“Sinal Vermelho” contra violência doméstica é instituído
Projeto de lei que implementa programa de cooperação “Sinal Vermelho” para dispor sobre medida de combate à violência contra a mulher foi aprovado na reunião do dia 17 de fevereiro de 2022.
A proposta da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) fomenta a instituição de um canal silencioso de denúncia e o preparo de empresas para identificar e providenciar acolhimento às mulheres vítimas de violência.
Conforme o projeto, o pedido de socorro ou ajuda pode ser manifestado por meio de símbolo, em formato de “X”, preferencialmente na cor vermelha, grafado na face interna da mão e apresentado nos estabelecimentos públicos e privados. As instituições conveniadas deverão registrar o nome da vítima, endereço e telefone e comunicar a situação imediatamente às Polícias Militares e Civis ou à Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
“É urgente e fundamental a criação de ferramentas de combate à violência doméstica. Queremos institucionalizar que todos como, farmácias, repartições públicas, portarias de condomínios, hotéis e mercados estejam preparados para receber as denúncias e proceder corretamente o encaminhamento às autoridades competentes”, registra Zulma.