuição de medicamentos à população pela Farmácia Básica Municipal.

        A proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) será encaminhado ao Poder Executivo.

         “O gabinete recebeu inúmeras reclamações dos munícipes que precisam de remédios e quando buscam o serviço da Farmácia Básica Municipal e não os encontram. Em razão da pandemia, inúmeras patologias se tornaram mais severas, principalmente àqueles que são menos desprovidos financeiramente, dependendo unicamente da distribuição gratuita desses remédios, sendo muitos portadores de diversas comorbidades, fragilizando-os inclusive para a COVID 19”, afirma Zulma.

 

Prioridade na vacinação para servidores de cartório é indicada

Inclusão dos servidores de cartórios extrajudiciais e tabelionatos de Uruguaiana no grupo prioritário da vacinação contra COVID- 19 será indicada ao Poder Executivo.

         A proposição do vereador Adenildo Padovan (Republicanos) foi apresentado na reunião do dia 29 de abril de 2021.

          O parlamentar registra que os serviços de notas e registro de imóveis, bem como os registros de pessoas naturais e certidões de óbitos, seguem em funcionamento nos respectivos cartórios e tabelionatos durante a pandemia. “Os servidores em questão estão tendo exposição diretamente com o público em geral, então para o andamento regular destas ações para a garantia do exercício da cidadania, como o registro de nascimento e de óbito, este grupo de poucos se faz jus ao processo de imunização”, considera Padovan.

Câmara de Uruguaiana apoia reabertura de fóruns

        Moção de apoio para reabertura dos fóruns e retomada dos prazos dos processos físicos será encaminhada pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Conselho Nacional de Justiça. O ato em apoio ao pedido da OAB/RS foi assinado por todos os vereadores e aprovado na reunião do dia 29 de abril de 2021.

        Na oportunidade, o presidente da OAB Subseção Uruguaiana, Maurício Félix Blanco, utilizou a tribuna para explanar sobre o pleito. “O Brasil tem o maior número de processos por habitante do mundo. O Rio Grande do Sul é o maior da federação nessa estimativa. Na bandeira preta a Justiça Estadual fecha completamente suas portas para processos físicos que correspondem 68% da demanda, são cerca de 3 milhões de processos sem acesso e tramitação”, esclarece Blanco

         Os parlamentares destacaram que a falta de acesso ao Poder Judiciário causa um agravo exponencial à vida de milhares de pessoas em todas as áreas da seara civil, considerando urgente o retorno ao atendimento presencial e o fim da suspensão dos prazos de documentos físicos.

Transparência nas informações do COVID-19 é assegurada em PL

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana apreciarão projeto de lei que trata da fiscalização das políticas públicas e dos gastos públicos durante a Pandemia do Coronavírus

           A matéria da vereadora Manoela Rosa Couto (PDT) foi apresentada na reunião do dia 27 de abril de 2021.

          A proposta assegura ao cidadão o direito a informações sobre todas e quaisquer despesas referentes ao enfrentamento à Covid-19 em página específica do Portal da Transparência Municipal. Inclui-se descrição detalhada das receitas recebidas da União a partir de março de 2020, vinculadas ou não, bem como a destinação detalhada destes recursos, contendo o gasto por órgão e a despesa realizada. Também refere-se a concursos públicos, seleções públicas, compras públicas, parcerias, doações, comodatos, cooperações, repasses, auxílios e transferências realizadas e recebidas.

          “Publicidade é um princípio constitucional. Garantir acesso e fornecer todas as informações é dever do Poder Público. Nosso projeto busca contribuir com a sistematização dessas publicações”, afirma Manoela.


           O PL dispõe sobre a periodicidade das publicações sendo diário o registro dos números de óbito e casos confirmados; de vacinas; de testes que aguardam resultado e o tipo de teste; as taxas de mortalidade e letalidade; e leitos de internação e taxa de ocupação. Publicações semanais sobre atendimentos realizados e encaminhados; testes disponíveis e realizados; e o número de casos e óbitos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda e grave registrados. Quanto a aplicação de recursos as compras e estoque; medidas de enfrentamento ao COVID-19; e informações sobre os Kits Alimentação (merendas escolares) entregues aos alunos da Educação Pública Municipal.

         Sobre demais publicações o projeto estabelece que Poder Executivo deverá publicar seu Plano Estratégico de enfrentamento à pandemia ou Plano de Contingência, contendo as ações previstas, os estudos técnicos utilizados ou produzidos, bem como as avaliações científicas e socioeconômicas consideradas para as ações, inclusive sobre compra de equipamentos, avaliação de reativação e renovação de unidades desativadas ou construção de novas estruturas, incluindo hospitais de campanha e barreiras sanitárias.


Informações sobre demandas da saúde são solicitadas

A falta de medicamentos na farmácia popular e as contratações de médicos cardiologista e neuropediatra serão questionadas pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

        Na reunião do dia 27 de abril de 2021, o vereador José Carlos Zaccaro (Progressista) apresentou requerimento com o pedido de informações para Secretaria Municipal de Saúde.

          “Nossa grande preocupação é com saúde com qualidade. Atendimento básico e a distribuição de medicamentos são de suma importância. Outro exemplo, existe um check list, principalmente crianças autistas, para comprovação da patologia que precisa ser indicado por neuropediatra que não temos em Uruguaiana. É um pedido simples, mas essencial para atender essa demanda”, salienta Zaccaro.

Programa de incentivo à pesquisa é tratado na Câmara

Projeto de Lei que institui programa de estímulos ao desenvolvimento científico, pesquisa, capacitação científica e tecnológica e inovação será analisado pelas Comissões Técnicas.

       A proposta do vereador Marcelo Lemos (PDT) foi apresentada na Câmara Municipal de Uruguaiana dia 27 de abril de 2021.

       A matéria estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo. Também cria o Fundo de Incentivo Tecnológico com a finalidade de fomentar programas e projetos na área.

        “Buscamos fomentar a capacitação e os serviços de base tecnológica, no ambiente empresarial, acadêmico e social no município, com vistas a potencializar a área de pesquisa e conhecimento, através de novos investimentos e oportunidades de trabalho para aprendizes, estudantes, profissionais liberais, professores, pesquisadores, empreendedores e cidadãos”, considera

Ações do documento