4° Seminário da Força Sindical debate o desenvolvimento da Fronteira

A quarta edição do Seminário da Força Sindical Faixa de Fronteira do Mercosul iniciou hoje, dia 19de março de 2012, na Câmara Municipal de Uruguaiana. Durante a manhã, autoridades procederam a abertura do evento destacando a importância das discussões e das ações propostas durante o seminário para o desenvolvimento dos municípios que integram a região da Faixa de Fronteira. Entre os presentes que compuseram a mesa de debates, o presidente da Casa, vereador Kiko Barbará, afirmou ser um momento de mobilização para estimular a construção e a conquista do crescimento da região.

No turno da tarde, a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa reuniu-se e expôs as preocupações com a diversificação da produção da fronteira, assim como o crescimento econômico e as suas questões sociais. Entre os temas expostos, o vereador Rogério de Moraes, considerou os processos para a qualificação da mão-de-obra na Fronteira. “Dois pontos são relevantes: canalizar esforços para conscientizar o governo e ainda conscientizar os trabalhadores para buscar aperfeiçoamento”, afirma Rogério.

Também foram mencionados pelos participantes os problemas cotidianos relacionados ao desenvolvimento econômico da região. Entre eles foi destacado por Dionísio Mazui, da Federação Interestadual de Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Força Sindical, a dificuldade em organizar forças e mobilizar a comunidade interessada. “Os protagonistas das mudanças são os trabalhadores e estes que devem fomentar os debates”, considera.